Divulgação/ Coritiba

Vindo de duas derrotas consecutivas fora de casa (contra Avaí, pelo Brasileirão, e contra o Santos, que resultou na eliminação do time na Copa do Brasil), o Coritiba tenta mostrar já neste domingo (15 de maio) ao seu torcedor ter poder de reação. A bola rola a partir de 17h30 no Couto Pereira, quando o time do Alto da Glória recebe o América-MG, em duelo válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

O confronto coloca frente a frente duas equipes que estão próximas na tabela de classificação, mas vivem momentos diferentes. O Coxa soma sete pontos em cinco jogos (duas vitórias e um empate) e aparece em 12º lugar, por ora. A equipe, no entanto, vem de dois tropeços seguidos, em competições diferentes. Já o Coelho tem nove pontos também em cinco rodadas (três vitórias) e está na quinta posição. Após vencer o Atlético-MG na última rodada do Brasileirão e em seguida superar o CSA, pela Copa do Brasil, o time comandado por Vágner Mancini busca a terceira vitória consecutiva.

A partida será transmitida pelo Premiere Futebol Clube (PFC).

Tabu de duas décadas e alguns poucos jogos

O América-MG não sabe o que é vencer o Coritiba no Couto Pereira há 20 anos. A última vitória dos mineiros foi em março de 2002, pela Copa Sul-Minas, com Renaldo garantindo a vitória dos visitantes por 1 a 0. Desde então, os times se enfrentaram em três ocasiões, com três vitórias do Coxa (por 3 a 1, em 2011; por 3 a 0, em 2016; e por 2 a 1, em 2019).

Escalação do Coritiba

Após a eliminação na Copa do Brasil, comissão técnica de Gustavo Morínigo teve apenas dois dias de trabalho com o elenco, já que retornou de viagem na manhã de sexta-feira (13), realizou treino regenerativo no CT da Graciosa e finalizou a preparação nesta sábado (14), em treinamento no Couto Pereira.

O grande desfalque neste final de semana, mais uma vez, será o atacante Igor Paixão, que segue em tratamento de um edema na posterior da coxa e novamente está fora da lista de relacionados. Fabrício Daniel, que ficou de fora contra o Santos por não poder atuar na Copa do Brasil, está à disposição e briga com Warley por um lugar no time titular. O lateral Guilherme Biro também deve ser poupado, com Egídio assumindo a titularidade pelo lado esquerdo do setor defensivo, enquanto o meia Régis e o atacante Léo Gamalho disputam com Robinho e Clayton um lugar no onze inicial.

Escalação do América-MG

Vágner Mancini terá de lidar com uma série de desfalques, como os atacantes Wellington Paulista, Everaldo e Paulinho Boia, os defensores Danilo Avelar e Éder e o meio-campista Alê (todos lesionados), além do meia-atacante Felipe Azevedo (suspenso). Como o time ainda joga no meio de semana pela Copa Libertadores (encara o Tolima, da Colômbia, na quarta-feira), é possível também que nomes como o volante Juninho e o meia Matheusinho sejam poupados.

Quem vem ganhando sequência na equipe e fazendo boas atuações, é o atacante Henrique Almeida, que teve passagem com brilho pelo Alto da Glória em 2015 (chegou a retornar ao clube em 2017, mas não repetiu o sucesso). Ele se firmou na titularidade do Coelho, aproveitando as oportunidades. “Estou feliz pela sequência desses dois jogos como titular, ainda mais com vitórias. Na verdade o ano é muito, muito longo e tem muitos jogos. E nós sabíamos que o time iria precisar de todo mundo, todo mundo é importante. Eu acho que o clube para ser forte e conquistar coisas boas tem que ter um elenco forte”, disse o atacante, apostando em continuar como titular.

FICHA TÉCNICA

Coritiba x América-MG

Coritiba: Alex Muralha; Matheus Alexandre, Henrique, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias, Andrey e Robinho (Régis); Fabrício Daniel (Warley), Alef Manga e Léo Gamalho (Clayton). Técnico: Gustavo Morínigo
América-MG: Jailson, Patric, Éder, Iago Maidana e Marlon; Lucas Kal, Juninho Valoura, Índio Ramírez e Gustavinho; Pedrinho e Henrique Almeida. Técnico: Vágner Mancini
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa-RJ)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), domingo (15 de maio), às 17h30

Confira a lista de jogadores relacionados pelo Coritiba:

Goleiros: Alex Muralha e Rafael William;
Defensores: Diego Porfírio, Egídio, Guillermo, Henrique, Luciano Castán, Matheus Alexandre e Warley;
Meias: Andrey, Bernardo, Matías Galarza, Régis, Robinho e Willian Farias;
Atacantes: Adrian Martínez, Alef Manga, Clayton, Fabrício Daniel, José Hugo, Léo Gamalho, Neílton e Pablo Garcia.