
O Coritiba segue monitorando a situação do centroavante Islam Slimani, 35 anos, que está livre no mercado após deixar o Anderlecht, da Bélgica. O clube paranaense trata a negociação como prioridade e aguarda uma resposta dos representantes do jogador.
A boa notícia para o Coritiba é que o Anderlecht dificilmente vai seguir com Slimani. O clube belga fez uma proposta de renovação contratual e, até o início do mês, o jogador via com bons olhos essa possibilidade. Em entrevista para o L´Equipe, da França, ele chegou a elogiar o Anderlecht. “Encontrei estabilidade, bons jogadores, boa equipa técnica e adeptos apaixonados e um clube com uma grande história. Ficar seria o ideal. Senti-me bem em Bruxelas e adorei este clube. Temos trocas, vamos ver que rumo vai dar nos próximos dias”, disse o centroavante, que fez nove gols em 16 jogos pela equipe belga.
Após essas declarações de Slimani, porém, o Anderlecht contratou dois centroavantes com características semelhantes ao argelino: o dinamarquês Kasper Dolberg (1,87 m de altura e 11 gols em 40 jogos pela seleção) e o argentino Luiz Vázquez (1,90 m de altura, ex-Boca Juniors). Com isso, é pouco provável que o clube belga busque mais um grandalão para o ataque – Slimani tem 1,88 m de altura e é famoso pelos gols de cabeça.
Agora, segundo informações da imprensa belga, Slimani aguarda outras propostas para decidir qual seu destino. O jogador tem esperança se receber uma oferta para jogar no milionário futebol da Arábia Saudita. Caso não feche com esse mercado, ele aguarda propostas de outros centros onde teve bom desempenho, como França e Portugal.
Maior artilheiro da seleção argelina
Islam Slimani, 35 anos e 1,88 m de altura, é o maior artilheiro da história da seleção da Argélia, com 41 gols em 93 jogos. Fica à frente de Tasfaout, que fez 36 gols em 87 partidas nos anos 90, e do ponta Riyad Mahrez, do Manchester City, que tem 30 gols em 83 partidas.
No total da carreira, por clubes e seleção, ele soma 213 gols em 544 jogos.
Experiência internacional
Slimani disputou a Copa do Mundo de 2014 e marcou dois gols em quatro jogos. Inclusive, fez um gol na Arena da Baixada, no empate em 1 a 1 com a Rússia. Também disputou cinco edições da Copa Africana de Nações – somou 4 gols e 4 assistências em 15 partidas. Tem um título com a seleção: campeão da Copa Africana de Nações em 2019.
Último jogo internacional
O centroavante atuou pela seleção argelina na última Data Fifa, em junho, jogando no amistoso contra a Tunísia e na partida contra Uganda, válida pelas Eliminatórias para a Copa Africana de Nações.
Desempenho no Anderlecht
Na última temporada, 2022/23, Slimani começou no Brest, da França. Fez dois gols e três assistências em 18 jogos. Na janela de dezembro, acertou com o Anderlecht. No clube belga, disputou 16 jogos, marcou nove gols e deu uma assistência. Seu último jogo pelo clube foi em abril. Com o fim do contrato, ficou livre no mercado.
Auge da carreira
O auge da carreira de Slimani foi entre 2013 e 2016, atuando pelo Sporting Lisboa. Lá, marcou 61 gols em 123 jogos. Entre os estrangeiros, é o sexto maior artilheiro da história do clube português. No geral, é o 28º na lista de goleadores do Sporting. Conquistou dois títulos pela equipe: uma Supertaça e uma Taça de Portugal. A melhor temporada foi em 2015/16, com 31 gols em 46 jogos.
Transferências
Slimani foi comprado três vezes na carreira. Defendeu dez clubes. Nas outros transferências, saiu em passe livre ou por empréstimo. A maior compra foi em 2016, quando o Leicester pagou 31 milhões de euros pelo centroavante. Antes, em 2013, foi comprado pelo Sporting Lisboa por 300 mil euros, pagos ao Belouizdad, da Argélia.
Premier League
O centroavante argelino não conseguiu brilhar na Premier League, mas não saiu com números negativos. Pelo Leicester, foram 13 gols e 7 assistências em 46 jogos entre 2016 e 2017. Em 2018, teve uma passagem apagada pelo Newcastle United – apenas quatro gols e nenhum gol.