
O Coritiba, pela primeira vez em sua história, perdeu para o Cuiabá no Couto Pereira. Na noite desta quarta-feira (18 de outubro), em duelo direto na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Coxa criou diversas oportunidades de gol, mas não aproveitou nenhuma delas. Para piorar, viu a equipe visitante ser cirúrgica no ataque e acabou goleado de maneira vexatória: 3 a 0 para o Dourado, com gols de Deyverson (no primeiro tempo), Isidro Pitta (que fez um golaço de fora da área menos de um minuto após entrar em campo) e Raniele (os dois últimos na segunda etapa).
LEIA MAIS: Marcelino Moreno se salva em derrota histórica no Alto da Glória. Confira as atuações
O placar encerra o bom momento do time do Alto da Glória, que vinha de duas vitórias consecutivas e agora estaciona nos 20 pontos após 27 rodadas, em penúltimo lugar no Brasileirão. O Cuiabá, por outro lado, não perde há três jogos e aparece em 10º lugar, com 36 pontos.
O Coritiba volta a campo no domingo (22), às 18h30, quando encara o Palmeiras mais uma vez no Couto Pereira. O Dourado, por outro lado, joga sábado (21), às 18h30, contra o Goiás, na Arena Pantanal.
UM MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO
Apesar da tristeza pelo resultado, os torcedores do Coxa tiveram um momento de descontração e boas risadas durante o jogo desta quarta. Foi aos 40 minutos do primeiro tempo, quando um cachorro invadiu o campo do Couto Pereira, “roubou” a bola de um jogador do Coritiba e saiu correndo em disparada, driblando vários jogadores dos dois times até ser interceptado por seguranças e retirado de campo.
LEIA MAIS: Cachorro invade o campo no Couto Pereira, “dribla” jogadores e paralisa jogo entre Coritiba e Cuiabá
ESCALAÇÕES
Os zagueiros Jean Pedroso e Thalisson Gabriel e o meia-atacante Marcelino Moreno foram as novidades na equipe do Coxa, entrando no onze inicial nos lugares de Henrique (suspenso), Kuscevic (lesionado) e Diogo Oliveira (lesão na panturrilha). Kaio César, que está com a seleção brasileira sub-23 no Pan-Americano, também não esteve disponível.
O Cuiabá, por sua vez, teve o retorno de Alan Emperur e Lucas Mineiro (que cumpriram suspensão na última partida) e o técnico Antônio Oliveira ainda promoveu mais duas mudanças no time titular do Dourado, com Fernando Sobral na vaga de Denilson e Rikelme no lugar de Uendel.
PRIMEIRO TEMPO
Coritiba começou a partida melhor que o adversário, controlando mais a posse de bola e tendo volume de jogo no campo de ataque. Foi frustrado, porém, pela boa marcação do Cuiabá, que deixava poucos espaços para serem explorados pelo adversário. Uma situação que se agravou aos 23 minutos, quando os visitantes, aproveitando um lance de bola parada (cobrança de escanteio), abriram o placar no Couto Pereira com um gol de Deyverson.
Em desvantagem, o Coritiba procurou manter a postura ofensiva, mas, nervoso, começou a errar passes demais. Ainda assim, chegou a conseguir balançar a rede com Slimani, aos 30 minutos (mas o atacante argelino estava impedido na jogada) e já nos minutos finais da etapa inicial promoveu um verdadeiro bombardeio contra a meta defendida pelo goleiro Walter, criando quatro oportunidades em cerca de cinco minutos (mas não conseguiu converter nenhuma das chances).
SEGUNDO TEMPO
Para tentar mudar o rumo da partida, o técnico Thiago Kosloski voltou do intervalo já promovendo a primeira substituição no Coxa, com Maurício Garcez no lugar de Sebá Gomez. Aos 18 minutos, foi vez do espanhol Jesé (ex-Real Madrid) substituir Robson e, seis minutos depois, Jamerson suplantou Victor Luís. As duas últimas cartadas vieram aos 31 minutos, quando os atacantes Lucas Barbosa e Edu entraram nos lugares do lateral Natanael e do meio-campista Matheus Bianqui.
O Coritiba, em princípio, conseguiu manter uma pressão forte no campo de ataque e, assim como na primeira etapa, teve um volume de jogo muito maior que o adversário. Criou mais duas chances para empatar, aos 11 e aos 17 minutos, mas faltou sorte e pontaria.
