Divulgação/Coritiba – Natanael tenta jogada contra o Goiás

O Coritiba perdeu por 2 a 1 para o Goiás, nessa quarta-feira (dia 10), em Goiânia, pela 35ª rodada da Série B. Com o resultado, o time da capital ficou em 2º lugar da competição, com 61 pontos. A equipe goiana está em 4º lugar, com 58 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Os quatro primeiros serão promovidos à Série A ao final da competição (38 rodadas). O time paranaense começou a rodada com 99% de chances de acesso, segundo o site Chancedegol, e tinha a possibilidade de carimbar de vez a vaga nessa quarta-feira — para isso, precisaria vencer o Goiás e contar com uma combinação de resultados, que também não aconteceu.

Agora, o Coritiba pode garantir o acesso matematicamente na próxima rodada, no domingo. Para isso, precisa vencer o Brasil-RS, no Couto, e contar com uma combinação de resultados.

Depois do jogo com o Brasil, o Coxa ainda enfrenta nas rodadas finais o CSA (no Couto) e a Ponte Preta (em Campinas).

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.

DESEMPENHO
Em relação ao desempenho, o Coritiba jogou mal em todos os setores. Teve problemas na bola aérea defensiva, errou demais na saída de bola, não conseguiu construir pelo centro, teve pouco apoio dos laterais no setor ofensivo e acumulou falhas de posicionamento sem a bola. O Goiás não fez uma boa partida, mas teve facilidade para dominar o adversário e para criar jogadas ofensivas.

FASES
O Goiás encerrou um jejum, já que vinha de 4 empates consecutivos. O Coritiba soma 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas nas últimas 5 rodadas.

ESCALAÇÃO
A única baixa era o substituto Gustavo Bochecha, suspenso. O técnico Gustavo Morínigo manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Waguininho, Rafinha e Igor Paixão na linha de três. A surpresa foi Matheus Sales como titular. Por desgaste físico, começaram no banco Val e Robinho. O Goiás não tinha o lateral Hugo, suspenso. O esquema era o 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi marcado pelo clima tenso, com discussões e empurrões entre os jogadores. Foram 21 faltas cometidas em 45 minutos. Os dois times erraram bastante na parte técnica e a disputa física marcou o início do jogo. Dentre desse cenário, o Goiás levou a melhor e conseguiu finalizar 11 vezes – 7 de dentro da área. Foram duas chances claras para o mandante – uma desperdiçada por Nicolas (aos 8 minutos) e outra por Artur (aos 36). Antes, aos 20, o Goiás perdeu Nicolas, lesionado. Entrou Bruno Mezenga. Já o Coritiba pouco atacou na primeira etapa – foram apenas duas finalizações. O único momento com algum perigo foi um chute de Léo Gamalho, da entrada da área, que passou sobre o gol.

SEGUNDO TEMPO
O Coritiba voltou do intervalo jogando mal e cometendo erros frequentes em todos os setores. O Goiás perdeu gol feito já aos 30 segundos — após saída de bola errada de Wilson, Elvis desperdiçou livre na área. Aos 9, o gol do time da casa. Elvis bateu escanteio e David Duarte finalizou de cabeça: 1 a 0. O 2º veio em seguida, aos 15, em falta cobrada por Elvis e finalização de cabeça de Bruno Mezenga. Morínigo fez três substituições aos 20, com as entradas do meia Robinho, do volante Val e do ponta Gui Azevedo. O Coritiba conseguiu diminuir para 2 a 1 aos 30 minutos, em cruzamento de Robinho, cabeceio de Léo Gamalho e desvio de Guilherme Biro. Aos 39, o centroavante William Alves e o ponta João Vitor entraram no Coxa, para as saídas de Léo Gamalho e Natanal. João Vitor ficou improvisado na lateral-direita.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 6 finalizações (1 certa), 58% de posse de bola, 83% de eficiência nos passes e 14 faltas cometidas. Já o Goiás somou 23 finalizações (8 certas), 42% de posse de bola, 77% de eficiência nos passes e 18 faltas cometidas. Os dados são do site Sofascore.

GOIÁS 2×1 CORITIBA
Goiás: Tadeu; Diego, David Duarte, Reynaldo e Artur; Fellipe Bastos e Caio Vinícius (Luan Dias); Rezende (Dadá Belmonte), Élvis e Alef Manga (Iago Mendonça); Nicolas (Bruno Mezenga). Técnico: Glauber Ramos
Coritiba: Wilson; Natanael (João Vitor), Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Willian Farias e Matheus Sales (Val); Waguininho, Rafinha (Robinho) e Igor Paixão (Gui Azevedo); Léo Gamalho (William Alves). Técnico: Gustavo Morínigo
Gols: David Duarte (9-2º), Bruno Mezenga (15-2º), Diego, contra (30-2º)
Cartões amarelos: Rezende, Alef Manga, Fellipe Bastos (G). Igor Paixão, Luciano Castán (C).
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Público: 6.618
Estádio: Serrinha, em Goiânia (GO)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
5 – Bola alta para a área. Léo Gamalho domina, gira e chuta perto, sobre o gol.
8 – Elvis lança. Diego sai na cara do gol e chuta. Wilson espalma. No rebote, Nicolas chuta e Henrique salva na linha.
29 – Diego cruza. Rezende sobe mais que a zaga e cabeceia ao lado do gol.
34 – Elvis chuta de longe. A bola vai sobre o gol.
36 – Diego cruza da direita. Mezenga ajeita de cabeça e Artur fica livre na área. Ele chuta mal e perde grande chance.
45 – Rafinha lança. Léo Gamalho erra o domínio na meia-lua.

Segundo tempo
1 – Wilson sai jogando errado. Mezenga toca para Elvis, na cara do gol. Ele tenta por cobertura, mas pega mal na bola. Wilson defende.
6 – Fellipe Bastos chuta de fora da área. Wilson segura no centro.
9 – Gol do Goiás. Escanteio. Elvis cruza. David Duarte sobe mais que a zaga e cabeceia no canto.
15 – Gol do Goiás. Falta na esquerda. Elvis cruza. Bruno Mezenga recebe nas costas da defesa e cabeceia no canto.
24 – Val chuta de longe. O goleiro segura.
30 – Gol do Coritiba. Willian Farias lança na ponta, Robinho cruza, Léo Gamalho cabeceia e Biro desvia na pequena área. Diego tenta tirar e marca contra.
43 – Dadá Belmonte chuta de fora da área. Wilson rebate para escanteio.