Coritiba leva 3 a 1 do Palmeiras e chega a 101 dias sem vencer nenhum jogo no ano

Lycio Vellozo Ribas

Luis Guilherme, da SE Palmeiras, disputa bola com Kuscevic, do Coritiba FC, durante partida válida pela nona rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O Coritiba voltou a perder no Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo (4), o time levou 3 a 1 do Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo. A partida era válida pela 9ª rodada do Brasileiro. Foi a 6ª derrota coxa-branca no Brasileirão. Ainda houve três empates. E nenhuma vitória.

Se contabilizar todas as competições na temporada – incluindo também Estadual e Copa do Brasil –, são 15 jogos sem vencer. Um recorde cada vez maior na história do clube. O último triunfo ocorreu no dia 23 de fevereiro: 3 a 0 no Humaitá (acre), pela Copa do Brasil. São 101 dias sem saber o que é somar três pontos.

Nesses 15 jogos, em oito – incluindo o deste domingo – o Coritiba levou pelo menos três gols.

ATUAÇÕES: Quem jogou bem e quem jogou mal no Coritiba diante do Palmeiras

CLASSIFICAÇÃO

No Brasileirão, o Coritiba está na lanterna, com 3 pontos em 9 jogos. O Palmeiras, por sua vez, retomou a 2ª posição, agora com 19 pontos, e quebrou uma sequência de três empates– contra Bragantino, Santos e Atlético-MG.

TABELA

O Coritiba volta a campo neste sábado (10), quando recebe o Santos, no Couto Pereira. Os zagueiros Bruno Viana e Kuscevic, que levaram o terceiro cartão amarelo neste domingo, cumprem suspensão.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA

O técnico Antonio Carlos Zago podia contar com os retornos do meia Marcelino Moreno (recuperado de uma pneumonia) e do atacante Alef Manga (reintegrado depois de ter seu nome citado em esquemas de apostadores). Mas ambos ficaram na reserva. Em relação à última partida, o empate em 1 a 1 com o Cuiabá, a única mudança era a saída de Kaio César (que havia desmaiado na partida em Cuiabá) e a entrada de Zé Roberto (que voltou após cumprir suspensão). O time repetiu o 5-4-1 dos jogos anteriores. A linha de meias tinha Liziero e Bruno Gomes centralizados, Boschilia no lado direito e Robson no esquerdo.

PRIMEIRO TEMPO

Fora de casa, o Coritiba tentou segurar o ímpeto do Palmeiras nos primeiros minutos. A marcação funcionou relativamente bem e travou o adversário no meio-de-campo. Tanto que não correu riscos defensivos. Mas, quando tinha bola, o time paranaense não conseguia criar nem ficar muito tempo no ataque. A partir dos 20 minutos, a pressão do Palmeiras aumentou e exigiu bastante trabalho dos coxas-brancas em jogadas aéreas. A defesa do Coritiba resistiu até os 30 minutos, quando Artur fez 1 a 0 para o time da casa, ao finalizar um cruzamento de Piquerez. Aos 34, Rony marcou 2 a 0, de cabeça, após cruzamento de Mayke. O time paulista tocou a bola até o fim da primeira etapa, enquanto os coxas-brancas só foram criar alguma coisa depois dos 45 minutos.

SEGUNDO TEMPO

Para o segundo tempo, o Coritiba voltou sem mudanças de peças na equipe, mas a postura estava mais agressiva. Mas a partir do 8º minuto o Palmeiras retomou o controle da partida, fazendo a defesa coxa-branca ter trabalho com bolas altas e com jogadas de velocidade. Aos 16 minutos, o técnico Antonio Carlos Zago colocou os volantes Júnior Urso e Andrey e o meia Marcelino Moreno nos respectivos lugares do volante Bruno Gomes, do lateral Jamerson e do meia Boschilia. Com as mudanças, Liziero passou a jogar como ala-esquerdo. Apesar das trocas, o time não mostrou evolução. O time paranaense escapou de levar o terceiro gol aos 23 – o gol de Dudu foi anulado por impedimento – mas não escapou aos 28, quando Rony fez 3 a 0.

