
O Coritiba voltou a perder no Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo (4), o time levou 3 a 1 do Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo. A partida era válida pela 9ª rodada do Brasileiro. Foi a 6ª derrota coxa-branca no Brasileirão. Ainda houve três empates. E nenhuma vitória.
Se contabilizar todas as competições na temporada – incluindo também Estadual e Copa do Brasil –, são 15 jogos sem vencer. Um recorde cada vez maior na história do clube. O último triunfo ocorreu no dia 23 de fevereiro: 3 a 0 no Humaitá (acre), pela Copa do Brasil. São 101 dias sem saber o que é somar três pontos.
Nesses 15 jogos, em oito – incluindo o deste domingo – o Coritiba levou pelo menos três gols.
ATUAÇÕES: Quem jogou bem e quem jogou mal no Coritiba diante do Palmeiras
CLASSIFICAÇÃO
No Brasileirão, o Coritiba está na lanterna, com 3 pontos em 9 jogos. O Palmeiras, por sua vez, retomou a 2ª posição, agora com 19 pontos, e quebrou uma sequência de três empates– contra Bragantino, Santos e Atlético-MG.
TABELA
O Coritiba volta a campo neste sábado (10), quando recebe o Santos, no Couto Pereira. Os zagueiros Bruno Viana e Kuscevic, que levaram o terceiro cartão amarelo neste domingo, cumprem suspensão.
ESCALAÇÃO DO CORITIBA
O técnico Antonio Carlos Zago podia contar com os retornos do meia Marcelino Moreno (recuperado de uma pneumonia) e do atacante Alef Manga (reintegrado depois de ter seu nome citado em esquemas de apostadores). Mas ambos ficaram na reserva. Em relação à última partida, o empate em 1 a 1 com o Cuiabá, a única mudança era a saída de Kaio César (que havia desmaiado na partida em Cuiabá) e a entrada de Zé Roberto (que voltou após cumprir suspensão). O time repetiu o 5-4-1 dos jogos anteriores. A linha de meias tinha Liziero e Bruno Gomes centralizados, Boschilia no lado direito e Robson no esquerdo.
PRIMEIRO TEMPO
Fora de casa, o Coritiba tentou segurar o ímpeto do Palmeiras nos primeiros minutos. A marcação funcionou relativamente bem e travou o adversário no meio-de-campo. Tanto que não correu riscos defensivos. Mas, quando tinha bola, o time paranaense não conseguia criar nem ficar muito tempo no ataque. A partir dos 20 minutos, a pressão do Palmeiras aumentou e exigiu bastante trabalho dos coxas-brancas em jogadas aéreas. A defesa do Coritiba resistiu até os 30 minutos, quando Artur fez 1 a 0 para o time da casa, ao finalizar um cruzamento de Piquerez. Aos 34, Rony marcou 2 a 0, de cabeça, após cruzamento de Mayke. O time paulista tocou a bola até o fim da primeira etapa, enquanto os coxas-brancas só foram criar alguma coisa depois dos 45 minutos.
SEGUNDO TEMPO
Para o segundo tempo, o Coritiba voltou sem mudanças de peças na equipe, mas a postura estava mais agressiva. Mas a partir do 8º minuto o Palmeiras retomou o controle da partida, fazendo a defesa coxa-branca ter trabalho com bolas altas e com jogadas de velocidade. Aos 16 minutos, o técnico Antonio Carlos Zago colocou os volantes Júnior Urso e Andrey e o meia Marcelino Moreno nos respectivos lugares do volante Bruno Gomes, do lateral Jamerson e do meia Boschilia. Com as mudanças, Liziero passou a jogar como ala-esquerdo. Apesar das trocas, o time não mostrou evolução. O time paranaense escapou de levar o terceiro gol aos 23 – o gol de Dudu foi anulado por impedimento – mas não escapou aos 28, quando Rony fez 3 a 0.
Após o gol, Zago colocou Alef Manga no lugar de Zé Roberto. Logo depois, colocou o ponta Ruan Assis no lugar de Robson. Aos 38, Alef Manga descontou, após uma falha grotesca do goleiro Weverton e do zagueiro Luan. Mas foi só.
ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Coritiba obteve 7 finalizações (4 certas), 49% de posse de bola, 85% de passes certos e 5 escanteios. O Palmeiras somou 23 finalizações (8 certas), 51% de posse de bola, 87% de passes certos e 11 escanteios. Os números são do site Sofacore.
PALMEIRAS 3 x 1 CORITIBA
Palmeiras: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gomez e Piquerez; Zé Rafael (Fabinho), Gabriel Menino (Richard Ríos) e Luís Henrique (Jhon Jhon); Artur (Tabata), Rony (Lopes) e Dudu. Técnico: Abel Ferreira
Coritiba: Gabriel; Natanael, Kuscevic, Henrique, Bruno Viana e Jamerson (Andrey); Liziero, Bruno Gomes (Junior Urso), Boschilia (Marcelino Moreno) e Robson (Ruan Assis); Zé Roberto (Alef Manga). Técnico: Antonio Carlos Zago
Gols: Artur (30-1º), Rony (34-1º), Rony (28-2º)
Cartões amarelos: Bruno Viana, Zé Rafael, Kuscevic, Luan, Gustavo Gomez, Andrey, Henrique, Jhon Jhon, Júnior Urso
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Público: 32.570 (total)
Local: Allianz Parque, em São Paulo, domingo
LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
3 – Após escanteio, Gustavo Gomez desvia de cabeça. A bola assusta e Natanael coloca para escanteio
6 – Zé Rafael arrisca de fora da área. A bola vai fraca e Gabriel pega
20 – Dudu tenta de fora da área. Gabriel pega
25 – Dudu ergue a bola para a área. Luan cabeceia. Gabriel faz grande defesa
26 – Boschilia recebe fora da área, gira e chuta. Weverton pega
28 – Gabriel Menino cobra falta e manda por cima do gol
30 – Gol do Palmeiras. Artur conduz pela direita, rola para Piquerez e vai para a área. Piquerez cruza. Artur aparece nas costas de Bruno Viana e finaliza para dentro, na pequena área
34 – Gol do Palmeiras. Mayke cruza da direita. Rony surge na corrida dentro da área e desvia de cabeça para dentro
46 – Natanael cruza. Robson desvia pelo alto. Zé Roberto cabeceia no canto esquerdo. Weverton salta e defende
47 – Jamerson arrisca de longe e manda por cima do gol
48 – Liziero arrisca de fora da área. Weverton pega
SEGUNDO TEMPO
13 – Após escanteio, a defesa do Coritiba afasta mal. Richard Rios fica com a sobra e chuta por cima do gol
18 – Zé Rafael cobra falta, Artur desvia, Luis Guilherme cabeceia a gol e Gabriel pega
20 – Dudu recebe na esquerda, dribla um marcador e bate cruzado, com perigo, mas para fora
21 – Dudu recebe lançamento na esquerda, domina e bate cruzado. Gabriel faz grande defesa
23 – Artur recebe na direita e cruza. Gustavo Gomez disputa pelo alto com Henrique. A bola cai com Dudu, que fuzila na pequena área. O gol é anulado por impedimento de Dudu
28 – Gol do Palmeiras. Dudu lança Rony em velocidade. Ele entra sozinho na área e bate cruzado, à esquerda do goleiro
38 – Gol do Coritiba. Ruan Assis cruza da direita. Weverton e Luan furam a bola dentro da área. Alef Manga vai à pequena área e toca para dentro
40 – Tabata recebe na direita, dribla um marcador e bate. A bola desvia na defesa e assusta, mas sai à direita do gol