O Coritiba tem quatro representantes na seleção provisória do ‘Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet’ do Campeonato Brasileiro 2022. O lateral-esquerdo Egídio, o volante Andrey, o centroavante Léo Gamalho e o técnico Gustavo Morínigo aparecem entre os melhores da equipe, formada com base nas melhores notas médias.
A nota é formada por 40% de estatísticas (o Algoritmo DataESPN) e 60% das notas dos jornalistas da ESPN. Esse modelo é adotado desde 2017. A Bola de Prata é a premiação mais tradicional do futebol brasileiro. Foi criada em 1970 pela revista Placar e passou a ser organizada pela ESPN desde 2016.
Seleção da Bola de Prata, após quatro rodadas. (Imagem: Reprodução/Twitter/SportsCenterBR)
A seleção provisória do Brasileirão 2022, após quatro rodadas, é Cássio (Corinthians), Mariano (Atlético-MG), Gustavo Gómez (Palmeiras), Maicon (Santos) e Egídio (Coritiba); Andrey (Coritiba), João Gomes (Flamengo), Praxedes (Red Bull Bragantino) e Raphael Veiga (Palmeiras); Calleri (São Paulo) e Léo Gamalho (Coritiba), técnico: Gustavo Morínigo (Coritiba).
INGLATERRA
O site inglês WhoScored atribui notas para os jogadores a cada partida do Brasileirão desde a edição 2013. Na Série A de 2022, o Coritiba tem três jogadores na equipe formada pelos 11 melhores, por posição: o lateral-esquerdo Egídio, o volante Andrey e o ponta Igor Paixão. O restante da equipe dos melhores tem o goleiro Cleiton (Bragantino); o lateral-direito Guga (Atlético-MG), os zagueiros Maicon (Santos) e Léo Ortiz (Bragantino), o volante Raniele (Avaí), o ponta Ângelo (Santos), e os atacantes Hulk (Atlético-MG) e Calleri (São Paulo).
Baseado em estatísticas de desempenho (gols, assistências, passes, jogo aéreo, desarmes, faltas e dribles, por exemplo), o WhoScored não atribui notas aos técnicos.
No ranking do site inglês, os melhores jogadores da competição são Igor Paixão (nota média 7,93), Calleri (7,83), Andrey (7,76), Hulk (7,75), Raniele (7,65), Arrascaeta (7,62), Ângelo (7,61), Cleiton (7,61), Egídio (7,57) e Maicon (7,54).
No WhoScored, os melhores do Coritiba, depois de Igor Paixão, Andrey e Egídio, são Léo Gamalho (7,42) e Thonny Anderson (7,13).