13coxa-nv
Morelli. CRB x Coritiba. Foto: JP Pacheco Coritiba

O Coritiba saiu na frente, mas não conseguiu segurar a vantagem, sofreu a virada e acabou derrotado por 2 a 1 pelo CRB na noite deste sábado (13), em Maceió (AL). A partida era válida pela 15ª rodada da Série B. Era a sétima tentativa do time paranaense para tentar uma vitória fora de casa na competição, que até agora não veio.

Até então, o Coritiba havia jogado seis vezes fora de casa, com três empates (Ponte Preta, Novorizontino e Goiás) e três derrotas (Avaí, Ceará e Amazonas), dois gols marcados e cinco sofridos.

Com o resultado em Maceió, o Coritiba ficou com 20 pontos, em 10º lugar. Está a 7 pontos do Vila Nova-GO, o quarto colocado e último time dentro da zona de acesso à primeira divisão. O CRB foi a 16 pontos, mas ainda aparece na zona de rebaixamento, em 17º lugar.

Técnico

O revés diante do CRB foi a quarta partida seguida sem um triunfo coxa-branca. E foi a segunda derrota do time em seis jogos sob o comando de Fábio Matias – ainda houve uma vitória e três empates.

Matias é o terceiro técnico que dirigiu a equipe na Série B. Os outros foram Guto Ferreira (demitido após a 3ª rodada) e o interino James Freitas, que também já deixou o clube.

Tabela

O Coritiba volta a campo na sexta-feira (19), às 21h30, quando recebe o Mirassol, no Couto Pereira. A partida é pela 16ª rodada. O meia Frizzo, expulso neste sábado, cumpre suspensão.

Escalação do Coritiba

No Coritiba, os desfalques eram o zagueiro Maurício Antônio (fadiga muscular) e o centroavante Leandro Damião (suspenso por cartões amarelos), além do lateral-direito Johnny (sinusite). Dos três, só Maurício Antônio era titular. Bruno Melo, que cumpriu suspensão no empate com o Paysandu, entrou na zaga.

Fábio Matias mudou taticamente a equipe. Até então o Coritiba vinha no 4-2-3-1. Desta vez, começou num 4-4-2 em losango. Sebá Gomez era o primeiro volante, Morelli estava como meia pela direita, VIni Paulista começou como meia pela esquerda e Frizzo como meia centralizado avançado. No ataque, Lucas Ronier ficou pelo lado direito e Robson mais pelo lado esquerdo. Por opção de Matias, Jamerson assumiu a lateral-esquerda, em vez de Rodrigo Gelado.

O CRB teve as estreias de dois jogadores contratados recentemente: o lateral-esquerdo Ryan – que entrou no lugar de Heron, machucado – e o atacante Kleiton, que tomou o lugar de Caio César.

Primeiro tempo

O Coritiba começou recuado, marcando em seu campo, à espera de uma chance para acionar os velozes Lucas Ronier e Robson pelos lados, em contra-ataques. Mas o time foi dominado nos primeiros 15 minutos – ate levou uma bola na trave. Aos poucos, o time começou a crescer, equilibrar e levar perigo. Também mandou uma bola na trave, com Frizzo, e exigiu quatro defesas do goleiro Matheus Albino. Aos 35 minutos, após um escanteio curto, Natanael cruzou e o atacante Anselmo Ramon marcou contra: 1 a 0 para os coxas-brancas. A partir daí, o time segurou o placar até o fim da primeira etapa.
Segundo tempo

Segundo tempo

Para a etapa final, o Coritiba voltou com Rodrigo Gelado no lugar de Jamerson. A proposta era marcar em seu campo e sair em contragolpes. Contudo, o time não conseguia sair da pressão do adversário e passou a dar espaços. O CRB foi para cima e empatou aos 8 minutos, numa jogada aérea que o zagueiro Saimon completou para dentro. Depois, o time alagoano teve outras duas boas chances de ampliar.

Aos 17 minutos, o meia Frizzo acertou o braço no zagueiro Fábio Alemão, em um agarra-agarra no meio-de-campo. Ele já tinha cartão amarelo e acabou expulso. Em seguida, o CRB tirou João Pedro e Kleiton, que já tinham cartão amarelo, e colocou o meia Labandera e o centroavante João Neto. O Coritiba não fez trocas para tentar compensar a perda e se fechou ainda mais na defesa – assim, não correu mais riscos. Somente aos 36 houve a segunda alteração, com Matheus Bianqui no lugar de Vini Paulista.

