
O Coritiba volta a campo neste sábado (dia 27) às 18h30, quando enfrenta o Cuiabá na Arena Pantanal, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O adversário é comandado pelo técnico António Oliveira, que dirigiu o time paranaense de janeiro a abril de 2023.
Para esse duelo, o técnico Antonio Carlos Zago tem retornos e um novo desfalque confirmado. A tendência é que altere todos os setores da equipe: goleiro, defesa, meio-campo e ataque.
CENTROAVANTE
A baixa confirmada é o centroavante Zé Roberto, suspenso pela expulsão na derrota para o Atlético-MG. Ele vinha atuando como titular. O substituto imediato dele seria Rodrigo Pinho, mas Zago vinha usando esse jogador na ponta-esquerda. O técnico demonstrou preferência em usar Alef Manga como centroavante, mas o jogador teve o contrato suspenso provisoriamente até que resolva sua situação com o caso dos apostadores. Outra opção para centroavante seria Cadorini, que acabou afastado pelos novos comandantes do departamento de futebol – Artur Moraes e Carlos Amodeo, que chegaram ao clube após a aprovação da Sociadade Anônima do Futebol (SAF).
GOLEIRO
Se é certo que o centroavante será trocado, a camisa um também deve ter alterações. O goleiro Gabriel está recuperado, após um problema no joelho que o tirou da última partida. Luan Polli estreou pelo clube contra o Atlético-MG e teve boa atuação. A tendência é que Gabriel retorne, mas Zago ainda não confirmou.
VOLANTE
O volante Willian Farias, 33 anos, está recuperado de lesão muscular, após duas semanas de tratamento. Ele foi titular em três jogos com Zago e passa a disputar posição com Liziero.
ZAGA
O zagueiro Chancellor, que era titular com Zago, foi afastado, para treinar em grupo separado. Com isso, o treinador será obrigado a modificar o sistema defensivo. Ele ainda não vai contar com os zagueiros Kuscevic e Thiago Dombroski, que estão em fase final de recuperação.
Chancellor vinha jogando pelo lado esquerdo da zaga, onde Zago improvisou o lateral Victor Luís em quatro partidas. Outra opção é Vilar, que veio por empréstimo do Maringá, estreou pelo Coxa na derrota por 3 a 0 para o Fortaleza, há um mês, e não foi mais utilizado desde então.
ESQUEMA TÁTICO
Zago já declarou que escolheu jogar com três zagueiros no Coritiba pelas características dos jogadores do elenco. Ele iniciou seu trabalho no clube no 3-1-4-2 – derrota por 3 a 0 para o Fortaleza. No jogo seguinte, adotou o 5-4-1 para defender e o 3-4-3 para atacar. E vem usando esse sistema desde então.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO
Se mantiver esse formato, uma provável escalação para sábado é Gabriel (Luan Polli); Natanael (Marcos Vinícius), Bruno Viana, Chancellor, Victor Luís (Vilar) e Jamerson; Willian Farias (Liziero), Bruno Gomes, Kaio César (Boschilia) e Marcelino Moreno; Robson (Rodrigo Pinho).
SETOR OFENSIVO
Marcelino Moreno vem jogando como extremo (meia-ponta) na esquerda. Robson vinha atuando pela direita, mas deve ser improvisado como centroavante nas próximas partidas.
Para o lado direito do setor ofensivo, a principal opção é Kaio César. No entanto, o meia Boschilia já foi usado por Zago como extremo. Boschilia já se destacou nessas funções pelo lado do campo no futebol francês. Na temporada 2016/17, jogando como extremo pela esquerda pelo Monaco, ele somou seis gols e duas assistências em 11 jogos (cinco como titular). Na temporada 2018/19, pelo Nantes, jogou na ponta-direita e somou quatro gols e quatro assistências em 29 jogos (14 como titular).