Divulgação/Coritiba – Alef Manga comemora com Morínigo: vitória suada e de virada do Coritiba

Foi sofrido, mas o Coritiba conseguiu sua segunda vitória no Campeonato Paranaense de 2022. Jogando no Estádio Anilado, em Francisco Beltrão, o time alviverde superou por 2 a 1 o União Beltrão. O meia-atacante Sato abriu o placar para o time da casa, aos cinco minutos do primeiro tempo, mas Igor Paixão deixou tudo igual dez minutos depois. Na segunda etapa, aos sete minutos, Alef Manga garantiu a virada e a vitória para o time da capital, que ainda sofreu para segurar a vantagem nos minutos finais: Matheus Alexandre foi expulso aos 43 e no último lance do jogo o atacante Tibagi, do União, acertou uma bola no travessão.

Com seis pontos em três rodadas, o Coxa agora aparece na quarta posição da primeira fase do estadual, superando na tabela o arquirrival Athletico, que tem cinco pontos. O União, por sua vez, perdeu as três partidas que disputou e aparece na lanterna da competição, sendo a única equipe ainda zerada em pontos.

Na próxima quarta-feira o Coritiba volta a campo para enfrentar o Rio Branco de Paranaguá, às 19h30, no Couto Pereira. O União joga no dia seguinte, às 19 horas, contra o Cianorte, novamente no Anilado.

100 JOGOS

O jogo pela terceira rodada do Campeonato Paranaense marcou também a centésima partida do volante Matheus Sales com a camisa do Coritiba. Titular da equipe, o atleta celebrou o feito com estilo, dando a assistência para o gol de empate do Coxa, marcado por Igor Paixão.

ESCALAÇÃO

Para a partida em Francisco Beltrão, o técnico do Coritiba, Gustavo Morínigo, apostou numa escalação repleta de novidades. Ao todo, foram cinco mudanças no onze inicial em relação à derrota contra o Operário, no meio de semana, com o lateral-direito Natanael, o zagueiro Guillermo de los Santos, o lateral-esquerdo Ângelo e os meio-campistas Val e Gustavo Bochecha nos lugares de Matheus Alexandre, Henrique, Egídio, Willian Farias e Pablo García, respectivamente.

PRIMEIRO TEMPO

Mesmo jogando com um meio de campo, em tese, com marcação reforçada (devido à presença de três volantes: Matheus Sales, Val e Bochecha), o Coritiba não foi seguro defensivamente ao longo de todo o primeiro tempo e, na hora de atacar, pecou pela falta de organização. Não à toa, um dos poucos destaques da equipe na primeira metade do jogo foi o goleiro Alex Muralha, que fez três grandes defesas.

O primeiro gol da partida veio logo aos cinco minutos, com os donos da casa abrindo o placar num belo lance, com direito a cruzamento de trivela de Patrick antes do gol de Sato. Num lance de sorte porém, o Coxa buscou o empate dez minutos depois, com Igor Paixão aproveitando uma ‘assistência despretensiosa’ de Matheus Sales – a bola ainda passou por baixo das pernas do goleiro Fernando antes de entrar no gol.

SEGUNDO TEMPO

Assim como na etapa inicial, quem começou levando perigo ao gol adversário foi o União, que aos seis minutos viu o atacante Wellisson cobrar bem uma falta de longe, que acabou parando no travessão. Na sequência da oportunidade perdida, contudo, o castigo: Igor Paixão puxou bom contra-ataque e serviu para Alef Manga, que teve tranquilidade para cortar o marcador e chutar colocado, sem chance de defesa para Fernando.

Mesmo com a vantagem no placar, Morínigo tratou de colocar mais um atacante no Coxa aos 11 minutos, com Luizão substituindo o volante Bochecha. Aos 33, mais piás do Couto em campo, com Vinicius Ribeiro, Bernardo e Biel substituindo Alef Manga, Val e Régis, respectivamente.

