
O Coritiba vem reformulando o elenco desde o início de julho. Além de trazer 11 reforços e estar perto de anunciar o 12º, o clube também reduziu o grupo em mais quatro nomes nessa semana. Os meias Boschilia e Gabriel Silva foram negociados para o futebol europeu. O atacante Rodrigo Pinho foi afastado e será negociado para outra equipe – o destino ainda não foi definido. E o volante Liziero rescindiu.
Liziero
O volante Liziero, 25 anos, estava emprestado pelo São Paulo ao Coritiba. Como está sendo pouco utilizado e com a chegada do volante grego Samaris, o acordo foi para rescindir com o clube paranaense. O clube paulista, dono dos direitos do jogador, já acertou um empréstimo para o Iverdon, campeão da segunda divisão da Suíça na temporada 2022/23. O contrato tem cláusula de preferência de compra de 3,5 milhões de euros por 80% dos direitos econômicos.
Fundado em 1948, o Iverdon tem dois títulos na história, ambos da segunda divisão: um em 2004/05 e outro em 2022/23. Na primeira divisão 2023/24, o time começou com duas vitórias, um empate e duas derrotas.
Liziero chegou ao Coritiba em fevereiro de 2023 e somou 17 jogos pelo clube (10 como titular).
Rodrigo Pinho
O atacante Rodrigo Pinho, 32 anos, será negociado pelo Coritiba. O jogador foi comprado por 500 mil euros em janeiro de 2023 e assinou contrato válido até 2025. Ele pode ser emprestado para outra equipe ou ser vendido em definitivo, conforme a proposta.
Pinho não atua há mais de um mês, desde 24 de julho. Ele começou bem a passagem pelo Coritiba, com cinco gols em 12 jogos no Paranaense. Depois, caiu de produção e perdeu espaço. Agora, soma cinco gols e uma assistência em 26 partidas pelo clube (20 como titular).
Reforços em julho e agosto
Os 11 reforços confirmados pelo Coritiba entre julho e agosto são o lateral-direito Hayner (Dnipro-UCR), os zagueiros Reynaldo (ex-Cruzeiro) e Maurício Antônio (ex-Marítimo-POR), os volantes Fransérgio (ex-Bordeaux-FRA), Sebastían Gómez (ex-Atlético Nacional-COL) e Samaris (ex-Benfica-POR), e os atacantes Slimani (ex-Anderlecht-BEL), Diogo Oliveira (ex-Pumas-MEX), Edu (ex-Cruzeiro), Lucas Barbosa (ex-Santos) e Maurício Garcez (ex-CSKA Sofia-BUL). O próximo pode ser o ponta Jesé, ex-Real Madrid.