Coritiba x Fortaleza (Crédito: Geraldo Bubniak)

O Coritiba terminou o Campeonato Brasileiro do ano passado na lanterna da bola parada defensiva. Foi o time que mais sofreu gols de faltas, escanteios e laterais na edição 2022, empatado com o Avaí, com 16 gols dessa forma em 38 rodadas.

Em 2023, a competição ainda está na sexta rodada e o Coritiba já figura entre os piores nesse ranking. Já foram três gols sofridos dessa forma. O último ocorreu na derrota no Atletiba do último domingo, em cobrança de lateral. “Equipe experiente não pode tomar gol de lateral”, reclamou o técnico Antonio Carlos Zago, em entrevista coletiva, ainda na Arena da Baixada.

Na derrota por 3 a 1 para o Bahia, o Coxa levou um gol de cabeça, após cobrança de falta. Para completar, sofreu um gol originado em cobrança de escanteio na derrota por 3 a 0 para o Fortaleza.

Só três clubes sofreram mais gols de falta, escanteio e lateral no Brasileirão 2023 até agora: Goiás, Corinthians e Bragantino, com quatro cada.

Só dois clubes ainda não levaram gols nesses tipos de jogada até agora: Palmeias e Fluminense.

BOLA PARADA OFENSIVA
O Coritiba só fez um gol em jogada de falta, escanteio ou lateral no Brasileirão 2023. Foi em cobrança de lateral de Jamerson para Alef Manga, que tocou para Bruno Gomes chutar. Foi no empate em 1 a 1 com o São Paulo.

Nesse ranking, o Coritiba divide o penúltimo lugar com outros seis times. O lanterna é o América-MG, que não fez gols nesses tipos de jogada até agora. Os líderes são Flamengo, Fluminense e Palmeiras, com quatro cada.

Em 2022, o Coritiba também não foi bem na bola parada ofensiva, marcando apenas sete gols em faltas, escanteios e laterais – foi o quinto pior da competição nesse quesito.