
A liderança do Coritiba na Série B do Campeonato Brasileiro está ameaçada. Na tarde deste sábado, jogando no Aflitos, em Recife (PE), a equipe comandada por Gustavo Morínigo teve um desempenho pobre e acabou derrotada pelo Náutico por 2 a 1. Caio Dantas e Rhaldney, com um gol em cada tempo, garantiram a vitória pernambucana, enquanto Luciano Castán diminuiu o placar já nos minutos finais do confronto, que ainda teve dois jogadores expulsos, um de cada lado (Gustavo Bochecha, do Coxa, e Jean Carlos, do Timbu, ambos aos 22 minutos do segundo tempo).
O resultado encerra uma sequência de três jogos sem derrota do alviverde (vinha de duas vitórias e um empate) e interrompe a má fase do alvirrubro (vinha de duas derrotas e um empate).
Com 61 pontos, o Coxa ainda é o líder da Segunda Divisão, mas para terminar a rodada assim terá de torcer contra o Botafogo, que tem dois pontos a menos e neste domingo joga o clássico contra o Vasco, em São Januário, às 16 horas.
O clube pernambucano, por outro lado, sobe para oitavo lugar com 48 pontos, mas tem chances remotas de garantir o acesso, uma vez que soma seis pontos a menos que CSA, Goiás e CRB, 4º, 5º e 6º colocados, respectivamente, sendo que os dois últimos ainda jogam na rodada.
PRÓXIMA RODADA
O Coritiba agora volta a campo na quarta-feira, às 21h30, quando joga fora de casa contra o Goiás, que também está brigando pelo acesso. Já o Timbu joga um dia antes, às 19 horas, contra o Confiança, no Batistão.
ESCALAÇÕES
Pelo lado visitante, o técnico Gustavo Morínigo contou com o retorno de Val, que havia cumprido suspensão na última rodada e ficou com a posição que havia sido de Matheus Sales anteriormente. Já na linha de meias do 4-2-3-1 coxa-branca, a mudança foi Robinho como titular, com Rafinha no banco de reservas.
Do lado mandante, a novidade no time de Hélio dos Anjos, em relação à derrota por 4 a 3 contra o Brusque na última rodada, foi o meio-campista Matheus Trindade no lugar do atacante Jaílson
PRIMEIRO TEMPO
A primeira chance de gol da partida – e que chance! – foi do Coritiba, que se valeu de um erro na saída de bola do Náutico para quase abrir o placar com Léo Gamalho. Depois do cruzamento de Igor Paixão, o atacante cabeceou como manda o manual, mas parou em grande defesa do goleiro Anderson, que pertence ao Athletico e está emprestado ao Timbu.
Depois disso, porém, quem tratou de assumir o comando do jogo foram os donos da casa, que criaram três boas oportunidades de gol até que, aos 16 minutos, Caio Dantas aproveitou uma cobrança de escanteio desviada na primeira trave para fazer um gol de ‘típico camisa 9’, aparecendo bem posicionado na pequena área e finalizando no contrapé do goleiro para eliminar qualquer chance de defesa.
Em desvantagem, o Coxa mudou a postura e começou a controlar as ações, criando boas chances para empatar com Igor Paixão e Val – o primeiro, inclusive, viu seu chute parar no travessão após um desvio na defesa adversária. O Timbu, por sua vez, só voltou a levar algum perigo já nos minutos finais da primeira etapa, numa cobrança de escanteio fechada de Jean Carlos, que quase converteu um gol olímpico.
SEGUNDO TEMPO
As equipes voltaram para a etapa final sem alterações nas escalações, mas com o Náutico encaixando melhor sua marcação e, consequentemente, negando espaços ao adversário. Até que, aos oito minutos, o Timbu não só destruiu, mas também construiu: Jean Carlos tentou o arremate, a bola desviou na zaga coxa-branca e, no rebote, Júnior Tavares usou a cabeça para ajeitar e Rhaldney chegar batendo de primeira da entrada da área, fazendo 2 a 0 para o time da casa.
As primeiras substituições do Coxa foram feitas aos 15 minutos e já por atacado, com Matheus Alexandre, Rafinha e Gustavo Bochecha entrando nos lugares de Natanael, Robinho e Val, respectivamente.
Apenas sete minutos depois de entrar em campo, no entanto, Bochecha acabou se estranhando com Jean Carlos numa jogada. Os dois foram repreendidos com o cartão amarelo pelo árbitro Flavio Rodrigues de Souza, mas insistiram no bate-boca e em seguida foram mandados pro chuveiro mais cedo.
