Couto Pereira, casa do Coritiba (Crédito: Franklin de Freitas)

O Coritiba recebeu R$ 1,9 milhões pelas vendas de pay-per-view no contrato com o Premiere Futebol Clube (PFC) referente ao Campeonato Brasileiro de 2022. O valor é 86 vezes menor que o clube que mais ganhou nesse acordo, o Flamengo, que faturou R$ 163,9 milhões. Os dados foram divulgados nessa segunda-feira (dia 27) pelo colunista do UOL Allan Simon.

O valor divulgado se refere apenas ao pay-per-view e não inclui os direitos de transmissão por TV aberta (Globo) e por TV paga (Sportv).

A maioria dos clubes recebe uma porcentagem de quantidade de pacotes de pay-per-view vendidos – quando o torcedor faz a assinatura ele indica um clube que será favorecido. Alguns clubes, porém, negociaram um valor fixo pelo pay-per-view e não dependem da quantidade de pacotes vendidos. É o caso de Flamengo, Corinthians, Palmeiras e Grêmio. Os quatro foram os que mais ganharam nesse contrato em 2022.

Do total de pacotes vendidos pelo Premiere, o Coritiba foi responsável por 0,5%. Por isso, recebeu R$ 1,9 milhão. O Athletico Paranaense não assinou contrato com o Premiere.

VALORES DO PPV EM 2022
Quantia recebida por cada clube pelo pay-per-view do Brasileirão 2022

ClubeValor em milhõesPorcentagem das vendas
1º Flamengo*R$ 163,921,50%
2º Corinthians*R$ 110,012,20%
3º Palmeiras*R$ 50,09,00%
4º Grêmio*R$ 45,36,60%
5º São PauloR$ 33,89,20%
6º VascoR$ 24,96,80%
7º CruzeiroR$ 22,16,00%
8º Atlético-MGR$ 19,95,40%
9º InternacionalR$ 18,84,90%
10º FluminenseR$ 12,73,50%
11º BotafogoR$ 11,53,10%
11º SantosR$ 11,53,10%
13º BahiaR$ 7,32,00%
14º CearáR$ 2,90,81%
15º FortalezaR$ 2,30,60%
16º CoritibaR$ 1,90,50%
17º GoiásR$ 1,20,30%
18º AvaíR$ 1,00,27%
19º América-MGR$ 0,60,15%
20º Atlético-GOR$ 0,50,15%
21º JuventudeR$ 0,40,10%
22º BragantinoR$ 0,10,04%
23º CuiabáR$ 0,10,04%
*Clubes que recebem um valor fixo — e não com base no porcentual de vendas

“Os clubes contam ainda com o contrato de TV aberta e TV paga. No caso da TV aberta, todos os 20 participantes da Série A de 2022 estavam contemplados e dividiram cerca de R$ 823 milhões com base no critério 40/30/30 (40% do valor era distribuído igualmente, 30% por número de transmissões, e 30% por posição na tabela, como premiação, mas do 1º ao 16º). Na TV paga, só o Athletico não fez parte do contrato com o Sportv, que distribuiu outros R$ 686 milhões”, explicou Allan Simon, na sua coluna no UOL.