Coritiba Série B

Coritiba reencontra Ferroviária 30 anos após goleada histórica

O único jogo entre Coritiba e Ferroviária no Couto Pereira em toda história terminou com o placar de 8 a 0 para o time paranaense

João Pedro Ocanha Scremin, supervisionado por Silvio Rauth Filho
Alex em 1995, no seu primeiro ano como profissional: goleada do Coritiba sobre a Ferroviária

Alex em 1995, no seu primeiro ano como profissional: goleada do Coritiba sobre a Ferroviária (Crédito: Arquivo Bem Paraná)

O Coritiba enfrenta nesta sexta-feira (dia 5) às 21h30 a Ferroviária (SP) pela 25ª rodada da Série B do Brasileirão 2025.

CORITIBA 8×0 FERROVIÁRIA

A partida dessa sexta-feira, será apenas a 2ª vez em que Coritiba e Ferroviária se enfrentam no Couto Pereira. Na primeira ocasião, o Coxa venceu por 8 a 0, em 16 de agosto de 1995, em partida válida pela 1ª fase da Série B do Brasileirão de 95.

Na ocasião, os gols foram marcados por: Gralak, Zambiasi, Dirceu, Marcelo Souza, Daniel Edgar, Ademir Alcântara (duas vezes) e Alex, que fazia sua primeira temporada como profissional.

Líder do returno

Em 2025, a equipe de Araraquara (SP) está invicta há 7 jogos. E, ao lado da Chapecoense, é a líder do returno da Série B, com 3 vitória e 2 empates nos últimos 5 jogos:

Classificação

Mesmo invicta desde a rodada 18 quando empatou por 1 a 1 com o Athletico-PR na Arena da Baixada, a equipe paulista chega a 25ª rodada dessa série B na parte debaixo da tabela de classificação, ocupando a 13ª posição.

Athletico 1×1 Ferroviária (Crédito: Rui Santos)

Após o empate por 2 a 2 em casa contra o Cuiabá na última rodada, a Ferroviária deixou o gramado da Arena Fonte Luminosa vaiada pela sua torcida, após abrir 2 a 0, a equipe cedeu o empate no 2º tempo e deixou escapar 2 pontos importantes na Série B 2025.

Nesse momento a equipe do interior paulista é a 13ª colocada com 31 pontos, 8 pontos abaixo do G4 e 6 acima da zona de rebaixamento.

Artilheiro

O artilheiro da Ferroviária é o centroavante Carlão, de 33 anos, que marcou 8 gols nessa Série B. Dois deles foram na vitória de virada sobre o Coritiba, no 1º turno, em Araraquara (SP), pelo placar de 2 a 1.

Carlão já defendeu o Paraná Clube na temporada 2015, na ocasião marcou 6 gols em 18 jogos com a camisa tricolor, incluindo um hat-trick (3 gols) na derrota para o Ceará no Castelão por 4 a 3 na Série B daquele ano.

Dois jogadores ex-Coritiba

Dentre os titulares da “Ferrinha”, o camisa 10 da equipe paulista é um velho conhecido da torcida coxa-branca, Fabrício Daniel, meia-atacante de 28 anos, que tem 40 jogos com a camisa do Coritiba.

Fabrício Daniel comemora gol pelo Coritiba (Crédito: Valquir Aureliano)

Além de Fabrício Daniel, outro conhecido é Thiago Lopes, meia de 28 anos, que foi revelado pelo Coritiba e tem 112 jogos com a camisa alviverde.

Thiago Lopes (Crédito: Geraldo Bubniak)

Desfalques e escalação

A Ferroviária não terá os meio-campistas Netinho (27 anos, ex-Água Santa e Paysandu) e Albano (28 anos, ex-Londrina e Paraná Clube), ambos em recuperação. Netinho é o melhor jogador de linha do time na Série B, segundo o ranking Sofascore. Ele tem dois gols e três assistências em 20 jogos.

Outra baixa é o zagueiro Ronaldo Alves (36 anos, ex-Athletico-PR e Inter), suspenso por cartões. O lateral-direito Lucas Rodrigues é dúvida.

O meia-atacante Fabrício Daniel (ex-Coritiba) retorna de suspensão. Recém-contratado, o meia David Souza (21 anos, ex-Palmeiras e Ceará) deve ser a novidade no banco.