O Coritiba perdeu a invencibilidade dentro do Couto Pereira nesta Série B. Na noite desta sexta-feira (27), o time foi derrotado pelo Botafogo por 1 a 0, em casa. A partida era válida pela 21ª rodada.
Com o resultado, o Coritiba ficou com 39 pontos. Por enquanto, ainda é o líder. Mas pode perder a posição ainda nesta rodada, se o CRB (36 pontos) vencer o Cruzeiro, neste domingo (29), por dois ou mais gols de vantagem, em Maceió. O Botafogo chegou a 35 pontos e pelo menos por enquanto assumiu a 4ª posição, dentro da zona de acesso à Primeira Divisão.
ATUAÇÕES: Quem jogou bem e quem jogou mal pelo Coritiba contra o Botafogo
Até então, nos 9 jogos no Couto na Série B, o Coxa somou cinco vitórias e quatro empates. O Botafogo, curiosamente, era um dos piores times da Série B atuando como visitante. Só somava uma vitória, sobre o Confiança. No mais, foram quatro empates e cinco derrotas.
RETROSPECTO
O Coritiba não vence o Botafogo desde 2014, quando fez 2 a 0 no Couto Pereira, com gols do meia Alex e do centroavante Joel, ambos em jogadas do lateral Carlinhos. Depois daquele confronto, foram mais sete duelos entre os dois clubes, com três vitórias do Botafogo e quatro empates.
TABELA
O Coritiba volta a campo nesta quarta-feira (1/9), às 21h30, quando enfrenta o Londrina, no Norte do Paraná. O volante Val, que levou o terceiro cartão amarelo contra o Botafogo, cumpre suspensão.
ESCALAÇÃO
O técnico Gustavo Morínigo tinha todos os titulares à disposição e escalou o mesmo time pela terceira vez na Série B, no esquema 4-2-3-1.
PRIMEIRO TEMPO
Mas o fato de ter todos os titulares não foi de muita valia no primeiro tempo. Em casa, o Coritiba viu o Botafogo com mais posse de bola no meio-de-campo. O time paranaense tinha dificuldade de impor seu jogo, não conseguia criar jogadas e só conseguiu levar algum perigo em chutes de fora da área. Mais organizado, o time carioca fez 1 a 0 aos 38 minutos, com Rafael Navarro cabeceando praticamente sem marcação dentro da área. “Foi um dos piores primeiros tempos que fizemos”, disse o meia coxa-branca Robinho, ao fim da etapa.
SEGUNDO TEMPO
Na etapa final, o Coritiba chegou a ocupar o campo do Botafogo, mas não conseguia criar jogadas nem acertar cruzamentos. Só finalizou uma vez, de fora da área, com Val. Aos 24 minutos, Morínigo trocou o lateral Natanael por Igor e o meia Robinho por Rafinha. Rafinha entrou como meia-ponta pela direita e Waguininho passou a jogar pelo meio. Aos 38, Guilherme Biro deu lugar a Romário na lateral-direita e o volante Val foi substituído pelo extremo Gui Azevedo. Mas o Coxa não criou nenhuma jogada útil e não chegou ao empate.
ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Coritiba somou 12 finalizações (3 certas), 59% de posse de bola, 80% de passes certos e 3 escanteios. O Botafogo obteve 11 finalizações (3 certas), 41% de posse de bola, 74% de passes certos e 5 escanteios. Os números são do site Sofacore.
CORITIBA 0 x 1 BOTAFOGO
Coritiba: Wilson; Natanael (Igor), Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro (Romário); Willian Farias e Val (Gui Azevedo); Waguininho, Robinho (Rafinha) e Igor Paixão; Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo
Botafogo: Diego Loureiro; Daniel Borges, Carli, Kanu e Jonathan Silva (Luiz Oyama); Barreto e Pedro Castro; Warley, Chay (Enio) e Marco Antônio (Ricardinho); Rafael Navarro (Rafael Moura). Técnico: Enderson Moreira
Gols: Rafael Navarro (38-1º)
Cartões Amarelos: Henrique, Val, Waguininho, Warley, Rafael Navarro, Guilherme Biro,
Árbitro: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba, sexta-feira
LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
3 – Chay arrisca de fora da área. Wilson pega
5 – Leo Gamalho apanha sobra da defesa e finaliza de fora da área, por cima do gol
11 – Val bate de fora da área. Diego Loureiro pega
12 – Rafael Navarro serve Marco Antonio, que bate de fora da área. A bola sai à direita
15 – Igor Paixão recebe de Robinho e bate de fora da área. Diego Loureiro toca nela de leve e coloca para escanteio
23 – Chay recebe, gira em cima de Willian e bate à esquerda do gol
27 – Warley cruza, Rafael Navarro tenta de cabeça e manda para fora, com perigo
38 – Gol do Botafogo. Chay avança pela direita e cruza. Rafael Navarro, nas costas de Henrique, cabeceia para dentro
40 – Igor Paixão faz o pivô e serve Waguininho, que bate de fora da área. Diego Loureiro faz boa defesa no canto direito
45 – Daniel Borges cruza. Marco Antônio cabeceia e Wilson pega
SEGUNDO TEMPO
10 – Val arrisca de fora da área. A bola sai à direita
23 – Warley cruza, Rafael Navarro cabeceia prensado com Luciano Castan. A bola passa perto e sai em escanteio
26 – Pedro Castro arrisca de longe. A bola sai rente à trave direita
32 – Rafinha puxa contra-ataque e serve Igor Paixão, que bate a gol de fora da área. A bola sai rente ao travessão
47 – Igor Paixão cruza. A bola passa por Gui Azevedo na pequena área e sai pela linha de fundo