O Coritiba venceu por 2 a 1 o Fortaleza, nesse domingo (dia 3) à noite, no estádio Couto Pereira, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 12º lugar, com 18 pontos. A equipe cearense está na última posição (a lanterna), com 10 pontos. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.
Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.
FASES
Com o placar, o Coritiba encerrou a série de 4 derrotas seguidas e 6 partidas consecutivas sem vencer. A última vitória havia sido sobre o Botafogo, em 29 de maio.
Já o lanterna Fortaleza vem de uma fase de altos e baixos, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas nas seis rodadas anteriores da Série A.
ARTILHEIRO
O centroavante Léo Gamalho é o artilheiro do Coritiba em 2022, agora com 14 gols em 25 jogos – no Brasileirão, ele tem 5 gols em 10 jogos. O ponta José Hugo marcou seu primeiro gol pelo Coxa, na sua quinta partida pelo clube.
TABU
O Fortaleza nunca venceu o Coritiba no Couto Pereira. Em 9 confrontos, 5 vitórias do time paranaense e 4 empates.
ATRASO
A partida estava marcada para 18 horas, mas só começou 18h46, por problemas na iluminação do estádio.
ESCALAÇÕES
Guilherme Biro e Igor Paixão (suspensos) eram as novas baixas. Robinho e Andrey continuam fora, em recuperação. As novidades foram o ponta Warley e o volante Val, ganhando as vagas de Thonny Anderson e Galarza, que começaram no banco. O lateral Nanatael ficou fora da partida – foi liberado pela diretoria para resolver questões pessoais. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com Warley e Alef Manga pelos lados do campo e Fabrício Daniel centralizado na linha de três. O Fortaleza não tinha Robson (ex-Coritiba e Paraná), Tinga, Landázuri, Ceballos e Depietri.
PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com gol. Já aos 2 minutos, Alef Manga avançou na ponta-esquerda e cruzou na cabeça de Léo Gamalho, que colocou no canto: 1 a 0. O Coxa seguiu melhor após o gol e atacando forte pelas pontas. Aos 29, o ponta Warley saiu lesionado. Entrou o meia Thonny Anderson. Com isso, Fabrício Daniel passou a jogar aberto na ponta e o esquema foi mantido. No total da primeira etapa, o time paranaense criou quatro boas jogadas ofensivas, enquanto o Fortaleza levou algum perigo em dois momentos.
SEGUNDO TEMPO
No intervalo, o Coritiba fez uma troca, com a entrada do ponta José Hugo no lugar de Alef Manga. O Fortaleza promoveu três substituições, colocando em campo dois titulares que estavam sendo poupados: o meia Lucas Lima e o ala Pikachu. A partir daí, o time nordestino tomou conta do jogo e sufocou o adversário. Aos 15, Porfírio saiu lesionado e entrou Egídio. A defesa e o goleiro do Coxa sobreviveram ao bombardeio por 20 minutos. Aos 21, saíram Thonny Anderson e Fabrício Daniel para as entradas do volante Bernardo e o lateral Nathan Mendes. O esquema mudou para o 4-3-3, com Nathan Mendes improvisado na ponta-direita. Com as alterações, o time paranaense conseguiu encaixar a marcação e equilibrar o jogo.
EXPULSÃO E DOIS GOLS NO FIM
Aos 37, Nathan Mendes foi expulso após falta violenta. O Coxa ficou com um jogador a menos. O gol de empate veio em seguida, aos 39. Romarinho cruzou na esquerda e encontrou Habraão entrando livre na segunda trave. Ele cabeceou e empatou: 1 a 1. O Fortaleza partiu com tudo para tentar a virada, mas levou o gol no contra-ataque. Aos 48, José Hugo fez grande jogada individual e chutou para fazer 2 a 1 para o Coritiba.
ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba somou 39% de posse de bola, 11 finalizações (4 certas), 11 faltas cometidas e 75% de precisão nos passes. O Fortaleza teve 22 finalizações (7 certas), 22 faltas cometidas e 88% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.
CORITIBA 2×1 FORTALEZA
Coritiba: Rafael William; Matheus Alexandre, Henrique, Luciano Castán e Diego Porfírio (Egídio); Willian Farias e Val; Warley (Thonny Anderson, depois Nathan Mendes), Fabrício Daniel (Bernardo) e Alef Manga (José Hugo); Léo Gamalho. Técnico: Morínigo
Fortaleza: Marcelo Boeck; Habraão, Benevenuto e Titi (Lucas Crispim); Ronald (Hércules), Zé Welison, Vitor Ricardo (Pikachu) e Juninho Capixaba; Matheus Vargas (Lucas Lima); Moisés (Romero) e Romarinho. Técnico: Vojvoda
Gol: Léo Gamalho (2-1º), Habraão (39-2º) e José Hugo (48-2º)
Expulsão: Nathan Mendes (37-2º)
Cartões amarelos: Val, Alef Manga (C). Ronald, Juninho Capixaba (F).
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Público: 18.655 pagantes
Local: Couto Pereira
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
2 – Gol do Coritiba. Alef Manga avança na ponta-esquerda e cruza na medida para Léo Gamalho cabecear no canto.
14 – Contra-ataque. Léo Gamalho chuta de fora da área. O goleiro espalma. Alef Manga pega o rebote e chuta. A zaga desvia.
19 – Warley avança na ponta-direita, dribla um, invade a área e rola para a meia-lua. Fabrício Daniel domina e chuta no alto. O goleiro espalma.
23 – Impedido, Léo Gamalho recebe a bola e é derrubado na área. O impedimento é marcado antes do pênalti.
34 – Vargas faz o pivô e ajeita de cabeça para Moisés, que chuta de voleio. Henrique bloqueia.
36 – Falta. Thonny Anderson lança para a área. Castán cabeceia e o goleiro segura.
42 – Falta frontal. Vargas cobra no centro. O goleiro segura.
Segundo tempo
4 – Hércules chuta de fora da área. O goleiro espalma no canto.
11 – Boa troca de passes. Titi recebe na área e cruza rasteiro. Moisés não alcança.
26 – Willian Farias dispara na ponta-direita e sofre falta quase na risca da área.
29 – Bola alta pra área. Romarinho sobe e cabeceia no canto. O goleiro defende.
32 – Pressão do Coritiba, com três bolas altas pra área. No fim, Bernardo pega rebote fora da área e chuta ao lado.
39 – Gol do Fortaleza. Romarinho cruza da esquerda. Habraão entra livre na segunda trave e cabeceia no canto.
44 – Lucas Lima chuta de fora da área. O goleiro rebate.
48 – Gol do Coritiba. José Hugo dispara, dribla dois, invade a área e chuta no canto.