Quem esteve mais perto de fazer o gol, porém, foi o União, que criou boas oportunidades, mas não conseguiu buscar o empate, mesmo após a expulsão de Matheus Alexandre, já nos minutos finais da partida. Sorte do Coritiba, que no último lance do jogo ainda viu o atacante Tibagi ainda mandou uma bola na trave.

FICHA TÉCNICA

UNIÃO BELTRÃO 1 x 2 CORITIBA

União: Fernando; Gabriel, Dadalt, Márcio Júnior e Wender (Marcos Paraná); Giba (Felipe Guzman), Nelsinho, Sato (Albino) e Patrick (Diego Paulista); Flávio e Wellisson (Tibagi). Técnico: Rafael Andrade
Coritiba: Alex Muralha; Natanael (Matheus Alexandre), Guillermo, Márcio e Ângelo; Val (Bernardo), Matheus Sales e Bochecha (Luizão); Régis (Biel), Alef Manga (Vinicius Ribeiro) e Igor Paixão. Técnico: Gustavo Morínigo
Gols: Sato (5-1º), Igor Paixão (15-1º), Alef Manga (8-2º)
Cartões amarelos: Matheus Alexandre, Márcio Silva (C)
Cartão vermelho: Matheus Alexandre (43-2º)
Árbitro: Elvio Kertelt Legnani
Público: 1.466 (total)
Renda: R$ 49.755,00
Local: Estádio Anilado, em Francisco Beltrão, domingo, às 20 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

2 – Bola cruzada da esquerda. Flávio tenta cabecear, a bola passa e sobra para Sato, que finaliza à queima-roupa. Muralha sai bem do gol, fecha o ângulo e pratica grande defesa.

5 – Gol do União! Cruzamento de trivela do Patrick, Wellison faz o pivô e toca para Sato, que disputa a bola com Ângelo, ganha e em seguida fuzila pro fundo da rede.

15 – Gol do Coritiba! Cobrança de escanteio de Régis. A zaga afasta e Matheus Sales cabeceia da entrada da área. A bola sobra para Igor Paixão, livre, que chuta de primeira, no meio das pernas do goleiro Fernando.

17 – Cruzamento da direita para a área do Coxa. Flávio cabeceia firme e Muralha faz grande defesa.

32 – Cobrança de escanteio ensaiada do União, com saída curta. A bola é cruzada em seguida da entrada da área por Sato e Flávio cabeceia ao lado do gol.

42 – Sato recebe na intermediária e toca para Flávio, que vira o corpo e chuta de longe, forte e bem colocado. Muralho espalma e evita o gol.

Segundo tempo

7 – Cobrança de falta na intermediária para o União. Wellisson manda uma pancada de canhota e a bola explode no travessão.

8 – Gol do Coritiba! Igor Paixão puxa o contra-ataque pelo meio e serve na esquerda para Alef Manga. O atacante invade a área, corta o marcador e chuta colocado, sem chance para o goleiro.

11 – Igor Paixão recebe na entrada da área, gira em cima do marcador e chuta firme. Fernando faz a defesa em dois tempos.

12 – Cruzamento de Gabriel da direita para a segunda trave. Flávio cabeceia por cima do gol, com perigo.

16 – Nelsinho rouba a bola e lança Flávio, que invade a área pela direita e cruza. Matheus Alexandre consegue um toque salvador e desvia o passe na pequena área. Wellisson ainda fica com a sobra dentro da área e chuta forte, sem ângulo. A bola balança a rede, mas pelo lado de fora.

18 – Cobrança de escanteio do União para a entrada da área. A bola fica com Nelsinho, livre, que chuta perigosamente. A bola desvia na defesa e sai pela linha de fundo.

43 – Expulso! Matheus Alexandre comete falta na entrada da área e toma o segundo cartão amarelo, sendo mandado mais cedo pro vestiário.

44 – Mais uma boa cobrança de falta de Wellisson e Alex Muralha se estica para defender.

49 – Tibagi chuta de fora da área e manda a bola no travessão na última chance da partida.