Quando o jogo parecia controlado pelo time paranaense, o CRB fez 2 a 1, com Anselmo Ramon, de cabeça. Em seguida ao gol, entraram o volante Andrey e o atacante Figueiredo nos lugares de Sebá Gomez e Robson. Figueiredo até teve uma chance de gol, mas perdeu quando tentou driblar o goleiro. E o jogo terminou com derrota coxa-branca.

Estatísticas

Ao fim do jogo, o Coritiba somou 10 finalizações (5 certas), 44% de posse de bola, 75% de passes certos e 5 escanteios. O CRB obteve 10 finalizações (3 certas), 56% de posse de bola, 84% de passes certos e 4 escanteios. Os números são do Sofascore.

CRB 2 x 1 CORITIBA

CRB: Matheus Albino; Matheus Ribeiro, Fábio Alemão, Saimon e Ryan (Jorge); Falcão (Caio César) e João Pedro (Labandera); Léo Pereira (Mike), Kleiton (João Neto) e Gegê; Anselmo Ramón. Técnico: Daniel Paulista
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Benevenuto, Bruno Melo e Jamerson (Rodrigo Gelado); Sebá Gómez (Andrey). Morelli, Vini Paulista (Matheus Bianqui) e Frizzo ; Lucas Ronier e Robson (Figueiredo). Técnico: Fábio Matias
Gols: Anselmo Ramon (contra, 35-1º), Saimon (8-2º), Anselmo Ramon (41-2º)
Cartões amarelos: Kleiton, Jamerson, Frizzo, Fábio Alemão, João Pedro, Falcão, Jorge
Expulsão: Frizzo (17-2º)
Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade (ES)
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió, sábado

Lances do jogo

Primeiro tempo
1 – Jamerson falha. Kleiton fica com a bola e lança Leo Pereira, que entra na área e chuta na trave
7 – Kleiton recebe na direita, passa por Robson e arremata na rede do lado de fora
14 – Morelli arremata de longe. Matheus Albino defende
19 – Frizzo arrisca de fora da área. Matheus Albino cai no canto esquerdo e defende
21 – Contra-ataque do Coritiba. Robson recebe e toca para Frizzo na área. Ele chuta, o goleiro defende e a bola ainda bate na trave
26 – Anselmo Ramon recupera bola na esquerda e cruza rasteiro. Leo Pereira arremata da meia-lua e manda à direita do gol
34 – Natanael tabela com Morelli, recebe e chuta de bico. A bola explode no peito do goleiro
35 – Gol do Coritiba. Após escanteio curto, Natanael cruza. Morelli e Anselmo Ramon sobem na risca da pequena área. A bola bate no atacante do CRB e encobre o goleiro
40 – Vini Paulista cruza nas costas da defesa. Natanael tenta de carrinho, mas erra a bola
42 – Gegê cobra escanteio. Fábio Alemão cabeceia por cima do gol
44 – Gegê arrisca de fora da área. Pedro Morisco cai no canto esquerdo e pega

Segundo tempo
3 – Sebá Gomez entra na área pelo meio, passa por dois e finaliza. O goleiro sai e faz grande defesa. Robson tenta marcar no rebote, mas acerta o goleiro e não a bola
8 – Gol do CRB. Gegê cobra escanteio. Anselmo Ramon desvia pelo alto. Saimon aparece na pequena área e desvia de coxa para dentro
10 – Kleiton cruza rasteiro. Leo Pereira faz o corta-luz. Anselmo Ramon domina e chuta. Natanael estica a perna e salva. A bola depois volta na mão de Anselmo Ramon
12 – Benevenuto falha ao tentar afastar a bola da área. Gegê domina e bate por cima do gol
14 – Gegê arrisca de fora da área e manda por cima do gol
36 – Bruno Melo cobra falta a um metro da área. A bola assusta e sai por cima do travessão
41 – Gol do CRB. Jorge cruza. Anselmo Ramon cabeceia sozinho e manda no canto esquerdo do goleiro
46 – Figueiredo aproveita falha de Saimon, entra na área sozinho e é desarmado por baixo pelo goleiro Matheus Albino, que saiu no lance. Rodrigo Gelado fica com a bola e cruza. Andrey cabeceia para fora