Após o gol, Zago colocou Alef Manga no lugar de Zé Roberto. Logo depois, colocou o ponta Ruan Assis no lugar de Robson. Aos 38, Alef Manga descontou, após uma falha grotesca do goleiro Weverton e do zagueiro Luan. Mas foi só.

ESTATÍSTICAS

Ao fim do jogo, o Coritiba obteve 7 finalizações (4 certas), 49% de posse de bola, 85% de passes certos e 5 escanteios. O Palmeiras somou 23 finalizações (8 certas), 51% de posse de bola, 87% de passes certos e 11 escanteios. Os números são do site Sofacore.

PALMEIRAS 3 x 1 CORITIBA

Palmeiras: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gomez e Piquerez; Zé Rafael (Fabinho), Gabriel Menino (Richard Ríos) e Luís Henrique (Jhon Jhon); Artur (Tabata), Rony (Lopes) e Dudu. Técnico: Abel Ferreira
Coritiba: Gabriel; Natanael, Kuscevic, Henrique, Bruno Viana e Jamerson (Andrey); Liziero, Bruno Gomes (Junior Urso), Boschilia (Marcelino Moreno) e Robson (Ruan Assis); Zé Roberto (Alef Manga). Técnico: Antonio Carlos Zago
Gols: Artur (30-1º), Rony (34-1º), Rony (28-2º)
Cartões amarelos: Bruno Viana, Zé Rafael, Kuscevic, Luan, Gustavo Gomez, Andrey, Henrique, Jhon Jhon, Júnior Urso
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Público: 32.570 (total)
Local: Allianz Parque, em São Paulo, domingo

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

3 – Após escanteio, Gustavo Gomez desvia de cabeça. A bola assusta e Natanael coloca para escanteio

6 – Zé Rafael arrisca de fora da área. A bola vai fraca e Gabriel pega

20 – Dudu tenta de fora da área. Gabriel pega

25 – Dudu ergue a bola para a área. Luan cabeceia. Gabriel faz grande defesa

26 – Boschilia recebe fora da área, gira e chuta. Weverton pega

28 – Gabriel Menino cobra falta e manda por cima do gol

30 – Gol do Palmeiras. Artur conduz pela direita, rola para Piquerez e vai para a área. Piquerez cruza. Artur aparece nas costas de Bruno Viana e finaliza para dentro, na pequena área

34 – Gol do Palmeiras. Mayke cruza da direita. Rony surge na corrida dentro da área e desvia de cabeça para dentro

46 – Natanael cruza. Robson desvia pelo alto. Zé Roberto cabeceia no canto esquerdo. Weverton salta e defende

47 – Jamerson arrisca de longe e manda por cima do gol

48 – Liziero arrisca de fora da área. Weverton pega

SEGUNDO TEMPO

13 – Após escanteio, a defesa do Coritiba afasta mal.  Richard Rios fica com a sobra e chuta por cima do gol

18 – Zé Rafael cobra falta, Artur desvia, Luis Guilherme cabeceia a gol e Gabriel pega

20 – Dudu recebe na esquerda, dribla um marcador e bate cruzado, com perigo, mas para fora

21 – Dudu recebe lançamento na esquerda, domina e bate cruzado. Gabriel faz grande defesa

23 – Artur recebe na direita e cruza. Gustavo Gomez disputa pelo alto com Henrique. A bola cai com Dudu, que fuzila na pequena área. O gol é anulado por impedimento de Dudu

28 – Gol do Palmeiras. Dudu lança Rony em velocidade. Ele entra sozinho na área e bate cruzado, à esquerda do goleiro

38 – Gol do Coritiba. Ruan Assis cruza da direita. Weverton e Luan furam a bola dentro da área. Alef Manga vai à pequena área e toca para dentro

40 – Tabata recebe na direita, dribla um marcador e bate. A bola desvia na defesa e assusta, mas sai à direita do gol