
O Coritiba está tentando trazer o ponta Héctor Fértoli, 28 anos, do Racing, da Argentina. O clube busca um contrato de empréstimo válido até o fim de 2023, com opção de compra. Ele tem contrato até dezembro de 2025 com o clube argentino.
Destro e com um 1,75 m de altura, Fértoli costuma jogar na ponta-esquerda, mas também já foi utilizado pelo lado direito. Em poucos momentos atuou centralizado ao longo da carreira.
No Coritiba, o técnico Antonio Carlos Zago vem usando o meia Marcelino Moreno pelo lado esquerdo do setor ofensivo. Com António Oliveira, essa posição era de Alef Manga, que agora vem atuando como centroavante.
TRANSFERÊNCIAS
Fértoli foi revelado pelo Newell´s Old Boys e sempre defendeu clubes argentinos. Em janeiro de 2019, foi comprado pelo San Lorenzo pelo equivalente a 2 milhões de euros (cerca de R$ 10,4 milhões na cotação de hoje). Em janeiro de 2020, o Racing pagou o equivalente a 1,24 milhão de euros pelo jogador. Em julho de 2021, foi emprestado ao Talleres pelo equivalente a 150 mil euros.
ATUAL TEMPORADA
Na atual temporada, Fértoli não vem sendo utilizado pelo técnico argentino Fernando Gago, 37 anos. O treinador tem preferido escalar nas pontas o paraguaio Matías Rojas, o colombiano Carbonero e o veterano Hauche (36 anos). Em 2023, Fértoli só entrou em campo seis vezes – uma como titular. Só somou 129 minutos em campo – não fez gols ou assistências.
DESEMPENHO
O auge de Fértoli foi na temporada 2018/19, pelo Newell´s Old Boys, com quatro gols e uma assistência em 15 jogos (13 titular) na primeira divisão nacional. No ranking WhoScored, terminou aquela edição com nota média 6,81 e ficou 187º lugar entre os 429 jogadores da liga. Foi a melhor nota média do jogador no WhoScored em toda carreira.
Em 2022, pelo Talleres, Fértoli disputou 12 rodadas da primeria divisão argentina, seis como titular. Não fez gols e deu uma assistência. Terminou com nota média 6,24 no ranking WhoScored — foi o 27º entre os 31 jogadores do Talleres.
Em 2021, Fértoli conseguiu algum destaque pelo Tallers. Somou dois gols e três assistências em 19 jogos na primeira divisão (apenas quatro como titular). Terminou com nota média 6,74 – foi o 8º melhor jogador do clube na competição.