Coritiba perde dois centroavantes, acumula cinco desfalques e tem dúvidas

Silvio Rauth Filho

Hernán Pérez (Crédito: Divulgação/Coritiba)

O Coritiba não terá os seus dois principais centroavantes na próxima partida. No jogo de sábado (dia 17) às 19 horas, no Rio de Janeiro, contra o Botafogo, o técnico Guto Ferreira não vai contar com o argentino Adrián Martínez, suspenso por cartões amarelos, e com Léo Gamalho.

O veterano, de 36 anos, sofreu nova lesão muscular na coxa e vai ficar de fora mais uma vez. Ele jogou nos sete minutos finais da vitória contra o Atlético-GO, no último domingo. E não atuou nas duas partidas anteriores porque estava em recuperação.

Outros três jogadores seguem em recuperação médica e não enfrentam o Botafogo: o zagueiro Henrique, o volante Willian Farias e o lateral-esquerdo Diego Porfírio. Portanto, são cinco desfalques confirmados, sem contar o volante Andrey, que sofreu lesão no joelho e está fora da temporada 2022.

A dúvida é o meia Boschilia, que treinou nessa quinta-feira. O jogador, de 26 anos, sofreu uma lesão muscular na sua estreia pelo Coritiba – derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG, em 14 de agosto, ainda sob o comando do técnico Gustavo Morínigo. Ele ainda não jogou com o técnico Guto Ferreira. A tendência, portanto, é que comece no banco ou fique em Curitiba para aprimorar a parte física.

ESCALAÇÃO
Com a suspensão de Adrián Martínez, o substituto imediato poderia ser Léo Gamalho. No entanto, era pouco provável que o veterano fosse escalado. Isso porque o técnico Guto Ferreira explicou que pretende sempre ter um jogador de velocidade no ataque. E, segundo o treinador, os pontas Alef Manga e Fabrício Daniel têm característica de força. Para ele, Adrián é uma opção de velocidade.

Guto argumentou. “O Adrián (foi titular) por causa da velocidade, porque os nossos dois beiradas são de força. O Manga é força com alguma velocidade. E o Fabrício (Daniel) é força com menos velocidade. Precisamos de alguém para que, na hora que o adversário subir a marcação, a gente jogar a bola nas costas, e o adversário ter que correr para trás. Se a gente não tem esse cara veloz, eles vão montar em cima da gente e a gente não vai conseguir sair de trás. Tenho que ter pelo menos um jogador ‘veloz veloz’. E o Adrián é veloz”, comentou, em entrevista coletiva.

Com isso, também é pouco provável que o técnico use o centroavante Cadorini (20 anos e 1,91 m de altura) contra o Botafogo. Emprestado pelo Inter, o jogador ainda não estreou pelo Coxa.

Com isso, uma opção para Guto Ferreira é colocar Warley em uma ponta e usar Fabrício Daniel como centroavante – ele já atuou nessa posição em parte da carreira. Alef Manga também já foi usado como centroavante, mas em raros momentos.

Outra alternativa é escalar Hernan Pérez, 33 anos, ex-Villarreal (Espanha). O jogador, de 1,80 m de altura, passou a maior parte da carreira atuando nas pontas, mas já foi testado como centroavante em treinamentos do Coritiba.

Dessa forma, a provável escalação para sábado, no esquema tático 4-2-3-1, é Gabriel; Natanael, Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos; Bruno Gomes e Jesús Trindade; Hernan Pérez (Warley), Robinho e Alef Manga; Fabrício Daniel.