Sorte, porém, foi o que não faltou ao Cuiabá. Competente defensivamente, o time de Antônio Oliveira deu mais uma demonstração de eficiência no segundo tempo, quando o paraguaio Isidro Pitta, que havia entrado há menos de um minuto em campo, recebeu uma bola pela direita, perto da linha lateral, e cortou para o meio. A jogada, que parecia um tanto despretensiosa, terminou com um chutaço do atacante de longa distância, que morreu no ângulo do gol coxa-branca: 2 a 0 para os visitantes.
Completamente derrotado e entregue, o Coritiba não conseguiu mais esboçar qualquer reação. E viu a derrota virar goleada aos 42 minutos, quando Raniele fez o terceiro gol do Cuiabá.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 0 x 3 CUIABÁ
Coritiba: Gabriel; Natanael (Lucas Barbosa), Jean Pedroso, Thalisson Gabriel e Victor Luís (Jamerson); Willian Farias, Matheus Bianqui e Sebá Gomez (Garcez); Robson (Jesé Rodríguez), Slimani e Marcelino Moreno. Técnico: Thiago Kosloski
Cuiabá: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Rikelme; Raniele, Fernando Sobral (Denílson) e Lucas Mineiro (Allysson); Derik Lacerda (Jonathan Cafu), Deyverson e Clayson (Isidro Pitta). Técnico: António Oliveira
Gols: Deyverson (23-1º), Isidro Pitta (36-2º) e Raniele (42-2º)
Cartões amarelos: Alan Emperur, Raniele (CUI)
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Público: pagantes (total)
Renda: R$
Local: Couto Pereira, em Curitiba, quarta-feira, às 20 horas
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Marcelino Moreno escapa da marcação pela esquerda e cruza para o meio da área. Slimani cabeceia e Walter segura firme.
8 – Cobrança de falta de longa distância. Fernando Sobral chuta direto, com força, mas no meio do gol. Gabriel defende.
21 – Coritiba pressiona e recupera a bola no campo de ataque. Moreno recebe na esquerda e toca para a passagem de Victor Luís, que cruza. Slimani se posiciona na área para finalizar, mas Walter se antecipa e recolhe a bola.
23 – Gol do Cuiabá! Cobrança de escanteio pela direita. Clayson cruza para a área e Deyverson aparece bem posicionado na primeira trave, atrás da zaga, para desviar de cabeça, no cantinho, sem chance de defesa pro goleiro.
30 – Gol… mas não valeu. Lançamento para Slimani, que vence a “briga” com o marcador e finaliza na saída do goleiro. A arbitragem, porém, assinala impedimento do atacante argelino.
43 – Willian Farias dá um chapéu no marcador da entrada da área e na sequência arrisca um chute de voleio, mas pega muito embaixo na bola e manda para fora. Bela jogada.
46 – Victor Luís recebe dentro da área pela esquerda e toca para trás, para Sebá Gómez, que deixa a bola passar pelo meio das pernas para ela sobrar com Willian Farias, que chuta da entrada da área. Ao lado do gol.
48 – Cruzamento da esquerda de Victor Luís, Slimani raspa de cabeça dentro da área e a sobra fica com Natanael, na cara do gol. O atacante pega mal na bola e chuta para fora.
49 – Marcelino Moreno avança pela direita e cruza forte, rasteiro. Sebá Gómez aparece bem posicionado na área e tenta o chute, mas acaba furando. Mais uma boa oportunidade desperdiçada.
50 – Cobrança curta de escanteio do Coxa. Marcelino Moreno recebe o passe e cruza para o meio da área, onde Slimani, com o gol aberto e o goleiro já batido no lance, cabeceia para fora, por cima do gol.
Segundo tempo
11 – Cruzamento de Victor Luís para Matheus Bianqui, que aparece livre na área e bem posicionado para o cabeceio. A bola passa muito perto do gol!
17 – Robson avança pela esquerda e cruza na área. Garcez se antecipa ao marcador e finaliza firme, ao lado do gol.
23 – Denílson escapa pela direita do ataque e cruza rasteiro para o meio da área. Clayson aparece livre e de frente para o gol, mas chuta em cima da zaga, que em seguida abafa o perigo.
36 – Gol do Cuiabá! Isidro Pitta recebe a bola na direita, perto da latera, e corta para o meio. Ele deixa o marcador para trás, ajeita o corpo e acerta um canhão de fora da área, no ângulo.
42 – Gol do Cuiabá! Cobrança de falta pro time visitante, a bola viaja para a área e Raniele desvia de cabeça para vencer o goleiro Gabriel.