O atacante Iury Castilho, em treino do Mirassol: na mira do Coritiba
O atacante Iury Castilho, em treino do Mirassol: na mira do Coritiba (Crédito: Divulgação/JP Pinheiro/Agência Mirassol)

O Coritiba está perto de anunciar a contratação do atacante Iury Castilho, de 30 anos. O jogador está disputando a Série A do Campeonato Brasileiro com o Mirassol. Em 2024, ele participou da campanha que levou o time paulista à primeira divisão nacional, trabalhando em conjunto com o técnico Mozart, atualmente no Coxa.

Iury Castilho é destro e costuma jogar na ponta-esquerda. Com 1,85 m de altura, também já foi usado como centroavante.

Desempenho no Mirassol e no Vitória

Iury Castilho chegou ao Mirassol em agosto de 2024 e, desde então, marcou 10 gols em 40 jogos. Na Série B do ano passado, atuou em 18 rodadas (8 como titular) e marcou cinco gols. Na Série A de 2025, tem um gol em 9 partidas (6 como titular).

No fim de 2023 e no início de 2024, o atacante defendeu o Vitória e marcou 8 gols em 34 jogos.

Castilho-Heatmap
Mapa de calor de Castilho na Série B de 2021: ponta-esquerda (Crédito: Reprodução/Sofascore)

Fase goleadora com Dellatorre e Mozart

Em 2021, Iury Castilho jogou a Série B pelo CSA e atuou na ponta-esquerda. O técnico da equipe alagoana era Mozart. Ele jogou ao lado do centroavante Dellatorre, hoje no Coritiba. Dellatorre terminou como artilheiro da equipe na competição, com 12 gols em 32 jogos. Castilho fez 10 gols em 28 jogos, empatado com Alef Manga (então no Goiás), que fez 10 gols em 34 partidas naquela mesma edição.

Gols no Exterior

Iury Castilho também foi artilheiro no Exterior. Em 2020, ele fez 9 gols em 31 jogos pelo Renofa Yamaguchi, na 2ª divisão do Japão. No mesmo ano, porém, não conseguiu se destacar no Portimonense, de Portugal, com 1 gol em 12 jogos.

Na sua primeira experiência fora do Brasil, o atacante defendeu o Zorya, da Ucrânia, na temporada 2017/18. E marcou 11 gols em 30 jogos na 1ª divisão nacional. Na Liga Europa, atuou em cinco partidas, mas não marcou gols.

História

Revelado no Avaí, o atacante estreou como profissional em 2014. Em 2017, foi vendido ao Zorya, por valor não divulgado. O bom futebol na Ucrânia chamou a atenção do Al-Nasr, dos Emirados Árabes, que pagou 1,25 milhão de euros pelo jogador. Pouco jogou no clube e acabou emprestado ao Al-Fayha, da Arábia Saudita. Depois, passou por Portimonense e Renofa Yamaguchi.

Yuri voltou ao Brasil em 2021, para trabalhar com o técnico Mozart no CSA. Em 2022, defendeu o Ceará em 22 partidas, mas não marcou gols. Em 2023, fez 4 gols em 24 partidas pelo Cuiabá, antes de chegar ao Vitória, no mesmo ano.

Afastamento

Nessa quinta-feira (dia 22), Yuri Castilho revelou em redes sociais que foi afastado pelo Mirassol e que está ciente que o clube recebeu uma proposta por ele.

Fabinho em ação pelo Athletico, em 2020 (Crédito: Divulgação/Athletico.com.br/Fabio Wosniak)

Fabinho

Além de Yuri Castilho, o Coritiba também trabalha com outros nomes para a posição de ponta. Um deles é Edison Negueba, do Maringá. Outro é Fabinho, do América-MG. A negociação com Fabinho, ex-Athletico Paranaense, esfriou porque o jogador sofreu uma lesão no joelho e vai passar por uma cirurgia.

Fabinho, 25 anos, costuma atuar nas pontas, mas já jogou como centroavante. Ele é o melhor jogador do América no ranking Sofascore, com nota média 7,34. Ele tem um gol e duas assistências em cinco jogos na competição. Multicampeão e goleador na base do São Paulo, ele chegou ao Athletico Paranaense em 2020. Disputou 20 jogos pelo clube paranaense e marcou um gol – foi na vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, pelo Brasileirão.

Depois do Furacão, Fabinho rodou pelo Brasil e se destacou em 2022, no CRB, com oito gols em 31 jogos. Teve grande temporada em 2023, com 11 gols em 44 jogos pelo Criciúma. Chegou ao América no início de 2024 e já soma 12 gols e oito assistências em 57 partidas.