O Coritiba está na semifinal do Campeonato Paranaense de 2024. Na tarde deste sábado (9 de março), jogando no Couto Pereira, a equipe comandada por Guto Ferreira voltou a vencer o Cianorte (já havia vencido a partida de ida, fora de casa, por 4 a 0), num jogo com gols marcados por um experiente artilheiro (Leandro Damião) e uma jovem promessa (Lucas Ronier), ambos de cabeça e no segundo tempo de jogo.
Com isso, o Coxa já se garante na próxima fase da competição e só aguarda para saber quem será seu adversário: FC Cascavel ou Maringá. Na partida de ida, no oeste do Paraná, vitória cascavelense por 1 a 0. Hoje, porém, a partida é no estádio Willie Davids.
- ATUAÇÕES: Ataque coxa-branca “acorda” no segundo tempo e tem bom desempenho no Couto Pereira
- PÓS-JOGO: Guto Ferreira elogia o Coritiba, mas pede pés no chão: “Nossa equipe não está no ponto ainda”
Escalação do Coxa e técnico novo no Leão do Vale
O técnico Guto Ferreira fez uma mudança no onze inicial coxa-branca, com Lucas Ronier ganhando uma oportunidade como titular no lugar de Figueiredo, que foi poupado. O meio-campista Geovane Meurer, por sua vez, reapareceu no banco de reservas após se recuperar de um problema muscular, enquanto o zagueiro Thalisson (recuperação cirúrgica), os volantes Fransérgio (lesão muscular na coxa direita) e Vini Paulista (lesão muscular na posterior esquerda) e os atacantes Eberth (lesão muscular na coxa direita) e Brandão (lesão muscular na posterior direita) seguem fora, no Departamento Médico.
O Cianorte, por sua vez, teve como grande novidade a estreia do técnico Jerson Testoni, contratado durante a semana. Ele substitui Zé Roberto, demitido após a derrota na partida de ida das quartas de final do Estadual.
Primeiro tempo
Com uma vantagem larga para administrar, o Coritiba controlou as ações de jogo ao longo de todo o primeiro tempo, mas sem acelerar muito na busca pelo gol (as três melhores chegadas do time foram com Matheus Frizzo, num chute na rede pelo lado de fora, uma cobrança de falta e um cabeceio). Somando-se isso à dificuldade do Cianorte em criar perigo (o time visitante só teve uma chegada mais notável ao ataque, aos 23 minutos), o resultado foi uma partida um tanto morosa, sem chances claras de gol (nenhuma das oito finalizações tentadas pelos dois times, por exemplo, acabou indo no gol).
Não à toa, o zero no placar persistiu até o intervalo.
Segundo tempo
Logo no começo do segundo tempo, porém, o Coritiba conseguiu acabar com o marasmo. Foi logo aos quatro minutos, quando Matheus Frizzo cobrou escanteio para Leandro Damião vencer a disputa pelo alto com a zaga e testar firme pro fundo da rede: 1 a 0 pro Coxa e segundo gol do atacante em seu segundo jogo pelo Verdão.
Só três minutos depois, mais um tento: cruzamento perfeito da esquerda de Bruno Melo e outra testada na medida, desta vez do jovem Lucas Ronier, que marca seu primeiro gol como profissional.
A vitória quase virou em goleada aos 11 minutos, quando Robson recebeu outro cruzamento na medida (de Matheus Frizzo) e chutou uma bola na trave.
Pós-jogo
Acompanha o pós-jogo da partida no Couto Pereira com o Podcast Sul, parceiro do Bem Paraná.
Coritiba 2 x 0 Cianorte
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio, Bruno Melo e Jamerson (Rodrigo Gelado); Arilson (Andrey) e Sebá Gómez; Matheus Frizzo (Jean Gabriel) e Lucas Ronier; Robson (David da Hora) e Leandro Damião (Thiago Azaf). Técnico: Guto Ferreira
Cianorte: Tiepo; Marlon, Raphael Guedes, Matheus Guedes e Samuel; Adriano Júnior (Carlos Alberto), João Mafra (Natham) e Lucas Lourenço; Raul Mendes (Natan Pedriali), Júnior Dutra (Juninho) e Allan (Kaio). Técnico: Jerson Testoni
Gols: Leandro Damião (4-2º), Lucas Ronier (7-2º)
Cartões amarelos: João Mafra (CIA);
Árbitro: Kleber Ariel Gonçalves Silva
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), no sábado (9 de março) às 16 horas
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Cobrança de escanteio pro Coxa. A bola viaja até a segunda trave e encontra Matheus Frizzo livre nas costas da defesa. O meia chuta de primeira e balança a rede, mas pelo lado de fora.
8 – Jamerson recebe boa bola pela esquerda e cruza rasteiro, para Ronier chegar batendo. A finalização acaba sendo travada e a bola chega fraca pra defesa do goleiro do Cianorte.
10 – Lucas Ronier tabela com Matheus Frizzo e recebe perto da área, de frente pro gol. Ele tenta um chute longo, mas pega mal na bola e manda para fora.
23 – Lucas Lourenço limpa a marcação do Coxa pela intermediária, avança até a entrada da área e chuta colocado, rasteiro. A bola passa ao lado do gol, com perigo.
33 – Bola cruzada na área do Coxa, a zaga afasta e a sobra fica com Raphael, que arrisca um chute direto. A finalização sai sem direção e vai pra fora.
38 – Cobrança de falta na entrada da área. Robson finge que vai pra finalização, mas deixa o chute para Matheus Frizzo. A bola por cima do gol, perto do travessão.
46 – Cruzamento de Natanael. Matheus Frizzo aparece bem posicionado na segunda trave, nas costas do lateral, e cabeceia firme. A bola passa ao lado do gol, com perigo.
Segundo tempo
4 – Gol do Coritiba! Cobrança de escanteio de Matheus Frizzo. A bola viaja para o meio da área e Leandro Damião vence a disputa pelo alto com Raphael para cabecear firme e abrir o placar.
7 – Gol do Coritiba! Cruzamento perfeito de Bruno Melo para o meio da área. Lucas Ronier aparece bem no meio da marcação para cabecear com força, pro fungo do gol.
11 – Mais uma jogada pela esquerda. Matheus Frizzo se aproxima da linha de fundo e Robson aparece livre na segunda trave, para chegar finalizando. A bola explode na trave.
22 – Cruzamento da direita para a área do Coxa. Júnior Dutra se antecipa à marcação e cabeceia, mas a bola vai em cima do goleiro, que faz a defesa em dois tempos.
29 – Cobrança de escanteio para o Coxa. David da Hora cabeceia e manda para fora.
36 – Kaio avança pela intermediária, invade a área e chuta. A finalização sai fraca e Morisco segura.
41 – Cobrança de falta da intermediária para o Cianorte. Lucas Lourenço arrisca o chute direto pro gol e manda para fora.