Coritiba vai defender série invicta contra o São Paulo

Silvio Rauth Filho

Rildo enfrenta o São Paulo: ele participou de dois gols na última vitória do Coxa como visitante (Crédito: Arquivo Bem Paraná/Geraldo Bubniak)

O Coritiba volta a jogar na próxima quinta-feira (dia 20) às 20 horas, quando vai ao estádio Morumbi enfrentar o São Paulo, em jogo adiado da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time paranaense luta para conquistar a primeira vitória como visitante na edição 2022 e para se afastar da zona de rebaixamento.

Se depender do retrospecto recente do confronto, o Coritiba tem boas chances de pontuar nesta partida. Nas últimas três vezes que visitou o São Paulo, não sofreu derrotas. Ou seja, defende uma série invicta contra a equipe paulista.

RETROSPECTO RECENTE
São Paulo como mandante contra o Coritiba
São Paulo 2×2 Coritiba — Brasileiro 2014
São Paulo 3×1 Coritiba — Brasileiro 2015
São Paulo 0x0 Coritiba — Brasileiro 2016
São Paulo 1×2 Coritiba — Brasileiro 2017
São Paulo 1×1 Coritiba — Brasileiro 2020

O último confronto entre os dois times em São Paulo foi em janeiro de 2021, válido pelo Campeonato Brasileiro 2020 – a competição terminou atrasada por causa da pandemia do coronavírus. Naquele jogo, pela 32ª rodada, o time paranaense foi orientado do banco pelo auxiliar Julio Sergio, já que o técnico Gustavo Morínigo estava afastado após testar positivo para Covid. O empate em 1 a 1 teve gols do atacante Luciano para o São Paulo e do meia Sarrafiore para o Coritiba.

No confronto anterior, em 2017, o Coritiba venceu por 2 a 1, com gols do lateral-esquerdo Carleto, em cobrança de pênalti, e do atacante colombiano Filigrana. O ponta Rildo participou dos dois gols – sofreu o pênalti do primeiro e deu o passe para o segundo. O São Paulo descontou no fim, com Denilson. O time paulista ficou na zona de rebaixamento com aquele resultado, mas escapou da queda no fim da competição — terminou em 13º lugar. Já o Coxa acabou rebaixado naquele ano — acabou em 17º.

BRASILEIRÃO 2017
18ª rodada, 3 de agosto
São Paulo 1×2 Coritiba
São Paulo
: Renan Ribeiro; Bruno (Marcos Guilherme), Rodrigo Caio, Arboleda e Edimar; Jucilei
(Denilson), Petros e Hernanes (Jonatan Gómez); Marcinho, Pratto e Cueva Técnico: Dorival Júnior
Coritiba: Wilson; Léo, Márcio, Thalisson Kelven (Romercio) e Carleto; Jonas (João Paulo), Alan Santos, Yan Sasse (Filigrana), Galdezani e Rildo; Alecsandro. Técnico: Marcelo Oliveira
Gols: Carleto (12-2, pênalti, sofrido por Rildo), Filigrana (22-2, chute dentro da área, passe de Rildo) e Denilson (43-2º, chute dentro da área)
Público: 53.635 total
Local: Estádio Morumbi

FASES
No Brasileirão 2022, o Coritiba é o pior visitante (2 empates e 13 derrotas nos 15 jogos fora) e único time que ainda não venceu fora de casa. O São Paulo é o 11º no ranking de mandantes, com seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas como mandante.