Coritiba perde para o Maringá em jogo com estreias de reforços, expulsão e gols de escanteio

O Coritiba perdeu por 2 a 0 para o Maringá, nesse sábado, no estádio Willie Davids, no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense

Silvio Rauth Filho
Maringá 2x0 Coritiba

O volante Filipe Machado e o atacante Negueba, em Maringá 2x0 Coritiba (Crédito: Divulgação/Maringá/Fernando Teramatsu)

O Coritiba perdeu por 2 a 0 para o Maringá, nesse sábado (dia 22) à tarde, no estádio Willie Davids, no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense. A partida de volta será em 9 de março, um domingo, às 18h30, no Couto Pereira. O gol como visitante não é critério de desempate. Em caso de igualdade na soma dos dois placares, a decisão será nos pênaltis. Ou seja, o Coxa precisa vencer por dois gols de diferença para decidir nas penalidades ou ganhar por três gols no tempo normal para avançar direto.

Vagas

O classificado de Maringá x Coritiba encara o vencedor de Azuriz x Athletico na semifinal. Os quatro semifinalistas garantem vaga na Copa do Brasil de 2026. A quinta vaga do futebol paranaense na competição nacional será distribuída em um novo torneio, que começa em agosto.

Retrospecto

Coritiba e Maringá já se enfrentaram 17 vezes na história. Os dois clubes fizeram a final do Paranaense de 2022, quando o título ficou na capital. E se encontraram em duas semifinais (2014 e 2024), quando o time do Interior eliminou o Coxa.

Escalação do Coritiba

Os desfalques no Coxa eram os zagueiros Maicon e Bruno Melo, em recuperação. O meio-campista Geovane Meurer também ficou de fora, devido a questões pessoais (velório de um parente).

Estreias de reforços

Recém-contratados, o zagueiro Tiago Cóser (21 anos, ex-Benfica) e o centroavante Gustavo Coutinho (26 anos, ex-Sport) estrearam pelo Coritiba. Ambos começaram no banco e entraram no decorrer do jogo.

Esquema tático

O técnico Mozart armou o time no esquema tático 4-1-4-1, com Filipe Machado como único volante. A linha de quatro tinha Sebá Gómez e Matheus Bianqui centralizados, no trabalho de área a área, além de dois extremos: Lucas Ronier na direita e Everaldo na esquerda. O centroavante era Dellatorre.

Maringá

No Maringá, as baixas eram o lateral-direito Cristovam (34 anos, ex-Paraná Clube), o meio-campista Iago Santana e o volante Sávio.

Primeiro tempo

O primeiro tempo foi jogado com calor de 32ºC. O Maringá manteve seu estilo baseado em forte marcação e bolas longas. O Coxa ficou recuado e tentou lançamentos para Dellatorre. Foi um jogo com mais disputa física que jogadas trabalhadas. O time do Interior só teve uma chance de gol, aos 5 minutos, quando Negueba roubou de Thalisson, invadiu a área e chutou: Filipe Machado bloqueou. A equipe da capital teve uma boa jogada. Foi aos 14 minutos, Dellatorre cruzou e Everaldo cabeceou ao lado. Aos 35, Filipe Machado foi desarmado por Rodrigo na meia-lua, puxou a camisa do adversário e acabou expulso. O Coxa ficou com um jogador a menos.

Lesão e estreia

Já a 20 minutos de jogo, Thalisson saiu lesionado. Tiago Coser entrou para fazer sua estreia pelo Coritiba. O Maringá também perdeu um jogador por lesão: aos 29 minutos, o meia Zé Vitor (ex-Athletico) foi substituído por Léo Ceará.

Segundo tempo

No intervalo, saiu Everaldo e entrou o versátil Vini Paulista no Coxa. O Maringá voltou com tudo e já levou perigo aos 30 segundos, em chute de Negueba que Morisco mandou para escanteio. Na cobrança, Max Miller subiu mais que Fracchia e cabeceou na trave. Ele mesmo pegou o rebote e fez 1 a 0. O Coritiba seguiu recuado e tentando contra-ataques. Aos 14, Ronier cruzou para Bianqui, que chutou perto. Aos 21, saiu Dellatorre e entrou Gustavo Coutinho. Aos 28, entraram o volante Geovane e o ponta Wesley Pomba no Coxa. O cenário seguiu o mesmo. Aos 38, o 2º gol do Maringá, também em escanteio. Robertinho cruzou. Após desvio no meio da área, Julio finalizou, Morisco espalmou e Max Miller cutucou no rebote.