Natanael, do Coritiba, enfrenta o Ceará
Natanael, do Coritiba, enfrenta o Ceará (Crédito: Divulgação/Coritiba/JP Pacheco)

O Coritiba perdeu por 1 a 0 para o Ceará, nessa sexta-feira (dia 31) à noite, em Fortaleza, pela 8ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou em 7º lugar, com 11 pontos – a três pontos do G4. A equipe nordestina está na 3ª posição, com 15 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Na próxima rodada, o Coritiba joga em 7 de junho (sexta-feira), contra o Ituano, no Couto Pereira.

Esse foi o 5º jogo do Coritiba com o interino James Freitas, agora com 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.

Desempenho
A partida ficou marcada pelo fraco futebol do Coritiba, em todos os aspectos: defesa, construção, saída de bola e ações ofensivas. O Ceará não apresentou bom futebol e, mesmo assim, teve facilidade para vencer por um gol e construir mais duas chances claras.

Jejum
O clube paranaense manteve um jejum de 29 anos sem vencer como visitante o Ceará. A última vitória ocorreu em 1995, pela Série B, pelo placar de 2 a 0. Depois, foram mais 7 duelos no Nordeste, com 4 vitórias do time cearense e 3 empates.

Desfalques
As baixas eram Sebá Gómez (seleção), Jamerson (recuperação física), Eberth (lesão), Robson (lesão), Arílson (virose) e Bernardo (virose).

Escalação do Coritiba

O técnico interino James Freitas escalou Vini Paulista no lugar de Sebá Gómez. Nas demais posições, repetiu o time que venceu o Operário, mantendo o esquema tático 4-2-3-1, com dois volantes. Na linha de três, usou Lucas Ronier na direita, Matheus Frizzo centralizado e Figueiredo na esquerda. Leandro Damião era o centroavante.

Primeiro tempo
O primeiro tempo teve apenas duas jogadas ofensivas, ambas do Ceará. Um chute de fora da área de Jean, ex-Paraná Clube, e uma jogada individual do ponta Erick Pulga. O Coritiba não conseguiu atacar. Os dois times demonstraram qualidade na parte defensiva e foram fracos na criatividade e no ímpeto ofensivo.

Segundo tempo
No intervalo, saiu Vini Paulista e entrou o meio-campista Geovane Meurer. O Ceará abriu o placar aos 3 minutos, em cobrança de escanteio para a segunda trave e cabeceio do centroavante uruguaio Facundo Barceló, que ganhou a disputa pelo alto com Rodrigo Gelado. Aos 10, duas substituições no Coxa, com as entradas do volante Fransérgio e do meia Yago. Pouco adiantou e o Coritiba seguiu sem atacar. Aos 24, mais duas trocas no time paranaense, com as entradas do centroavante Brandão e do ponta Wesley Pomba. Pouco adiantou.

A melhor chance foi do Ceará, aos 33, quando a dupla de zaga do Coxa errou e entregou a bola para Richardson partir livre e perder chance incrível, sozinho com Pedro Morisco. Nos acréscimos, o Coritiba conseguiu levar algum perigo, na base do desespero, com bolas altas para área.

Estatísticas
Nos 90 minutos, o Coritiba teve 47% de posse de bola e 6 finalizações (1 certa). O Ceará terminou com 13 arremates (6 certos). Os dados são do Sofascore.

CEARÁ 1×0 CORITIBA
Ceará: Richard (Bruno Ferreira); Raí Ramos, Jonathan, Jean Irmer (Saulo Mineiro), David Ricardo e Paulo Victor (Matheus Bahia); De Lucca, Lourenço (Castilho), Aylon (Richardson) e Erick Pulga; Facundo Barceló. Técnico: Vagner Mancini
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio, Bruno Melo e Rodrigo Gelado; Morelli (Fransérgio) e Vini Paulista (Geovane Meurer); Lucas Ronier (Wesley Pomba), Frizzo (Yago) e Figueiredo; Leandro Damião (Brandão). Técnico: James Freitas
Gol: Facundo Barceló (3-2º)
Cartões amarelos: Figueiredo, Natanael, Bruno Melo, Lucas Ronier (Co). Jean Irmer, Paulo Victor, David Ricardo (Ce).
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

PRINCIPAIS LANCES

  • Primeiro tempo
  • 19 – Jean chuta de fora da área. Morisco segura.
  • 37 – Erick Pulga chuta cruzado. Morisco espalma no canto.
  • Segundo tempo
  • 3 – Gol do Ceará. Escanteio. Lourenço cobra escanteio para a 2ª trave. Barceló sobe mais que Gelado e cabeceia no canto.
  • 5 – Erick Pulga chuta de fora da área. Morisco defende no canto.
  • 19 – Erick Pulga chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
  • 23 – Escanteio. Castilho cobra fechado, com efeito, tentando gol olímpico. Morisco dá um tapinha para escanteio.
  • 28 – Fransérgio chuta de longe e acerta no cantinho. O goleiro espalma.
  • 33 – Mauricio Antonio e Bruno Melo erram na saída de bola. Richardson dispara livre, invade a área e, na cara do gol, chuta em Pedro Morisco.
  • 49 – Escanteio. Yago cobra tentando o gol olímpico e a bola bate na trave.