Coritiba perde para o Cascavel com meio time modificado e novo esquema

Cascavel x Coritiba: time da capital muda cinco jogadores na escalação e adota novo esquema tático

Silvio Rauth Filho
Cascavel x Coritiba

Cascavel x Coritiba (Crédito: Divulgaçãp/Gabriel Thá/Coritiba)


O Coritiba perdeu por 1 a 0 o FC Cascavel, nesse domingo (dia 19) à tarde, no Estádio Olímpico Regional, pela 3ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou na 9ª colocação, com 3 pontos. A equipe do Interior está em 7º lugar, com 4 pontos.

Pelo regulamento, os 12 times se enfrentam em turno único — total de 11 rodadas na primeira fase. Os oito primeiros avançam para as quartas de final. E os dois últimos são rebaixados.

Clique aqui para ver a classificação completa, no site Srgoool.

Na próxima rodada, o Coxa vai ao Willie Davids enfrentar o Maringá, quarta-feira às 20 horas.

Planejamento

Na 1ª rodada, o Coxa usou 15 jogadores sub-20 e o goleiro Gabriel Leite (37 anos), orientados pelo técnico do time sub-20, Moisés Moura. Na 2ª e 3ª rodadas, o grupo principal entrou em ação, sob o comando do técnico Mozart, e só volta a jogar na 5ª rodada, no próximo sábado, contra o Athletico, no Couto Pereira. Na 4ª rodada, um time misto, formado por jogadores sub-20 e reservas do elenco principal, será usado contra o Maringá.

Reforços

Dos 8 contratados para 2025, 5 estrearam na 2ª rodada: o zagueiro Maicon (36 anos, ex-Vasco), o lateral-direito Rafinha (39 anos), o volante Geovane (35 anos, ex-Novorizontino) e os ponta Everaldo (30 anos, ex-Vitória) e Caio Matheus (20 anos, ex-São Paulo). Nesse domingo, foi a vez do centroavante Dellatorre (32 anos, ex-Mirassol) jogar pelo Coxa pela 1ª vez. Ainda não jogaram: o recém-chegado Filipe Machado (volante ex-Vitória e Cruzeiro) e Rodrigo Moledo (zagueiro, 37 anos, ex-Internacional), que está em recuperação física.

Desfalques

Os defalques eram Maicon (lesão muscular) e o ponta Wesley Pomba (tornozelo).

Escalação

De olho no desgaste físico, o técnico Mozart fez 5 mudanças em relação ao jogo anterior, colocando o zagueiro Thalisson, o lateral-direito Rafinha, o volante Geovane, o meia Matheus Bianqui e o ponta Everaldo nos lugares de Maicon, Felipe Guimarães, Sebá Gómez, Josué e Caio Matheus. Entre eles, o único desfalque era Maicon, por lesão. Os outros 4 começaram no banco de reservas em Cascavel.

Esquema tático

O técnico Mozart usou o esquema tático 4-1-4-1, com Geovane como único volante. A linha de quatro tinha Vini Paulista e Matheus Bianqui centralizados, fazendo o trabalho de área a área, além de Lucas Ronier (direita) e Everaldo (esquerda) como extremos. Na 2ª rodada, o treinador usou o 4-2-3-1, com Josué como meia ofensivo centralizado, entre Ronier e Caio Matheus.

Primeiro tempo

O calor em Cascavel (cerca de 30ºC) e o gramado irregular proporcionaram um jogo lento e cheio de erros. O mandante teve facilidade para anular as principais armas do adversário e, com a bola, levou algum perigo em três chutes de fora da área. O Coxa só mostrou algum futebol a partir dos 25 minutos. E foi pouco. O time da capital só chegou na frente duas vezes. A primeira aos 27, quando Lucas Ronier cruzou da direita e Brumado, na cara do gol, cabeceou para fora. Depois, aos 40, Jamerson cruzou da direita e Bruno Melo cabeceou no alto, para boa defesa do goleiro.

Segundo tempo

O segundo tempo começou com gol. Aos 7, Serafini fintou Jamerson e cruzou. Livre na pequena área, Josiel mergulou e tocou de cabeça: Cascavel 1 a 0. Aos 13, três substituições no Coxa, com as entradas do lateral-direito Felipe Guimarães, do volante Sebá Gómez e do atacante Dellatorre. Aos 23, entraram o lateral-esquerdo Rodrigo Gelado e o meia Josué. O Coxa seguiu apático com a bola, sem conseguir atacar. O Cascavel só se defendeu e não contra-atacou. O jogo ficou modorrento em quase todo segundo tempo.