Coritiba luta, mas perde para o Flamengo no Maracanã

Por duas vezes o Flamengo abriu dois gols de diferença, mas o Coxa reagiu e quase conseguiu o empate

Redação Bem Paraná

O Coritiba lutou muito contra o Flamengo neste domingo, no Maracanã, mas acabou derrotado por 3 a 2. Mugni, Everton e Nixon garantiram a vitória dos cariocas, enquanto Joel, duas vezes, descontou para o Coxa, que não vence longe do Couto Pereira desde o final de julho, quando derrotou o Grêmio no Rio Grande do Sul.

Mesmo com a derrota e o jejum de vitórias fora de casa, o Coxa segue fora da zona de rebaixamento. Restando quatro rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o alviverde aparece em 15o, com 37 pontos. Já o Flamengo chega aos 47 pontos, sobe para o 9o lugar e se garante matematicamente na Série A do ano que vem.

O Jogo

Sem poder contar com o zagueiro Welinton, que pertence ao Urubu, o Coritiba entrou em campo com Sérgio Manoel improvisado na defesa. Assim, Marquinhos Santos mantinha a formação utilizada nos últimos jogos, o 3-5-2, e dava maior liberdade para os alas Carlinhos e Norberto. Mas o que era para ser a válvula de escapa coxa-branca acabou se tornando o calcanhar de Aquiles.

É que com os laterais mais avançados, o Coxa cedeu espaços para o Flamengo chegar nos contra-ataques, explorando, principalmente, a velocidade de Everton e Gabriel. Foi assim, inclusive, que o time carioca chegou ao seu 1o gol, com o argentino Mugni aproveitando cruzamento de Nixon.

Atrás do placar, o Coxa não esboçava reação. E Marquinhos Santos, logo no intervalo, mexeu, sacando Sérgio Manoel e Gil, promovendo as entradas de Dudu e Zé Love. A equipe melhorou, criou chances, mas a defesa voltou a pecar e Everton, após boa jogada de Gabriel, abriu 2 a 0 para o Flamengo.

O Flamengo teve a chance de transformar a vitória em goleada, mas Chicão desperdiçou a cobrança de pênalti. Na sequência, Joel mostrou que o Coxa não estava morto e descontou. Mas quando o Verdão ia em busca do empate, nova falha da defesa, gol de Nixon. Joel ainda marcou o segundo gol dos visitantes, mas Paulo Victor segurou lá atrás e garantiu os três pontos para os donos da casa.

Flamengo 3 x 2 Coritiba

Flamengo: Paulo Victor; Leonardo Moura (João Paulo), Wallace, Samir (Chicão) e Anderson Pico; Canteros, Márcio Araújo, Everton, Mugni e Gabriel (Igor Sartori); Nixon. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Coritiba: Vanderlei; Luccas Claro, Leandro Almeida e Sérgio Manoel (Dudu); Norberto, Gil (Zé Eduardo), Hélder, Robinho (Keirrison) e Carlinhos; Alex e Joel. Técnico: Marquinhos Santos.
Gols: Lucas Mugni (18 – 1o), Everton (13 – 2o), Joel (22 – 2o e 38 – 2o) e Nixon (35 – 2o)
Cartões amarelos: Robinho, Norberto e Leandro Almeida (C), Canteros (F)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS)
Público: 23.182 pagantes (28.250 total)
Renda: R$ 775.085,00
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, domingo, às 17 horas

Principais Lances

Primeiro Tempo:

7 – Robinho manda para a área na cobrança de escanteio e o cruzamento encontra a cabeça de Joel. A bola vai por cima.

18 – Gol do Flamengo! Nixon recebe de Everton na lateral, avança e cruza para trás, encontrando Mugni livre no segundo pau. O argentino domina e bate de direita, bem colocado.

43 – Anderson Pico chuta forte da entrada da área e Vanderlei se estica para espalmar e salvar o Coxa.

45 – Cruzamento para Canteros, que sairia na cara do gol. Gil se esforça e corta na hora H.

Segundo Tempo

8 – Zé Love domina, corta para o meio e chuta, tentando o canto baixo do goleiro. A bola passa ao lado.

9 – A bola é lançada na área e Alex sai na cara do gol. O camisa 10 tenta o cabeceio, mas não alcança. Quase o gol de empate.

13 – Gol do Flamengo! Gabriel avança em velocidade pela lateral, passa por Leandro Almeida

18 – Luccas Claro usa o corpo e derruba Everton na área. Pênalti. Na cobrança de Chicão, Vanderlei cai no canto certo e pratica grande defesa.

22- Gol do Coritiba! Joel, livre na entrada da área, recebe bom passe de Zé Love. O camaronês domina, olha o posicionamento do goleiro e bate no canto, sem defesa para Paulo Victor.

28 – Joel faz boa jogada e serve para Dudu, sozinho de frente para o gol. O meia, porém, pega mal na bola e manda para fora, desperdiçando ótima oportunidade.

35 – Gol do Flamengo! Canteros lança para Nixon, a defesa coxa-branca para pedindo impedimento que não existiu e o jovem flamenguista amplia para o Flamengo.

38 – Gol do Coritiba! Robinho cobra falta na lateral e encontra Joel, que parte de trás da zaga flamenguista para descontar no placar.

44 – Após cobrança de escanteio, a bola bate e rebate na defesa do Flamengo, sobrando para Joel. O atacante chuta, mas a bola desvia na zaga e vai para fora.

48 – Após cobrança de escanteio, Alex aparece livre e cabeceia. Paulo Victor faz boa defesa e segura.