O Coritiba perdeu por 1 a 0 para o Azuriz, nessa quinta-feira (dia 1º) à noite, em Pato Branco, pela 5ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital caiu para o 3º lugar, com 10 pontos, um ponto atrás dos líderes Maringá e Athletico. Foi a primeira derrota do Coxa em 2024. Já o Azuriz está na 4ª colocação, com 10 pontos.
Pelo regulamento, os 12 times se enfrentam na 1ª fase. Os oito melhores avançam para as quartas de final. A classificação do Paranaense decide as vagas na Copa do Brasil.
Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.
Na próxima rodada, o Coritiba joga no Couto Pereira, contra o Andraus, no domingo às 18h30.
Desempenho
O Coritiba teve desempenho irregular em Pato Branco. Até conseguiu se adaptar ao gramado, usando bolas altas e evitando os passes pelo chão, mas não teve precisão nos momentos mais decisivos. De positivo, a atitude dos jogadores, que lutaram até o fim, e o volume ofensivo, baseado muito mais na intensidade física do que na criatividade. Para completar, o time da capital reclamou de um pênalti não marcado em Natanael, aos 45 do 1º tempo. O lance é polêmico. O Azuriz apresentou uma equipe forte na parte defensiva, com boa capacidade física e com algum repertório ofensivo.
Desabafo
Depois da partida, jogadores lamentaram a derrota. “O Coritiba perdeu para o Coritiba. A gente perdeu para o nosso mental”, disse o zagueiro Maurício Antônio. “Nem sempre quem joga melhor vence”, completou. “Sufocamos do início ao fim e eles foram lá numa bola parada”, lamentou o atacante Robson.
Escalação
As baixas no Coritiba eram Thalisson Gabriel (suspenso e lesionado), Arilson (lesão), Edu (lesão), Sebá Gómez (lesão), Alef Manga (suspenso) e Bruno Gomes (seleção brasileira). O técnico Guto Ferreira vem trocando jogadores a cada escalação para evitar o desgaste físico excessivo. Dessa vez, Robson começou no banco. A principal novidade na formação inicial foi o ponta Wesley Pomba
Esquema tático
Guto Ferreira vem usando o esquema tático 4-2-3-1, com dois volantes. Na linha de três, dois extremos (Wesley Pomba pela direita e Frizzo pela esquerda) e um meia centralizado (Figueiredo). O centroavante era Fabrício Daniel.
Primeiro tempo
O primeiro tempo foi equilibrado, com poucos ataques dos dois lados e muita disputa física. O Coritiba levou algum perigo em arrancadas de Wesley Pomba e de Natanael, e também com boas construções de Figueiredo pelo centro. A melhor chance foi aos 17, em cruzamento de Pomba, cabeceio de Frizzo para o chão e defesa espetacular do goleiro Arthur, ex-Coritiba. O Azuriz chegou ao gol aos 29, em cobrança de falta de Fabrício Oya (ex-Corinthians) para a área. Jhonatan (ex-Athletico) ajeitou para Xavier finalizar de cabeça: 1 a 0.
Possível pênalti e lesão
Aos 45, Natanael saiu lesionado, em lance que pode ser interpretado como pênalti. Entrou o lateral Diogo Batista.
Segundo tempo
Os dois times voltaram com tudo para o segundo tempo e desperdiçaram chances logo nos primeiros minutos. Wesley Pomba teve chance clara, após recuo errado da zaga do Azuriz, e chutou em cima do goleiro Arthur. Aos 12, saiu Fabrício Daniel e entrou o atacante Robson, que ficou como centroavante. O Azuriz se fechou na defesa e conseguiu amarrar o jogo. Aos 28, três substituições no Coxa, com as entradas do volante/meia Geovane Meurer, do ponta Lucas Ronier e do centroavante Éberth. O time da capital começou um bombardeio, com chutes de fora da árae e cruzamentos.
Azuriz 1×0 Coritiba
Azuriz: Arthur; Williams Bahia, Zé Leandro, Jhonatan e Mateus Mendes; Xavier e Luiz Otávio; Rhuan, Fabrício Oya (Marquinhos) e Wellisson (Braga); Lucas Vieira (Miullen). Técnico: Gilson Kleina
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael (Diogo Batista), Jean Pedroso, Maurício Antônio e Jamerson; Fransérgio e Vini Paulista (Geovane Meurer); Wesley Pomba (Lucas Ronier), Figueiredo e Frizzo (Éberth); Fabrício Daniel (Robson). Técnico: Guto Ferreira
Gols: Xavier (29-1º)
Cartões amarelos: Maurício Antônio, Lucas Ronier, Robson (C). Vieira, Xavier (A)
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima
Local: Estádio Os Piniores, em Pato Branco
Principais lances do jogo
- Primeiro tempo
13 – Fabrício Oya chuta de fora da área. Morisco segura no canto.
17 – Vini Paulista rouba no ataque. Wesley Pomba cruza da ponta-direita. Quase na pequena área, Frizzo cabeceia no chão. Arthur faz defesa espetacular.
29 – Gol do Azuriz. Falta no meio-campo. Fabrício Oya lança. Jhonatan faz o passe de cabeça para Xavier finalizar, também de cabeça.
34 – Fransérgio dá bom passe para Figueiredo, que recebe na área e chuta perto do ângulo.
44 – Falta de longa distância. Wellisson solta a bomba. A bola vai ao lado.
45 – Natanael sofra falta na risca da área. O Coritiba pede pênalti. - Segundo tempo
1 – Fabrício Daniel cruza. A bola vai direto e bate no travessão. No contra-ataque, Oya coloca Miullen na cara do gol. Ele chuta para fora.
5 – Recuo errado da zaga do Azuriz. Wesley Pomba sai na cara do gol e chuta. Arthur salva com as pernas.
7 – Wellisson recebe na área, gira e chuta no canto. Morisco defende.
34 – Robson ajeita de cabeça. Éberth gira e chuta sobre o gol.