Coritiba

Coritiba perde para o Criciúma, novo líder da Série B, e ouve vaias no Couto

Silvio Rauth Filho

O Coritiba perdeu por 2 a 0 para o Criciúma, nessa quinta-feira (dia 25) à noite, no Couto Pereira, pela 28ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense caiu para o 3º lugar, com 47 pontos. A equipe catarinense subiu da 3ª posição para a liderança, com 49 pontos.

No intervalo, o Coxa já perdia por 2 a 0 e ouviu muitas vaias da torcida para a equipe. Após o apito final, mais protestos de torcedores e xingamentos para o técnico Mozart.

Na próxima rodada, o Coritiba vai a Florianópolis enfrentar o Avaí, na segunda-feira.

Camisa

A partida marcou a estreia da nova versão do terceiro uniforme, chamado de “Alma Guerreira”.

Coritiba x Criciúma (Crédito: Rui Santos)

Escalação do Coritiba

Recuperado de lesão, o meia Josué voltou ao time titular, entrando no lugar do ponta Iury Castilho. A novidade foi o zagueiro Tiago Cóser na lateral-direita, com o lateral Zeca iniciando no banco. As baixas eram os centroavantes Rodrigo Rodrigues de Dellatorre e o lateral-direito Alex Silva, todos em recuperação.

Esquema tático

O técnico Mozart manteve o tradicional esquema tático 4-2-3-1, com Wallisson e Sebastian Gómez como volantes. Na linha de três, escalou Lucas Ronier (esquerda), Josué (centro) e Vini Paulista (direita).

Escalação do Criciúma

No Criciúma, a baixa era o volante Léo Naldi. O técnico Eduardo Baptista (ex-Coritiba e Athletico-PR) armou o time no 3-4-3, com Marcinho (ex-Athletico-PR e Botafogo) e Felipinho nas alas.

Primeiro tempo

O primeiro tempo o Coritiba trabalhando melhor a bola e chegando com algum perigo em chutes de fora da área. Foram seis finalizações do time – e apenas um de dentro da área. O mandante não conseguiu criar chances reais e se aproximar do gol defendido por Alisson (ex-Paraná Clube). Já o Criciúma manteve seu estilo de muitos cruzamentos e bolas longas para o trio formado por Jhonata Robert (ex-Grêmio), Nicolas (ex-Goiás) e Diego Gonçalves (ex-Botafogo e Paraná Clube). E fez dois gols pelo alto. Aos 32, Jhonata Robert cruzou em cobrança de falta. O zagueiro Rodrigo (ex-Paraná Clube) subiu mais que Maicon e cabeceou no canto. Aos 35, Marcinho (ex-Athletico-PR e Botafogo) cobrou lateral direto pra área. Rodrigo subiu mais que Maicon e Jacy, tocando de cabeça para Nicolas completar: 2 a 0.

Coritiba x Criciúma (Crédito: Rui Santos)

Segundo tempo

No intervalo, Mozart fez três substituições, colocando os laterais Zeca e Bruno Melo e o ponta Clayson nos lugares de Tiago Cóser, João Almeida e Vini Paulista. O Coxa criou duas chances em 4 minutos. Aos 3, Ronier cruzou e Sebás Gómez acertou a trave. Aos 4, Ronier invadiu a área e chutou perto. Aos 17, o mandante fez mais duas trocas, com as entradas do atacante Iury Castilho e do volante Filipe Machado. Aos poucos, o time paranaense foi perdendo força e o Criciúma encaixou a marcação. O jogo ficou modorrento, sem lances ofensivos dos dois lados.

Estatísticas

No total do jogo, o Coritiba teve 12 finalizações (2 certas), 65% de posse de bola e 16 faltas cometidas. O Criciúma somou 10 finalizações (2 certas) e 14 faltas. Os números são do site Sofascore.