Coritiba

Coritiba perde para o América em jogo com ‘bombardeio’ e arbitragem polêmica

Silvio Rauth Filho
O lateral-esquerdo João Almeida, em América-MG x Coritiba

O lateral-esquerdo João Almeida, em América-MG x Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba)

O Coritiba perdeu por 1 a 0 para o América-MG, nesse domingo (21) à tarde, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 27ª rodada da Série B. Com o resultado, o Coxa deixou a liderança e ficou em 2º lugar, com 47 pontos – um ponto a menos que o líder Goiás. Já a equipe mineira está na 16ª posição, com 30 pontos.

O jogo ficou marcado pelo ‘bombardeio’ do time paranaense, que chegou a finalizar 21 vezes (14 de dentro da área). Só não conseguiu um resultado melhor porque esbarrou em grande atuação do goleiro Gustavo (32 anos, ex-Criciúma, Vitória e seleção brasileira sub-20), que fez seis defesas importantes.

Na próxima rodada, o Coritiba recebe no Couto Pereira o Criciúma, nesta quinta-feira às 19 horas.

Arbitragem polêmica

O Coritiba reclamou pênalti em Jacy, aos 50 minutos do segundo tempo. No lance, a imagem da TV dá a impressão que o jogador foi atingido pelo goleiro Gustavo. O VAR chamou e o árbitro verificou no monitor, mas preferiu não anotar a penalidade.

Desfalques do Coritiba

No Coritiba, os desfalques eram o goleiro Pedro Rangel, o volante Filipe Machado e o ponta Clayson todos suspensos. Por lesão, as ausências eram o centroavante Rodrigo Rodrigues e o lateral-direito Alex Silva. Recém-recuperados de lesões, o meia Josué e o lateral/zagueiro Bruno Melo começaram no banco.

Escalação do Coritiba

O esquema tático era o 4-2-3-1, com Wallisson e Sebástian Gómez como volantes. A linha de três tinha Iury Castilho na esquerda. E Lucas Ronier e Vini Paulista se revezavam entre a direita e o centro.

Escalação do América

No América, os desfalques eram Maguinho, Mariano, Jhosefer, Dalbert, Héber, Fabinho, Alê e Guilherme Pato, todos lesionados. Principal jogador do time na Série B, o meia-atacante Miguelito começou no banco.

Primeiro tempo

O primeiro tempo começou com domínio do América, que levou perigo em alguns cruzamentos e chutes de fora da área. No entanto, o Coritiba reagiu rápido. Aos 15, Lucas Ronier passou a jogar como ‘camisa 10’, centralizado. E Vini Paulista ficou aberto na direita. Com esse formato, o Coxa passou a controlar o jogo e atacar com facilidade. Foram quatro boas chances de gol – todas defendidas pelo goleiro Gustavo, o grande nome da primeira etapa. Aos 35, Gustavo Coutinho chegou a acertar a trave.

Segundo tempo

No intervalo, o América trocou o veterano Willian Bigode (ex-Athletico-PR) pelo boliviano Miguelito. O Coritiba tomou conta da partida, empurrou o adversário para trás e seguiu finalizando com perigo. Aos 17, duas substituições no Coxa, com as entradas do meia Josué e do ponta Nicolas Careca. O visitante continuou melhor, mas sofreu o gol no primeiro ataque do América na 2ª etapa. Aos 24, Thauan driblou Zeca, invadiu a área e rolou para Miguelito cutucar para o gol vazio.

Mais trocas

Em seguida, aos 26, entraram o meia De Pena e o centroavante Dellatorre. O América teve gol anulado aos 28 minutos, por toque no braço de Júlio César. Aos 30, Bruno Melo entrou no lugar de João Almeida. O mandante conseguiu melhorar defensivamente e se fechou para segurar a vantagem no placar.

Estatísticas

No total do jogo, o Coritiba teve 21 finalizações (6 certas), 62% de posse de bola e 11 faltas cometidas. O América somou 8 finalizações (1 certa) e 19 faltas. Os números são do site Sofascore.