São Paulo x Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba/Guilherme Griebeler)

O Coritiba perdeu por 3 a 1 para o São Paulo, nessa quinta-feira (dia 20) à noite, no estádio Morumbi, em partida adiada da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou com 34 pontos, em 15º lugar — quatro pontos e duas posições acima da zona de rebaixamento. O time paulista está na 10ª colocação, com 44 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Em relação ao desempenho, o Coritiba teve péssima performance no primeiro tempo, com erros seguidos na saída de bola, marcação frouxa em todo o campo, inoperância do meio-campo e apatia geral dos jogadores. No segundo tempo, o time esboçou uma reação e chegou a incomodar o adversário no início, mas pouco durou. Além dos três gols, o São Paulo também colocou uma bola na trave e exigiu boas defesas do goleiro Gabriel. Só no fim o Coxa conseguiu um gol, em jogada de bola parada.

FASES
Esse foi o 10º jogo do técnico Guto Ferreira no comando do Coritiba, agora com 4 vitórias e 6 derrotas. O time paranaense é o único que não venceu como visitante na Série A – com 2 empates e 14 derrotas fora de casa. Essa foi a 11ª derrota seguida fora de casa. O São Paulo tenta recuperar sua força em casa, já que sofreu 3 derrotas nas últimas 7 partidas como mandante pelo Brasileirão.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA
O principal desfalque no Coxa era o ponta Alef Manga, suspenso. Em recuperação, ficaram de fora Nathan Mendes, Robinho, Willian Farias e Andrey. O técnico Guto Ferreira manteve o esquema tático 4-2-3-1. Dessa vez, ele tirou o volante Bernardo, que atuou improvisado como extremo (meia-ponta) no jogo anterior, e colocou o centroavante Adrián Martínez, que jogou improvisado como meia-ponta, pela esquerda. Fabrício Daniel atuou como centroavante. A linha de três do setor ofensivo tinha Boschilia (centro), Warley (direita) e Martínez (esquerda).

ESCALAÇÃO DO SÃO PAULO
As baixas no São Paulo eram Arboleda, Miranda, Ferraresi, Beraldo, Nikão, Alisson e Gabriel Neves. O técnico Rogério Ceni armou o time no 3-4-1-2, com Patrick como ‘1’ e com o lateral Rafinha improvisado como zagueiro

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com gol. Já no 1º minuto, o São Paulo partiu em contra-ataque, Rodrigo Nestor invadiu a área e chutou cruzado. A bola desviou em Calleri e entrou: 1 a 0. Depois disso, o Coritiba tentou sair de trás, mas não conseguiu. Errou demais na saída de bola e não conseguiu construir. O time só conseguiu levar algum perigo em jogadas individuais de Boschilia. O São Paulo não forçou o ritmo, não apertou o ritmo e seguiu dominando. Criou três boas jogadas ofensivas, acertou uma bola na trave e exigiu duas defesas difíceis de Gabriel. No fim do primeiro tempo, Fabrício Daniel e Adrián Martínez trocaram de posição.

SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o Coritiba fez três substituições, com as entradas do lateral-direito Matheus Alexandre, do lateral-esquerdo Diego Porfírio e do centroavante Cadorini. O visitante voltou com outra postura e começou a incomodar, principalmente com cruzamentos para Cadorini (1,91 m de altura), que começou a se destacar no jogo aéreo. No entanto, a reação durou pouco. Já aos 17, Patryck fez boa jogada individual, driblou dois adversários e cruzou para Calleri cabecear: 2 a 0. Aos 19, o meia Régis entrou no jogo. O Coxa morreu em campo.

Aos 26, o mandante fez 3 a 0, com Welington passando fácil por Matheus Alexandre e cruzando rasteiro para Luciano, livre na área. Aos 28, o volante Bernardo entrou no jogo. No fim, aos 38, Cadorini diminuiu para 1 a 3, de cabeça, aproveitando cruzamento de Régis, em cobrança de falta.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba somou 39% de posse de bola, 12 finalizações (4 certas), 10 faltas cometidas e 81% de precisão nos passes. O São Paulo teve 20 finalizações (8 certas), 11 faltas cometidas e 88% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.

SÃO PAULO 3×1 CORITIBA
São Paulo: Felipe Alves; Rafinha, Luizão e Léo; Moreira (Igor Gomes), Pablo Maia (Luan), Rodrigo Nestor (Galoppo) e Reinaldo (Welington); Patryck (André Anderson); Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni
Coritiba: Gabriel; Natanael (Matheus Alexandre), Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos (Diego Porfírio); Jesús Trindade e Bruno Gomes; Warley (Bernardo), Boschilia (Régis) e Adrián Martínez; Fabrício Daniel (Cadorini). Técnico: Guto Ferreira
Gols: Calleri (1-1º e 17-2º), Luciano (26-2º) e Cadorini (38-2º)
Cartões amarelos: Luizão, Luciano (S). Natanael, Chancellor, Porfírio, Bruno Gomes, Adrián Martínez (C).
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Local: Morumbi

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo

1 – Gol do São Paulo. Contra-ataque. Rodrigo Nestor invade a área e chuta cruzado. A bola desvia em Calleri, engana o goleiro e entra.
5 – Boschilia avança e chuta de fora da área. A bola passa perto.
24 – Patrick rouba no ataque e enfia. Calleri sai na cara do gol e chuta no canto. Gabriel salva.
25 – Pablo Maia chuta forte, de fora da área. A bola bate na trave.
27 – Warley cai na área ao dividir com Luizão e pede pênalti. Lance polêmico.
30 – Reinaldo cruza. Luciano tenta de bicicleta. Gabriel segura no centro do gol.
33 – Boschilia chuta de fora da área. O goleiro defende.
39 – Moreira cruza da direita. Reinaldo domina na área e, na cara do gol, chuta sobre o travessão.
44 – Luciano recebe nas costas da defesa e marca o gol. A arbitragem anula por impedimento.

Segundo tempo
2 – Bruno Gomes cruza. Cadorini cabeceia no canto. O goleiro espalma.
12 – Reinaldo chuta de fora da área. A bola passa perto, ao lado.
14 – Lateral cobrado direto para a área. Bate e rebate. Léo aproveita na cara do gol e chuta. Gabriel espalma. Luciano desperdiça o rebote, na cara do gol.
17 – Gol do São Paulo. Patryck passa fácil por Warley e Matheus Alexandre. E cruza na cabeça de Calleri, que finaliza no canto.
24 – Nestor parte em contra-ataque, invade a área, deixa Castán no chão e, na cara do gol, chuta. Gabriel sai bem, por baixo, e abafa.
26 – Gol do São Paulo. Welington dispara pela esquerda, passa fácil por Matheus Alexandre e cruza rasteiro. Livre na área, Luciano cutuca para o gol.
31 – Bruno Gomes chuta de fora da área. A bola passa perto, ao lado.
38 – Gol do Coritiba. Falta na esquerda. Régis cruza. Cadorini cabeceia no canto.
39 – André Anderson sai na cara do gol e chuta para longe.
40 – Boa jogada de Bernardo, que rola para Cadorini. Ele chuta sobre o gol.
46 – Matheus Alexandre cruza. Martínez cabeceia perto, ao lado.