Paysandu x Coritiba
Paysandu x Coritiba (Crédito: DIvulgação/Jorge Luís Totti/Paysandu)

O Coritiba perdeu por 2 a 1 para o Paysandu, nessa quarta-feira (dia 23) à noite, em Belém, pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Coxa ficou na 9ª colocação, com 47 pontos, 9 pontos atrás do G4. O time do Pará está em 13º lugar da Série B, com 40 pontos.

Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Na próxima rodada, o Coritiba recebe o CRB, na segunda-feira (dia 28) às 18 horas, no Couto Pereira.

Desempenho

Nos 90 minutos de jogo, o Coritiba teve raros momentos de bom futebol. Sofreu um bombardeio de cruzamentos e arremates do Paysandu desde o início. E abriu o placar aos 24 minutos do 1º tempo graças a jogada individual de Lucas Ronier. Para completar, aos 9 do 2º, ficou com um jogador a mais, após expulsão de Matheus Trindade, do time mandante. O Coxa não soube aproveitar as duas vantagens (placar e superioridade numérica) e sofreu o empate aos 30. Além dos excesso de erros individuais, o time foi frouxo nos lances mais físicos. E levou o 2º gol aos 44, em contra-ataque.

Fases

O placar interrompeu a boa fase do Coritiba, que vinha de 2 vitórias seguidas e acumula agora 4 vitórias nos últimos 7 jogos. Já o Paysandu vive momento irregular, com 3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas nas últimas 7 rodadas.

  • ARTILHEIROS DO CORITIBA EM 2024
  • 1º Robson (ponta) 14 gols em 34 jogos
  • 2º Matheus Frizzo (meia/extremo) 14 gols em 44 jogos
  • 3º Lucas Ronier (extremo/meia) 6 gols em 39 jogos
  • 4º Júnior Brumado (centroavante) 5 gols em 14 jogos

Escalação do Coritiba

As baixas no Coritiba eram os volantes Vini Paulista (suspenso) e Morelli (lesão) e o centroavante Eberth (lesão). A única modificação em relação ao último jogo foi a entrada do volante Zé Gabriel no lugar de Vini.

Esquema tático

O técnico Jorginho usou como base o esquema tático 4-2-3-1, com Sebá Gómez e Zé Gabriel como volantes. Na linha de três, Josué era o armador centralizado, entre dois extremos (Lucas Ronier na direita e Matheus Frizzo na esquerda).

Escalação do Paysandu

No Paysandu, as baixas eram o ponta Edinho e o volante Leandro Vilela (29 anos, ex-Paraná Clube), ambos em recuperação. O meia Biel (emprestado pelo Coxa) não foi relacionado. O centroavante camaronês Joel e o volante Val, ambos ex-Coritiba, começaram no banco. O técnico Márcio Fernandes armou o time no 4-2-3-1, com Paulinho Bóia (direita), Borasi (esquerda) e Robinho (centro) na linha de três.

Primeiro tempo

O Paysandu jogou avançado e aplicou forte pressão na saída de bola adversária no início. O Coxa teve dificuldades nesse começo, errou demais na saída de bola e precisou de duas boas defesas do goleiro Pedro Morisco para seguir vivo no jogo. Com o tempo, o visitante começou a encontrar espaços, aplicou contra-ataques e abriu o placar já aos 24 minutos, em bela jogada individual de Lucas Ronier, que terminou com finalização de Júnior Brumado: 1 a 0. Depois, o jogo perdeu intensidade. O Paysandu chegou a fazer um gol aos 46, com o argentino Borasi, mas o VAR flagrou impedimento.

No geral, o mandante conseguiu atacar mais, com 14 finalizações (9 de dentro da área) e 5 cruzamentos certos. Já o Coxa só arrematou quatro vezes e só acertou um cruzamento.

Segundo tempo

O jogo recomeçou com expulsão. Aos 9 do 2º tempo, Matheus Trindade tentou cortar um lançamento, saltou e chutou o rosto de Frizzo. O Paysandu ficou com um jogador a menos. O Coritiba não conseguiu aproveitar a vantagem de um jogador a mais e passou a sofrer ataques do mandante. Aos 19 minutos, as primeiras substituições no Coxa, com as entradas dos pontas Alef Manga e Figueiredo.

Pênalti

Aos 25, a bola bateu no braço de Figueiredo, dentro da área, após cruzamento. O VAR chamou e o árbitro marcou o pênalti. João Vieira cobrou e converteu: 1 a 1. Aos 33, o ponta Robson entrou no lugar de Zé Gabriel. O Coxa se perdeu em campo e levou o segundo gol aos 44, em contra-ataque pelo lado esquerdo. Aos 49, entraram o meio-campista Matheus Bianqui e o ponta Wesley Pomba.

Estatísticas

Nos 90 minutos, o Coritiba teve 53% de posse de bola, 6 finalizações (2 certas) e 13 faltas cometidas. O Paysandu terminou com 22 arremates (7 certos) e 10 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.

PAYSANDU 2×1 CORITIBA
Paysandu: Matheus Nogueira; Edilson (Kevyn), Wanderson, Lucas Maia e Bryan; João Vieira e Matheus Trindade; Paulinho Bóia (Jean Dias), Robinho (Netinho) e Borasi (Luan Freitas); Nicolas (Ruan Ribeiro). Técnico: Marcio Fernandes
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Benevenuto, Bruno Melo e Jamerson; Sebá Gómez (Matheus Bianqui) e Zé Gabriel (Robson); Lucas Ronier (Alef Manga), Josué e Matheus Frizzo (Figueiredo); Júnior Brumado (Wesley Pomba). Técnico: Jorginho
Gols: Junior Brumado (24-1º), João Vieira (30-2º) e Jean Dias (44-2º)
Expulsão: Matheus Trindade (9-2º)
Cartões amarelos: Robinho, Netinho (P). Benevenuto (C).
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
Local: Curuzu, em Belém (PA)

  • PRINCIPAIS LANCES
  • Primeiro tempo
  • 5 – Edilson cruza. João Vieira cabeceia sobre o gol.
  • 8 – Paulinho Bóia recebe na área, gira e chuta no canto. Morisco espalma.
  • 14 – Contra-ataque. Paulinho Bóia chuta de fora da área. Morisco pega no canto.
  • 17 – Boa troca de passes. Frizzo aciona Brumado, na área. Ele chuta cruzado. O goleiro defende.
  • 24 – Gol do Coritiba. Lucas Ronier recebe na intermediária, gira, dribla dois e rola para Brumado, na área, chutar no canto.
  • 41 – Borasi cruza rasteiro. Bryan recebe na cara do gol. Bruno Melo salva na última hora.
  • 46 – Edilson lança. Borasi recebe nas costas da defesa e toca no canto. O gol é anulado pelo VAR, por impedimento.
  • Segundo tempo
  • 13 – Bryan para João Vieira para Borasi, que entra livre na área e chuta cruzado. A bola passa perto.
  • 16 – Josué cruza. Brumado cabeceia perto, sobre o gol.
  • 25 – A bola bate no braço de Figueiredo. Pênalti.
  • 30 – Gol do Paysandu. João Vieira cobra o pênalti com um chute forte e rasteiro, no centro.
  • 44 – Gol do Paysandu. Ruan Ribeiro dispara pela esquerda e cruza rasteiro. Jean Dias completa livre na área.