A partir dali a partida perdeu em emoção, com o Náutico se restringindo a marcar e o Coxa tendo dificuldades para criar jogadas mais agudas. A última cartada de Morínigo, então, foram as entradas de William Alves e João Victor, aos 37 minutos, substituindo Léo Gamalho e Igor Paixão. O time produziu mais e voltou a levar perigo, mas só conseguiu descontar o marcador já nos minutos finais, com Luciano Castán, quando já não havia mais tempo para a reação.
FICHA TÉCNICA
NÁUTICO 2 x 1 CORITIBA
Náutico: Anderson; Thássio, Rafael Ribeiro, Camutanga (Carlão) e Júnior Tavares; Rhaldney (Djavan), Matheus Trindade (Jailson) e Matheus Jesus (Marciel); Jean Carlos; Vinícius e Caio Dantas Técnico: Hélio dos Anjos
Coritiba: Wilson; Natanael (Matheus Alexandre), Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Willian Farias e Val (Gustavo Bochecha); Waguininho, Robinho (Rafinha) e Igor Paixão (João Victor); Léo Gamalho (William Alves). Técnico: Gustavo Morínigo
Gols: Caio Dantas (16-1º), Rhaldney (8-2º) e Luciano Castán (50-2º)
Cartões amarelos: Matheus Trindade, Jean Carlos (N); Gustavo Bochecha (C)
Cartões vermelhos: Jean Carlos, Gustavo Bochecha (ambos aos 22-2º) e Marciel (após o apito final)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Local: Estádio Aflitos, em Recife (PE), sábado (06/11) às 16h15
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
3 – Náutico erra na saída de bola e entrega a posse para Igor Paixão, próximo da área pela esquerda. Ele ajeita a bola e cruza na medida para Léo Gamalho, que aparece livre na pequena área e cabeceia firme, pro chão. O goleiro Anderson faz uma grande defesa no reflexo, com os pés.
8 – Vinícius tabela com Caio Dantas na entrada da área e abre a jogada com Thássio pela direita, que cruza rasteiro. Caio Dantas desvia e a bola passa raspando a trave.
11 – Matheus Jesus recebe a bola na intermediária e arrisca um chute de canhota de longe. A bola passa ao lado do gol, com perigo.
12 – Jean Carlos recebe na direita e cruza na medida para Caio Dantas, que se antecipa ao zagueiro Henrique e cabeceia firme de dentro da área, ao lado do gol.
16 – Gol do Náutico! Cobrança de escanteio de Jean Carlos, Vinícius desvia a bola na primeira trave e a sobra fica com Caio Dantas, livre no segundo pau, que finaliza no contrapé do goleiro Wilson.
29 – Contra-ataque rápido do Coritiba. Val enfia a bola para a corrida de Igor Paixão, que avança desde o próprio campo até a área do adversário, quando tenta o chute colocado. A bola desvia em Camutanga, explode no travessão e sai.
35 – Cruzamento de Natanael. Igor Paixão se posiciona na segunda trave e ajeita de cabeça para Robinho, que chega batendo forte de primeira. A bola vai por cima do gol.
37 – Val recebe na intermediária, de frente para o gol, e bate forte na bola, buscando o ângulo. Sem reação, o goleiro Anderson só ficou olhando a bola, que passou perto da meta.
45 – Cobrança de escanteio muito fechada de Jean Carlos e a bola vai direto para o gol. Com um tapa, Wilson evita o tento olímpico.
SEGUNDO TEMPO
8 – Gol do Náutico! O time pernambucano desce pela esquerda. Jean Carlos recebe na entrada da área, tenta o chute e a bola desvia em Henrique. No rebote, Júnior Tavares dá um toquinho de cabeça para Rhaldney, que bate de primeira da entrada da área, no cantinho.
11 – Goleiro Anderson sai jogando errado e entrega a bola nos pés de Waguininho, na intermediária. O jogador coxa-branca arrisca por cobertura e a bola passa perto do gol. Seria um golaço!
13 -Jean Carlos dá passe enfiado. A bola passa em frente ao gol e Caio Dantas tenta alcançar, mas chega atrasado. Quase o terceiro!
22 – Gustavo Bochecha e Jean Carlos se estranham no meio de campo. O árbitro repreende os dois com um cartão amarelo, mas eles insistem no bate-boca e acabaram expulsos de campo.
31 – Rafinha recebe na intermediária, pela direita, e arrisca um chute de longe, que também passa longe do gol.
32 – Igor Paixão recebe na esquerda, corta para o meio e chuta colocado. O goleiro Anderson, bem posicionado, encaixa a bola.
49 – Rafinha chuta de longe e obriga outra boa defesa de Anderson, que espalma para escanteio.
50 – Gol do Coritiba! Cruzamento de Rafinha e Luciano Castán sobe para cabecear e diminuir o placar.