O Coritiba empatou em 0 a 0 com o FC Cascavel, nesse domingo (dia 13) à noite, no Couto Pereira, pela 7ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou em 2º lugar, com 14 pontos – atrás do líder Operário no saldo de gols. O FC Cascavel está na 3ª colocação, também com 14 pontos e atrás nos critérios de desempate. Ao final da primeira fase (11 rodadas), os oito primeiros colocados garantem vaga nas quartas de final. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.
A novidade da partida foi o esquema tático do Coritiba no primeiro tempo — o 5-4-1 para defender e o 3-4-3 para atacar. Desde a chegada do técnico Gustavo Morínigo, em 2020, o esquema utilizado em quase todas as partidas foi o 4-2-3-1. Com a novidade desse domingo, o time sofreu nos primeiros 20 minutos. Depois, se adaptou, dominou o jogo e criou pelos menos seis boas jogadas ofensivas. Já o FC Cascavel foi dominado e quase não atacou.
Na próxima rodada, o Coritiba recebe no Couto Pereira o Athleticom na quarta-feira (dia 16) às 20h30.
ESQUEMA TÁTICO
O técnico Gustavo Morínigo inovou e escalou o Coritiba com três zagueiros pela primeira vez em 2022. O esquema tático era o 5-4-1 para defender, com Sales (centro), Andrey (centro), Thonny (direita) e Biel (esquerda) no meio-campo. O time usou o 3-4-3 para atacar. O FC Cascavel também adotou o 5-4-1/3-4-3.
ESCALAÇÃO E DESFALQUES
O treinador também aproveitou para rodar o elenco, deixando Igor Paixão, Alef Manga e Egídio no banco. As baixas eram Val e Régis, suspensos, além de Willian Farias, Natanael e Robinho, lesionados.
PRIMEIRO TEMPO
Os primeiros 20 minutos foram de domínio improdutivo do FC Cascavel, que jogou mais avançado e controlou o jogo nesse período, mas não criou boas jogadas ofensivas. Em seguida, Thonny Anderson saiu da ponta direita, passou a ‘flutuar’ e virou a grande atração da partida. O meia-atacante ex-Athletico criou três boas jogadas e deixou o Coritiba perto do gol. Castán e Biel também criaram dois bons lances com lançamentos de qualidade. Enquanto o Coxa criou cinco jogadas ofensivas, o time do Interior não construiu nenhum lance de perigo na 1ª etapa.
LESÃO E CONFUSÃO
Aos 35, Matheus Sales saiu lesionado. Bernardo entrou. Aos 43, o Coxa pediu pênalti por toque no braço de França. A imagem da TV deixa claro a bola bateu no braço do jogador do FC Cascavel. A arbitragem deixou passar e não há VAR no Paranaense. Além desse lance, os atletas se irritaram bastante com o árbitro em outros momentos. Foram várias discussões até o fim da partida.
SEGUNDO TEMPO
O Coxa voltou do intervalo com duas substituições, com as entradas dos pontas Igor Paixão e Alef Manga, para as saídas de Guillermo e Biel. Com isso, o time voltou para o tradicional 4-2-3-1, com Igor Paixão (direita), Thonny Anderson (centro) e Alef Manga (esquerda) na linha de três. E a equipe ampliou seu domínio da partida. O FC Cascavel seguiu jogando mal, com erros seguidos na saída de bola e inoperância no meio-campo. Aos 25, Thonny Anderson saiu lesionado. Entrou o ponta Vinícius. O esquema seguiu o mesmo e o Coxa continuou melhor. Aos 39, o centroavante Luizão entrou no lugar de Léo Gamalho. O FC Cascavel esboçou uma reação nos minutos finais e deu algum trabalho à defesa alviverde.
CORITIBA 0x0 FC CASCAVEL
Coritiba: Alex Muralha; Matheus Alexandre; Guillermo, Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Matheus Sales, Andrey, Biel e Thonny Anderson (Vinícius); Léo Gamalho (Luizão). Técnico: Gustavo Morínigo
FC Cascavel: Douglas Marques; Doka, Diego Giaretta, Lucas Oliveira, Willian Gomes e Wilian Simões; França, Fabrício (Echeverria), Robinho (Tiarinha, depois Jajá) e Núbio Flávio (Samuel); Leo Itaperuna (Vinícius Balotelli). Técnico: Tcheco
Cartões amarelos: Léo Gamalho, Biro, Castán (Cor). Lucas Oliveira. Giaretta, Doka (Cas).
Árbitro: João Paulo Romano Queiroz
Público: 8.203 pagantes (8.942 total)
Local: Couto Pereira
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
22 – Thonny Anderson faz boa jogada e cruza da esquerda. Léo Gamalho ajeita de cabeça para Matheus Alexandre, na pequena área. Ele gira e chuta ao lado.
26 – Biel enfia. Thonny Anderson dá um tapa, de primeira, e coloca Biro na cara do gol. Giaretta salva de carrinho.
28 – Castán lança para Thonny Anderson, que invade a área e cruza. A zaga salva na pequena área.
33 – Andrey cruza. Castán tenta de calcanhar. O goleiro defende.
43 – Bola alta na área. França se atrapalha e deixa a bola tocar no seu braço. O Coxa pede pênalti. Lance polêmico.
49 – Biel lança. Guillermo ajeita de cabeça e Matheus Alexandre solta a bomba. A bola passa perto.
Segundo tempo
1 – Falta perto da área. Igor Paixão cobra no alto. O goleiro espalma.
13 – Thonny Anderson dispara a chuta da meia-lua. A bola passa perto, sobre o gol.
30 – Matheus Alexandre cruza. Léo Gamalho cabeceia perto, ao lado.
33 – Balotelli lança. Samuel sai na cara do gol, mas erra o domínio e perde a bola.
38 – Henrique cai na área ao dividir com Tiarinha e pede pênalti.