Alef Manga (Crédito: Geraldo Bubniak)

O Coritiba divulgou nessa terça-feira (dia 28) a suspensão do contrato do atacante Alef Manga, 28 anos. A decisão foi tomada após a Fifa tornar mundial a suspensão de 360 dias aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

“O Coritiba SAF informa que o contrato de trabalho do atleta Alef Mangueira Severino Pereira está suspenso. A decisão ocorre em razão da suspensão mundial imposta pela FIFA, o que impossibilita o atleta de treinar dentro das dependências do clube ou exercer qualquer atividade relacionada ao futebol durante o período da penalidade. O clube esclarece que o ato está respaldado pelo artigo 28, §7o, da Lei Pelé e pelo teor das cláusulas constantes do Contrato Especial de Trabalho Desportivo do Atleta”, explicou o clube, em postagem no X.

Sem poder treinar no clube, Alef Manga está em Curitiba e vem mantendo a forma em uma academia da cidade. O jogador tem contrato com o Coritiba até dezembro de 2024. A suspensão da Fifa e do STJD vale até agosto de 2024.

Manga foi punido por envolvimento em esquemas de apostadores. Ele admitiu participação no esquema.

Na última segunda-feira (dia 27), em entrevista coletiva, o CEO da SAF do Coritiba, Carlos Amodeo, explicou a situação de Manga. “Ele está suspenso pela FIFA, não apenas no Brasil como no exterior. Essa suspensão vai até o segundo semestre do próximo ano, e aí existe uma outra discussão que nós estamos fazendo uma consulta a órgãos competentes para checar a data exata do término da suspensão dele. Enquanto ele estiver suspenso, terá seu contrato suspenso com o Coritiba, não terá vínculo ativo. Depois nós vamos tomar a decisão sobre o que faremos quando a pena dele terminar”, declarou.

O jogador chegou ao Coritiba no início de 2022 e, desde então, somou 79 jogos, 29 gols e 11 assistências.