Coritiba Gabriel Thá
Foto: Divulgação/ Coritiba FC/ Gabriel Thá

O jejum está maior. Após a vexatória eliminação para o Águia de Marabá no meio de semana, pela Copa do Brasil, o Coritiba se despediu da primeira fase do Campeonato Paranaense 2024 com uma derrota na tarde deste domingo (25 de fevereiro). Jogando fora de casa, acabou derrotado por 1 a 0 pelo FC Cascavel, acumulando agora quatro partidas consecutivas sem vencer (anteriormente, havia empatado dentro de casa contra Maringá e Athletico).

Apesar da série negativa, o Coxa conseguiu pelo menos assegurar a vice-liderança do Estadual. Ajudado pela derrota do Maringá para o Londrina no Estádio do Café, por 3 a 1, o time da Capital termina a primeira fase com 21 pontos em 11 jogos, um ponto a frente do Maringá e quatro atrás do líder Athletico.

Nas quartas de final do Paranaense, então, o time do Alto da Glória terá pela frente o Cianorte, que foi 7º colocado da primeira fase, com 14 pontos. A disputa terá confronto de ida e volta, com o primeiro jogo ocorrendo já no próximo final de semana.

Abaixo você confere os melhores momentos e o gol da partida. As imagens são da NSPORTS.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA

O técnico Guto Ferreira teve, mais uma vez, uma série de desfalques por causa de lesões. Além do zagueiro Thalisson Gabriel, dos volantes Fransergio, Vini Paulista e Andrey, do meia-atacante Figueiredo e dos centroavantes Eberth e Brandão, que já haviam ficado de fora da partida contra o Águia de Marabá, o meio-campista Geovane Meurer também acabou aumentando a lista de jogadores indisponíveis, enquanto o atacante Leandro Damião ainda está aprimorando a forma física para então estrear.

Com isso, o treinador coxa-branca acabou promovendo três mudanças na escalação (em relação à partida anterior). Saíram o goleiro Pedro Morisco, o volante Geovane Meurer e o meia-atacante David para as entradas de Benassi, Sebá Gómes e Lucas Ronier no time titular.

PRIMEIRO TEMPO

A etapa inicial foi equilibrada em seu início, com poucos chances de gol para os dois times e marcação forte por parte do Cascavel. Uma situação que persistiu até os 30 minutos, quando a defesa coxa-branca falhou feio na saída de bola e o primeiro gol da partida saiu: Benassi tentou sair jogando com Bruno Melo, mas forçou demais o passe. O zagueiro ainda tentou dominar, mas a bola escapou e sobrou para Klenisson, que avançou livre pela direita e cruzou para o meio da área, onde Manoel apareceu livre e só teve o trabalho de empurrar a bola pro gol.

Com o placar inaugurado, o Coxa passou a ter um pouco mais de volume no ataque. Criou uma boa chance aos 36, em lance de bola parada, e outra mais clara aos 43, em cruzamento de Jamerson finalizado por Matheus Bianqui. Não conseguiu, entretanto, movimentar o marcador.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, a primeira substituição no Coritiba, com o lateral-esquerdo Rodrigo Gelado substituindo Jamerson. Aos 17, foi vez do meia-atacante David entrar no lugar de Frizzo e, aos 28, o atacante Thiago Azaf ganhou sua primeira oportunidade no time profissional – ele tem apenas 17 anos e é considerado uma das principais promessas alviverdes. Por fim, aos 41, o atacante Wesley Pomba e o meio-campista Matheus Dias ganharam espaço nas vagas de Lucas Ronier e Sebá Gómez.

O Coxa conseguiu mostrar mais ímpeto ofensivo na etapa final e finalmente pressionou o adversário, fazendo-o ficar mais recuado em seu próprio campo. No entnato, faltou criatividade para o time de Guto Ferreira conseguir superar a marcação do Cascavel no último terço do campo. Dessa forma, o placar permaneceu minimamente favorável ao time da casa até o apito final.

FICHA TÉCNICA

FC CASCAVEL 1 x 0 CORITIBA

Cascavel: Paulo Gianezini; Libano, João Marcus, Eduardo, Geovane (Pedrinho) e Matheus Leal; Dener e Garraty (Samuel); Klenisson (Alisson Mira), Rodrigo Alves e Manoel (Vitinho). Técnico: Matheus Costa
Coritiba: Benassi; Natanael, Marcelo Benevenuto, Bruno Melo e Jamerson (Rodrigo Gelado); Arilson e Sebá Gómez (Matheus Dias); Lucas Ronier (Wesley Pomba), Matheus Bianqui (Thiago Azaf) e Frizzo (David); Robson. Técnico: Guto Ferreira
Gols: Manoel (30-1º)
Cartões amarelos: João Marcus, Vitinho, Samuel (FCC); Jamerson, Matheus Bianqui, Robson, Thiago Azaf (CFC)
Árbitro: Andrei da Silva
Local: Estádio Regional Arnaldo Busato, em Cascavel, domingo às 16 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

10 – Cobrança de falta pela direita para o Cascavel. Rodrigo Alves cruza a bola na área e Eduardo cabeceia, mas não consegue finalizar com firmeza. A bola passa ao lado do gol.

17 – Troca de passes rápidos pela direita. Matheus Bianqui recebe perto da linha de fundo e cruza para Jamerson, que aparece livre na segunda trave para finalizar de primeira, para fora.

30 – Gol do Cascavel! Benassi tenta sair tocando para Bruno Melo, que não consegue dominar. Klenisson aproveita, avança pela esquerda e cruza rasteiro para Manoel, que aparece livre no meio da área e só empurra pro fundo do gol.

36 – Cobrança de falta pela esquerda de Frizzo. A bola é cruzada até a segunda trave, onde Benevenuto sobe no meio dos marcadores e cabeceia forte, por cima do gol.

41 – Garraty recebe pela esquerda dentro da área e chuta firme, cruzado. Benassi faz grande defesa, mas a arbitragem assinala impedimento.

43 – Bola esticada para Jamerson na esquerda. Ele vence Klenisson na velocidade e cruza para Matheus Bianqui, que chega em velocidade, já chutando. Vai para fora, perto do gol!

Segundo tempo

1 – Frizzo limpa a marcação pelo meio, avança até perto da área e toca para Robson, que avançava pela direita. O atacante chega chutando e manda ao lado do gol.

33 – Cruzamento da esquerda. Azaf tenta o cabeceio, a bola desvia na marcação e sobra para Robson, que tenta novamente de cabeça. A bola vai para fora, sem perigo.

41 – Cruzamento da direita e Alisson Mira aparece bem posicionado no meio da área para cabecear. Ele testa firme, ao lado do gol.