Coritiba tem quatro ‘sumidos’ no elenco após fechamento da janela

A janela de transferências fechou na semana passada e o Coritiba não conseguiu encontrar um destino para, pelo menos, quatro jogadores

Silvio Rauth Filho
Matías Fracchia, do Coritiba, disputa lance em jogo com o Paraná Clube

Matías Fracchia, do Coritiba, disputa lance em jogo com o Paraná Clube (Crédito: Valquir Aureliano)

A janela de transferências fechou na semana passada e o Coritiba não conseguiu encontrar um destino para, pelo menos, quatro jogadores. Os zagueiros Rodrigo Moledo e Matías Fracchia, o meia Jean Gabriel e o ponta Caio Matheus permaneceram no elenco, mesmo completamente ‘sumidos’. O quarteto não teve nenhum minuto em campo na Série B de 2025, iniciada em abril.

Dos quatro, o único que chegou a figurar no banco de reservas foi o uruguaio Fracchia, que ficou como suplente nas seis primeiras rodadas da segunda divisão nacional. No entanto, não entrou em campo.

Fracchia

Fracchia, 29 anos, chegou ao Coritiba em janeiro de 2025, após se destacar pelo Danubio, do Uruguai. Jogando como zagueiro e também como lateral-esquerdo, ele entrou para a seleção dos melhores do Campeonato Uruguaio de 2024 do ranking Sofascore. Ele também foi o zagueiro com maior nota no ranking Sofascore da Copa Sul-Americana 2024: 7,40. Só não entrou para a seleção dos melhores da competição porque não disputou a quantidade mínima de jogos – o Danubio caiu na fase de grupos.

No Coxa, o jogador atuou em sete partidas (seis pelo Paranaense e um pela Copa do Brasil). Não joga há três meses, desde 9 de março.

Rodrigo Moledo

Rodrigo Moledo, 37 anos, chegou ao Coritiba no início de 2025. O objetivo era recuperar a carreira, após ter um ano quase parado em 2024 – só atuou em três partidas pela Chapecoense. No clube paranaense, entrou em seis partidas (cinco pelo Paranaense e uma pela Copa do Brasil). Não joga há mais de três meses, desde 27 de fevereiro. Na janela de junho, chegou a ser cogitado como reforço do CSA, mas a transferência não ocorreu.

Caio Matheus

O ponta Caio Matheus, 21 anos, não joga pelo Coritiba desde 8 de fevereiro – vitória por 2 a 0 sobre o Azuriz. Ele atuou em cinco partidas pelo Coxa no ano – duas como titular. A última vez que figurou no banco de reservas foi em 11 de fevereiro, contra o Operário.

Em abril, o técnico Mozart foi perguntado sobre o ‘sumiço’ de Caio Matheus e do zagueiro Thalisson Gabriel. “Em relação aos jogadores que não vêm sendo relacionados, é o treinamento. Eu pauto sempre as minhas decisões baseadas no desempenho da semana. O treinamento talvez seja uma das coisas que mais mudaram da minha época de atleta para agora. Então, a exigência do treino, que é o processo que eu mais acredito para ter o desempenho. Eu pauto sempre a minha decisão baseada no rendimento de treinamento. É óbvio que em algum momento eu posso até errar, mas eu minimizo o meu erro. Basicamente é isso. As minhas decisões técnicas são sempre baseadas no desempenho da semana”, argumentou o treinador.

Caio Matheus, do Coritiba, enfrenta o São Joseense (Crédito: Valquir Aureliano)

Em maio, Caio Matheus divulgou uma nota oficial relatando que foi agredido em uma casa de shows. O clube também se pronunciou. “O Coritiba está ciente dos acontecimentos das últimas 48 horas envolvendo o atleta Caio Matheus. Nesse sentido, no âmbito pessoal prestará total apoio visando a melhora de sua saúde; na sequência, no âmbito profissional, adotará as medidas cabíveis acerca de sua postura”, publicou o clube paranaense.

Desde então, o jogador não foi mais relacionado para partidas. Ele tem contrato com o clube até o fim de 2025.

Jean Gabriel

O meia Jean Gabriel, 22 anos, está no Coritiba desde o sub-13. Destaque do time sub-20 em 2023, ele estreou como profissional em 2024, entrando nos 20 minutos finais da vitória por 2 a 0 sobre o Cianorte. Depois disso, não atuou mais. Em 2025, não foi mais relacionado para nenhuma partida.

Duas saídas

Na janela de junho, o Coritiba fez três contratações e emprestou dois jogadores para outros clubes: o zagueiro Thalisson e o volante Bernardo. A próxima janela de transferências abre em 10 de julho.