O Coritiba perdeu por 2 a 1 para o Santos, nesse domingo (dia 17) de manhã, na Vila Belmiro, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 5º lugar, com 3 pontos. A equipe paulista etsá na 2ª colocação, com 4 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.
O placar encerrou a série invicta do Coritiba, que vinha de 9 jogos sem perder (7 vitórias e 2 empates). A última derrota havia ocorrido em 1º de março, para o Azuriz, em Pato Branco.
Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.
Em relação ao desempenho, o time paranaense adotou postura ofensiva desde o início e chegou a somar 21 finalizações na partida – e o Santos, 14. O jogo teve boas chances dos dois lados e venceu quem teve melhor precisão nos momentos decisivos.
RETROSPECTO
O Coritiba não vence como visitante o Santos desde 2011, quando ganhou por 3 a 2, pelo Brasileirão. Depois daquele duelo, foram mais 8 confrontos com mando do time paulista, com 2 empates e 6 derrotas do Coxa.
ARTILHEIRO
O centroavante Léo Gamalho é o artilheiro do Coritiba em 2022, com 11 gols em 16 jogos — no Brasileirão. Ele tem 2 gols em 2 jogos.
ARBITRAGEM
O ex-árbitro Paulo Cesar Oliveira afirmou no Premiere que não marcaria em Andrey, mas destacou que a jogada depende da interpretação de cada um. “Não marcaria, mas respeito a decisão do Wagner. E foi perfeita atuação do VAR (por não interferir), porque é um lance interpretativo”, declarou.
ESCALAÇÃO DO CORITIBA
A baixa era Warley, lesionado. A lateral-direita ficou com o zagueiro Guillermo. O técnico Gustavo Morínigo manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Alef Manga e Igor Paixão pelos lados do campo, e com Thonny Anderson centralizado. O Santos não tinha o meia-atacante Ricardo Goulart e o zagueiro Kaiky. O esquema era o 4-4-2, com Jhojan Julio e Angelo pelos lados de campo. E dois centroavantes na frente (Baptistão e Marcos Leonardo).
PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi aberto, com os dois times com postura ofensiva e buscando o gol a todo instante. Foram 21 finalizações em 45 minutos (a média do Brasileirão 2021 foi de 13 arremates a cada 90 minutos). O Santos somou 10 finalizações. Construiu boas jogadas com Angelo pela direita e contou com bom trabalho da dupla de centroavantes. O Coritiba teve Andrey e Thonny Anderson inspirados, comandando o centro do campo e criando chances. Na parte defensiva, porém, os dois times ficaram expostos. E, no caso do Coxa, teve mais falhas individuais na defesa. Esse cenário favoreceu o tiime paulista, que fez dois gols – um aos 11, com Léo Baptistão, e outro aos 31, com Henrique, contra. A equipe paranaense reduziu com Léo Gamalho, convertendo pênalti sofrido por Andrey.
SEGUNDO TEMPO
No intervalo, Morínigo tirou Thonny Anderson e colocou Robinho. O Santos recuou e ficou esperando espaços para contra-atacar. E eles raramente apareceram. O Coxa teve mais a posse de bola e maior domínio territorial, mas encontrou dificuldades para finalizar. Aos 20, entraram Matheus Alexandre e Val. O cenário pouco mudou. Aos 36, foi a vez do centroavante argentino Adrián Martínez (ex-Libertad) estrear, entrando no lugar de Alef Manga. O time paulista conseguiu se fechar na defesa e segurar o jogo no segundo tempo, quase sem ceder chances de finalização.
ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba somou 65% de posse de bola, 22 finalizações (6 certas) e 87% de precisão nos passes. O Santos teve 15 finalizações (7 certas) e 78% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.
SANTOS 2×1 CORITIBA
Santos: João Paulo; Madson (Lucas Barbosa), Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Zanocelo (Willian Maranhão), Ângelo (Angulo) e Jhojan Julio; Marcos Leonardo (Lucas Braga) e Léo Baptistão (Velázquez). Técnico: Fabián Bustos
Coritiba: Alex Muralha; Guillermo (Matheus Alexandre), Henrique, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias e Andrey (Val); Igor Paixão, Thonny Anderson (Robinho) e Alef Manga (Adrián Martínez); Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Moríngo
Gols: Léo Baptistão (11-1º), Léo Gamalho (27-1º), Henrique, contra (31-1º),
Cartões amarelos: Alef Manga, Guillermo, Andrey, Igor Paixão (C). Bauermann, Madson (S).
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ)
Público: 13.052 pagantes
Local: Vila Belmiro
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Andrey cruza. Guillermo entra na área como elemento surpresa e cabeceia no canto. O goleiro espalma.
4 – Marcos Leonardo faz o pivô e rola para Léo Baptistão, na área. Ele chuta cruzado e Muralha salva.
9 – Angelo avança pela ponta-direita e rola para Baptistão, na pequena área. Ele chuta. Muralha rebate. Angelo pega o rebote e chuta para fora.
10 – Igor Paixão chuta do bico da área. O goleiro segura.
11 – Gol do Santos. Contra-ataque. Baptistão recebe nas costas de Castán, avança e rola para Marcos Leonardo. Guillermo tenta salvar, mas a bola sobra limpa para Bapstitão chutar para o gol vazio.
15 – Igor Paixão cobra escanteio. Castán cabeceia perto, ao lado.
16 – Ângelo chuta no ângulo, de fora da área. Muralha faz boa defesa.
22 – Falta perto da área. Marcos Leonardo cobra perto, ao lado.
26 – Pressão do Coxa. Andrey pega rebote na área e é derrubado por Zanocelo.
27 – Gol do Coritiba. Léo Gamalho cobra à direita do goleiro, que não alcança.
31 – Gol do Santos. Lucas Pires cruza rasteiro. Henrique tenta cortar e marca contra.
36 – Andrey enfia. Alef Manga invade a área e chuta na rede, pelo lado de fora.
Segundo tempo
15 – Egídio cruza. Léo Gamalho cabeceia sobre o gol.
23 – Val erra passe dentro da área. Angulo fica na cara do gol e chuta. Muralha espalma.
27 – Robinho toca e Egídio chuta cruzado. O goleiro espalma.
31 – Julio cruza da direita. Na pequena área, Angulo cabeceia e Muralha faz boa defesa.