IMG-20241111-WA0048
Matheus Frizzo em Coritiba x Santos (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba perdeu por 2 a 0 para o Santos, nessa segunda-feira (dia 11) à noite, no Couto Pereira, pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 10º lugar, com 50 pontos. A equipe paulista ampliou sua vantagem na liderança, chegando a 68 pontos, e assegurou o acesso à Série A.

Antes do início da partida, o Coxa já não tinha chance de acesso, nem risco de rebaixamento. Ou seja, apenas cumpria tabela. Já o Santos buscava a vitória para garantir matematicamente a vaga na Série A de 2025.

Clique aqui para ver a classificação completa, no site Srgoool.

Nas últimas duas rodadas, o Coxa ainda vai enfrentar Chapecoense (fora) e Botafogo-SP (no Couto).

Recorde negativo

O time de 2024 tenta evitar a pior classificação e a pior pontuação do Coritiba na Era dos Pontos Corridos da competição. Desde 2006, quando disputou pela primeira vez, o Coxa teve sua pior participação em 2018, com o 10º lugar e 52 pontos.

Brigas

Torcedores e policiais militares entraram em confronto no estádio Couto Pereira durante a partida. Os confrontos ocorreram tanto dentro quanto fora do estádio. Clique aqui para saber mais.

Escalação do Coritiba

As baixas no Coritiba eram os volantes Vini Paulista (suspenso), Sebá Gómez (seleção colombiana) e Morelli (lesão). Outras baixas por contusão eram o zagueiro Maurício Antonio e o centroavante Éberth. O técnico Jorginho formou a dupla de volantes com Zé Gabriel e Geovane Meurer. Ele manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Josué (centro), Matheus Frizzo (esquerda) e Lucas Ronier (direita) na linha de três.

Escalação do Santos

No Santos, as baixas eram o zagueiro Jair Cunha (negociado com a Atalanta-ITA), o goleiro João Paulo (lesão), o meia Serginho (suspensão), os volantes Diego Pituca (suspensão) e Tomás Rincón (seleção da Venezuela) e o meia-atacante Miguelito Terceros (seleção da Bolívia). O time paulista também usou o 4-2-3-1, com Otero (direita), Giuliano (centro) e Guilherme (esquerda) na linha de três.

Primeiro tempo

Apesar de estar apenas cumprindo tabela, o Coritiba mostrou profissionalismo e apresentou disposição em campo. Teve mais posse de bola (66%) e finalizações que o Santos (8 a 7) na primeira etapa, mas acabou pagando o preço por erros individuais. Aos 18, Giuliano (ex-Paraná Clube) deu bom passe em profundidade, aproveitando espaço deixado por Benevenuto. Wendel Silva recebeu na área e fuzilou: Santos 1 a 0. O Coxa viveu alguns bons momentos e levou perigo em chutes de Frizzo e Ronier. Só que o time paulista esbanjou qualidade individual em certos lances, como aos 40 minutos. Foi quando Otero fez um golaço de falta, sem chance para Morisco: 2 a 0.

Segundo tempo

No intervalo, saiu Brumado e entrou o atacante Robson. O jogo perdeu intensidade, o Santos corrigiu a marcação e os lances ofensivos desapareceram, dos dois lados. Aos 15, mais duas trocas no Coxa, com as entradas do ponta Alef Manga e do volante Henrique Melo (20 anos, do time sub-20). O novato fez sua estreia como profissional. O cenário pouco mudou. Aos 28, saiu Frizzo e entrou o centroavante Brandão. Aos 32, Jamerson saiu lesionado. Entrou Rodrigo Gelado. O Santos se fechou na defesa e o Coxa não teve forças para criar chances no fim.

Estatísticas

Nos 90 minutos, o Coritiba teve 59% de posse de bola, 16 finalizações (4 certas) e 11 faltas cometidas. O Santos terminou com 10 arremates (4 certos) e 5 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.

CORITIBA 0x2 SANTOS

  • Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Benevenuto, Bruno Melo e Jamerson (Rodrigo Gelado); Zé Gabriel e Geovane Meurer (Henrique Melo); Lucas Ronier, Josué (Alef Manga) e Matheus Frizzo (Brandão); Júnior Brumado (Robson). Técnico: Jorginho
  • Santos: Gabriel Brazão; Hayner, João Basso, Gil (Luan Peres) e Escobar; João Schmidt e Sandry; Otero (Laquintana), Giuliano (Willian Bigode) e Guilherme (Patrick); Wendel Silva (Furch). Técnico: Fábio Carille
  • Gols: Wendel Silva (18-1º), Otero (40-1º)
  • Cartões amarelos: Wendel Silva, Sandry (S). Benevenuto, Brumado (C).
  • Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
  • Público: 14.099 pagantes
  • Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES

  • Primeiro tempo
  • 3 – Matheus Frizzo chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
  • 9 – Guilherme chuta forte, de fora da área. Morisco segura.
  • 14 – Giuliano chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
  • 18 – Gol do Santos. Giuliano dá passe em profundidade. Wendel Silva recebe na área e chuta na saída de Morisco.
  • 24 – Boa troca de passes. Ronier chuta no canto, de fora da área. Brazão espalma.
  • 25 – Frizzo solta a bomba de fora da área. Brazão rebate.
  • 30 – Otero cobra falta de longa distância com um chute cheio de veneno. Morisco espalma.
  • 40 – Gol do Santos. Falta de longa distância. Otero cobra e acerta o ângulo. Golaço.

Segundo tempo
23 – Ronier lança. Robson domina na área, gira e chuta no ângulo. Brazão segura.