Coritiba x Vasco (Crédito: Robson Mafra)

O Coritiba empatou em 1 a 1 com o Vasco, nesta quinta-feira (dia 11) às 19 horas, no Couto Pereira, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 19º (e penúltimo) lugar, com 2 pontos. A equipe carioca está na 14ª posição, com 6 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool. Na próxima rodada, o Coxa pega o Athletico na Arena da Baixada, domingo às 18h30.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.

JEJUM
Com o resultado, o Coritiba chegou a 11 partidas seguidas sem vencer – a última vitória foi em 23 de fevereiro — 3 a 0 no Humaitá, pela Copa do Brasil. Desde então, foram 5 empates e 6 derrotas. Esse é o maior jejum de vitórias da equipe em toda história.

ESCALAÇÃO
O técnico do Coritiba, Antonio Carlos Zago, resolveu mudar meio time. No total, foram cinco mudanças em relação ao último jogo. As baixas eram Kuscevic, Júnior Urso, Jemerson e Willian Farias, todos em recuperação. Jean Pedroso está com seleção brasileira sub-20. Para completar, a diretoria decidiu retirar da partida Alef Manga e Jesús Trindade, que tiveram os nomes citados em conversas de apostadores. Ex-titulares, Kaio César e Rodrigo Pinho começaram no banco.

ESTREIA
A principal novidade na escalação era o zagueiro Thiago Dombroski, 20 anos, revelado na base, que fez sua estreia pela equipe principal.

ESQUEMA TÁTICO
O técnico Antonio Carlos Zago vem usando o esquema tático 5-4-1 para defender e o 3-4-3 para atacar. O lateral Victor Luís, que vinha jogando como zagueiro, dessa vez foi utilizado na ala-esquerda. O ataque tinha Boschilia (direita), Robson (esquerda) e Zé Roberto (centro). Já o Vasco veio no 4-1-4-1, com Rodrigo como único volante.

O 5-4-1 do Coritiba, usado na fase defensiva, e o 4-3-3 do Vasco, na fase ofensiva (Crédito: Reprodução/Sofascore)

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi truncado, com muita disputa física e grande quantidade de erros técnicos. O Vasco até começou melhor, mas logo perdeu o controle do jogo. O Coritiba acabou chegando cinco vezes ao ataque, aos trancos e barrancos, e levou algum perigo em chutes de fora da área. No entanto, não conseguiu criar jogadas trabalhadas. Mesmo com pouca precisão, o mandante chegou ao gol aos 48, em cruzamento rasteiro de Robson e finalização de Zé Roberto: 1 a 0. Foi o 1º gol do centroavante no seu 4º jogo pelo novo clube.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou equilibrado. Aos 11, Thiago Dombroski saiu lesionado. Entrou o zagueiro Chancellor. Aos 18, Kaio César e Marcelino Moreno entraram nas pontas, e William Pottker como centroavante. O 3-4-3 foi mantido. O jogo seguiu truncado e quase sem ataques dos dois lados. Aos 31, Victor Luis saiu lesionado. O meia Matheus Bianqui entrou e ficou centralizado na linha de quatro do meio-campo. Liziero passou para a lateral-esquerda. O Coxa teve a chance do 2º gol aos 33, em boa jogada de Marcelino e finalização fraca de Pottker. O Vasco empatou no lance seguinte, aos 34, em cruzamento de Galarza, rebatida de Natanael e finalização de Erick Marcus. O mandante sentiu o golpe e teve uma atuação apática nos minutos finais.

ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Coritiba somou 10 finalizações (6 certas), 36% de posse de bola, 73% de passes certos e 22 faltas cometidas. O Vasco obteve 6 finalizações (2 certas), 83% de passes certos e 15 faltas cometidas. Os números são do Sofascore.

CORITIBA 1×1 VASCO
Coritiba: Gabriel; Henrique, Bruno Viana e Thiago Dombroski (Chancellor); Natanael, Liziero, Bruno Gomes e Victor Luis (Matheus Bianqui); Robson (Marcelino Moreno), Zé Roberto (William Pottker) e Boschilia (Kaio César). Técnico: Antonio Carlos Zago
Vasco: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Robson Bambu, Léo e Lucas Piton; Rodrigo (Figueiredo); Jair, Andrey Santos (Galarza), Gabriel Pec (Orellano) e Alex Teixeira (Rrick Marcus); Pedro Raul (Barros). Técnico: Maurício Barbieri
Gols: Zé Roberto (48-1º) e Erick Marcus (34-2º)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Cartões amarelos: Zé Roberto, Natanael (C). Galarza (V).
Público: 19.111 pagantes
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
3 – Gabriel lança. Rodrigo falha. Natanael aproveita e chuta cruzado. Jardim espalma.
16 – Léo lança. Pedro Raul sai na cara do gol. Gabriel salva. Impedimento.
28 – Bruno Gomes toca para Boschilia, na meia-lua. Ele chuta forte e o Jardim espalma.
38 – Bruno Viana intercepta no ataque e chuta da meia-lua. A bola vai sobre o gol.
48 – Gol do Coritiba. Natanael enfia. Robson cruza rasteiro, da ponta-direita. Na pequena área, Zé Roberto chuta prensado no zagueiro. A bola morre no cantinho.

Segundo tempo
4 – Dombroski puxa contra-ataque. Bruno Gomes toca para Zé Roberto. O goleiro sai por baixo e dá rebote. Boschilia aproveita e chuta. Galarza salva em cima da linha.
15 – Pedro Raul recebe na área e cruza rasteiro. A bola atravessa a pequena área e ninguém aproveita.
29 – Orrelano recebe na área, finta Chancellor e chuta perto, ao lado.
33 – Marcelino faz boa jogada pela esquerda e coloca Pottker na cara do gol. Ele chuta fraco e Jardim segura.
34 – Gol do Vasco. Galarza cruza da ponta-direita. A bola bate em Natanael e sobra limpa para Erick Marcus, na pequena área. Ele chuta e marca.