
O técnico do Coritiba, Gustavo Morínigo, segue com quatro baixas para a próxima partida. Na segunda-feira (dia 9), o time vai a Florianópolis enfrentar o Avaí, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. E quatro jogadores continuam em recuperação: o lateral/ponta Warley, os laterais Natanael e Nathan Mendes e o meia Thonny Anderson.
A expectativa era que Warley voltasse para esta partida, mas ele segue em recuperação. Quando voltar, passa a disputar posição com Matheus Alexandre, Guillermo de los Santos e Val na lateral-direita. Warley sofreu uma lesão muscular na coxa em 10 de abril, na primeira rodada do Brasileirão.
O lateral-direito Nathan Mendes, 19 anos, que veio do São Paulo, também está em recuperação, junto com o meia-atacante Thonny Anderson e o lateral-direito Natanael.
A principal dúvida para segunda-feira é no ataque. O centroavante Léo Gamalho, 36 anos, pode voltar a ser titular da equipe. Ele não foi utilizado nos jogos contra Santos (vitória por 1 a 0, na Copa do Brasil) e Atlético-MG (empate em 2 a 2, pelo Brasileirão). Nessas duas partidas, Clayton foi titular. Em seguida, contra o Fluminense, Gamalho começou no banco e entrou no lugar de Clayton, no segundo tempo. Marcou dois gols e garantiu a vitória por 3 a 2.
Também fica a dúvida se Morínigo vai rodar o elenco, para evitar o desgaste físico excessivo. Isso porque o Coritiba joga na segunda-feira contra o Avaí, em Florianópolis, e três dias depois, na quinta-feira, pega o Santos, na Vila Belmiro, pela Copa do Brasil. A tendência é que o treinador faça quatro ou cinco trocas na escalação inicial entre uma partida e outra. As características dos adversários e o desgaste físico serão levados em conta.
ESCALAÇÃO
A provável escalação para segunda-feira é Alex Muralha; Matheus Alexandre (Guillermo), Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro (Egídio); Willian Farias e Andrey; Alef Manga (Fabrício Daniel), Robinho (Régis) e Igor Paixão; Léo Gamalho (Clayton).
BARROCA
O Avaí é comandado pelo técnico Eduardo Barroca em 2022. Ele assumiu o time catarinense em 14 de fevereiro de 2022, após a saída de Claudinei Oliveira. No campeonato estadual, somou duas vitórias, dois empates e duas derrotas. O time acabou em 8º lugar na primeira fase e caiu nas quartas de final, eliminado pelo Brusque, que conquistou o título em seguida.
Na Copa do Brasil, o Avaí de Barroca passou pela URT na 1ª fase (empate em 1 a 1) e caiu em casa diante do Ceilândia (derrota por 2 a 1).
No Brasileirão, venceu as duas em casa (Goiás e América-MG), empatou uma fora (Inter) e perdeu outra (3 a 0 para o Corinthians, em São Paulo).
Barroca trabalhou no Coritiba em 2020. No Paranaense, levou o time até a final, mas acabou derrotado na decisão pelo Athletico de Dorival Júnior. No Brasileirão, começou com quatro derrotas em quatro rodadas e deixou o clube com um total 11 vitórias, 3 empates e 8 derrotas.
CONHECIDOS
Além de Barroca, o Avaí conta com outros velhos conhecidos. Um é o centroavante Guilherme Bissoli, 24 anos, ex-Athletico, que soma um gol em quatro jogos pelo novo clube. Outro é o ponta Paulo Baya, 22 anos, destaque do FC Cascavel em 2020. O elenco conta ainda com o volante Gabriel Kazu, 22 anos, formado na base do Flamengo e que defendeu o Paraná Clube em 2020. Ele ainda não atuou na temporada 2022. O destaque da equipe no Brasileirão 2022 é o volante Raniele, 25 anos, ex-Bahia, que está na seleção provisória da competição do WhoScored.