Coritiba x Inter (Crédito: Robson Mafra)

O Coritiba empatou em 1 a 1 com o Internacional, nesse domingo (dia 20) à tarde, no Couto Pereira, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou com 35 pontos, em 15º lugar — 2 pontos e 2 posições acima da zona de rebaixamento. O time gaúcho é o vice-líder, com 61 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Esse foi o 11º jogo do técnico Guto Ferreira no comando do Coritiba, agora com 4 vitórias, 1 empate e 6 derrotas. O time vinha de 4 vitórias consecutivas como mandante. O Inter vive grande fase, com série invicta de 13 jogos (8 vitórias e 5 empates).

ARTILHEIRO
O zagueiro Luciano Castán soma agora 11 gols em 97 jogos pelo Coritiba (4 em 47 em 2022).

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA
No Coritiba, as baixas eram Fabrício Daniel, Robinho, Andrey e Willian Farias, todos em recuperação, além de Natanael, suspenso. Outros desfalques eram Bruno Gomes e Cadorini, que pertencem ao Inter e estavam vetados por cláusula contratual. Adrián Martínez ficou fora devido a limite de cinco estrangeiros por jogo. Em relação ao último jogo, foram cinco trocas, com o retorno de Alef Manga após suspensão e as entradas do lateral Nathan Mendes, do volante Galarza, de Bernardo e do centroavante Léo Gamalho na equipe.

O técnico Guto Ferreira manteve o esquema tático 4-2-3-1, com o volante Bernardo improvisado como extremo (meia-ponta) na direita. A linha de três tinha ainda o meia Boschilia (centro) e o ponta Alef Manga (esquerda).

O esquema tático do Coritiba contra o Inter (Crédito: Reprodução/Sofascore)

ESCALAÇÃO DO INTER
As baixas no Inter eram Liziero e Taison (suspensos), além de Mercado, Gabriel e Mauricio (lesionados). O técnico Mano Menezes estava suspenso e não comandou o time do banco de reservas. O esquema tático foi o 4-3-1-2, com Alan Patrick como meia ofensivo, o ‘1’.

PRIMEIRO TEMPO
O Coritiba teve um início de primeiro tempo arrasador, não deixando o adversário jogar e criando boas jogadas pelas pontas. Depois de três finalizações com perigo, o gol veio aos 23 minutos, em escanteio de Jesús Trindade e finalização de cabeça de Luciano Castán: 1 a 0. Com a vantagem no placar, o Coxa seguiu melhor e dominando o jogo, mas sem criar mais chances claras. O Inter teve dificuldades para sair do campo de defesa e só teve um bom lance na primeira etapa, em contra-ataque finalizado por Alan Patrick – e bem defendido por Gabriel.

VAR
Aos 7 do 2º tempo, em escanteio, Alan Patrick cruzou. Depois de desvio na 1ª trave, Alemão aproveitou, chutou na trave e, no rebote, marcou o gol. Impedido, Pedro Henrique não chegou a tocar na bola, mas interferiu na ação do goleiro Gabriel. O árbitro foi ao monitor do VAR e anulou o gol.

SEGUNDO TEMPO
No segundo tempo, o Inter voltou com outra postura e conseguiu dominar as ações no meio-campo. O Coritiba acabou recuando e sofreu pressão. O empate veio aos 14, em cobrança de falta pela direita, cruzamento de Alan Patrick e cabeceio de Vitão, livre na área. Aos 16, a primeira substituição no mandante, com a entrada do ponta Warley no lugar de Galarza. Bernardo passou a jogar como volante e o 4-2-3-1 foi mantido. Aos 24, entraram o meia Régis e o volante Juan Díaz. O jogo ficou equilibrado, com poucos ataques e muita disputa física. Aos 43, o meia Biel entrou no jogo.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba somou 35% de posse de bola, 12 finalizações (2 certas), 16 faltas cometidas e 78% de precisão nos passes. O Inter teve 11 finalizações (3 certas), 10 faltas cometidas e 87% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.

CORITIBA 1×1 INTER
Coritiba: Gabriel; Nathan Mendes, Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos; Jesús Trindade e Galarza (Warley); Bernardo (Juan Díaz), Boschilia (Régis) e Alef Manga; Léo Gamalho (Biel). Técnico: Guto Ferreira
Inter: Keiller; Bustos, Rodrigo Moledo, Vitão e Renê; Johnny (Lucas Ramos), De Pena e Edenilson; Alan Patrick (Estevão); Pedro Henrique (Braian Romero) e Alemão (Wanderson). Técnico: Mano Menezes
Gols: Luciano Castán (23-1º) e Vitão (14-2º)
Cartões amarelos: Jesús Trindade, Luciano Castán, Galarza (C). Johnny (I)
Árbitro: Wagner Nascimento Magalhães (RJ)
Público: 17.262 pagantes
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
5 – Alef Manga dispara na esquerda e rola para trás. Galarza chuta de fora da área. A bola vai perto, sobre o gol.
8 – Castán lança. Bernardo ajeita de cabeça. De fora da área, Gamalho chuta perto, ao lado.
16 – Pressão do Coxa. Depois de dois lances de perigo na área, a bola sobra para Alef Manga, que chuta cruzado, na rede, pelo lado de fora.
18 – Contra-ataque. Alan Patrick invade a área e chuta no canto. Gabriel faz boa defesa.
23 – Gol do Coritiba. Escanteio na direita. Jesús Trindade cruza para o centro da área. Castán cabeceia no ângulo.

Segundo tempo
7 – Escanteio. Alan Patrick cruza. Depois de desvio na 1ª trave, Alemão aproveita, chuta na trave e, no rebote, marca o gol. Impedido, Pedro Henrique não chega a tocar na bola, mas interfere na ação do goleiro Gabriel. O árbitro vai ao monitor do VAR e anula o gol.
14 – Gol do Inter. Falta na direita. Alan Patrick cruza para o meio da área. Vitão entra livre e cabeceia no canto.
31 – Régis rouba a bola no ataque, invade a área e rola para trás. De frente para o gol, Juan Díaz chuta para fora.
33 – Léo Gamalho tenta o cruzamento. A bola pega efeito e vai no travessão.