Coritiba perde para o Londrina em jogo com estreia de 11 novatos

Coritiba e Londrina: time do Interior vence equipe alternativa do Coxa no Couto Pereira, na primeira rodada do Paranaense

Silvio Rauth Filho
IMG-20250112-WA0023

Coritiba x Londrina (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba perdeu por 2 a 0 para o Londrina, nesse domingo (dia 12) à tarde, no Couto Pereira, pela primeira rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou em 12º (e último) lugar. A equipe do Interior está na liderança, com três pontos.

Clique aqui para ver a classificação completa, no site Srgoool.

Na primeira fase, os 12 times se enfrentam em turno único, ou seja, serão 11 rodadas. Os oito melhores avançam para as quartas de final. Os dois últimos são rebaixados.

Na próxima rodada, o Coxa joga novamente em casa, dessa vez contra o São Joseense, na quarta-feira às 20 horas.

Time de juniores

Nessa primeira partida em 2025, o Coxa foi representado por um time B, formado por jogadores sub-20 e pelo goleiro Gabriel Leite, 37 anos. O time é comandado pelo técnico da equipe sub-20, Moisés Moura, 45 anos, que chegou ao clube em setembro de 2024.

Os principais jogadores do Coritiba estão em Itu (SP), onde fazem uma pré-temporada para 2025. Ainda não há informações sobre quando o grupo principal, comandado pelo técnico Mozart, vai estrear no Paranaense.

A ESCALAÇÃO DO CORITIBA
Contra o Londrina, nesse domingo

Estreias

A partida marcou a estreia profissional de 11 jogadores: Lucas Taverna, Renan, João Pedro, João Vitor, Dani Gruber, Kauhe Galdino, Vitor Tissi, Matheus Dias, Paulo Roberto, Felipe Penha e Renato. O meia/ponta Brenno já atuou profissionalmente pelo Operário. Henrique Melo e Brandão jogaram pela equipe principal do Coxa em 2024 e Ruan Assis, em 2023.

Esquema tático

O esquema tático do Coxa foi o 4-1-4-1, com Henrique Melo como único volante. A linha de quatro tinha Tissi (centro), Gruber (centro), Brenno (direita) e Ruan (esquerda).

Adversário

Já o Londrina veio com força máxima e com alguns jogadores conhecidos: o goleiro Luiz Daniel (31 anos, ex-Ceará), o zagueiro Wallace (37 anos, ex-Flamengo), o volante Lucas Marques (29 anos, ex-Internacional), o meia-atacante Gustavo França (26 anos, ex-Paraná Clube) e o atacante Henrique (31 anos, ex-Paraná Clube e Atlético-MG). O time de Claudinei Oliveira jogou no 4-2-3-1, com Gustavo França (centro), Iago Telles (esquerda) e Henrique (direita) na linha de três.

Primeiro tempo

Logo no primeiro lance, com 30 segundos, o zagueiro Renan derrubou Iago Telles na área. Pênalti. O próprio atacante cobrou e converteu: 1 a 0 para o Londrina. O Coritiba teve dificuldades para se encontrar em campo e levou o 2º gol já aos 14 minutos, em jogada de Pablo pela direita e finalização de Iago Telles. O time da capital só começou a se organizar a partir dos 25 minutos, mas pouco atacou. O Londrina administrou a vantagem no placar e não se arriscou no ataque.

Mudança no esquema

No intervalo, saiu o volante Dani Gruber e entrou o atacante Kauhe Galdino (19 anos, ex-Operário). O Coxa mudou para o 4-4-2, com dois centroavantes (Brandão e Galdino). A linha de quatro do meio tinha dois centralizados (Tissi e Henrique) e dois extremos (Brenno na direita e Ruan na esquerda).

Segundo tempo

No início do segundo tempo, o Coxa demonstrou uma reação e conseguiu atacar com certa frequência. Aos 15 minutos, mais duas substituições no time da capital, com as entradas do meia Matheus Dias, 17 anos, e o atacante Paulo Roberto, 19 anos. Aos 22, entrou o volante Felipe Penha, 18 anos. Com o tempo, o mandante foi perdendo força e o jogo ficou equilibrado, sem ataques dos dois lados. Aos 39 minutos, o atacante Renato, 19 anos, entrou no lugar de Brenno.