Treino do Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba)

O Coritiba volta a campo nesta quarta-feira (dia 28) às 19 horas, quando recebe no Couto Pereira o Ceará, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time cearense vai chegar a Curitiba amargando um jejum como visitante. E com uma lista considerável de desfalques, praticamente desfigurando o time titular do técnico Lucho González (ex-meio-campista do Athletico Paranaense).

O Ceará não vai contar na quarta-feira com os atacantes Matheus Peixoto e Jael, e com o lateral-esquerdo Bruno Pacheco, que se recuperam de lesão. O lateral-direito Nino Paraíba e o zagueiro Gabriel Lacerda estão suspensos pelo acúmulo de três cartões amarelos. O centroavante Zé Roberto e o zagueiro Luiz Otávio foram expulsos contra o São Paulo e cumprem suspensão automática contra o Coritiba. São sete baixas no total.

Com isso, o técnico Lucho González deve mandar a campo o time no 4-2-3-1 com João Ricardo; Michel, Messias, Lucas Ribeiro e Victor Luis; Richardson e Richard; Lima, Vina e Mendoza; Jô.

Os nomes conhecidos são o goleiro João Ricardo (34 anos, ex-Paraná Clube), o lateral-esquerdo Victor Luis (29 anos, ex-Palmeiras), o volante Richard (28 anos, ex-Athletico e Corinthians), o meia Vina (31 anos, ex-Coritiba, Athletico e Paraná Clube) e o centroavante Jô (35 anos, ex-Corinthians e seleção brasileira).

JEJUM
O Ceará não conseguiu vencer nas últimas sete rodadas como visitante no Brasileirão. Foram cinco empates e duas derrotas fora de casa nessa série. O dado positivo é que o time nordestino é o oitavo melhor visitante da competição, com três vitórias, sete empates e três derrotas fora de casa.

DESFALQUES NO CORITIBA
O técnico Guto Ferreira também tem desfalques para o jogo de quarta-feira. O zagueiro Jhon Chancellor foi convocado para defender a seleção da Venezuela nos amistosos contra a Islândia (na última quinta-feira) e diante dos Emirados Árabes (nesta terça-feira), véspera do jogo com o Ceará.

Outro que fica fora por causa da Data Fifa é o volante Galarza. Ele foi convocado pelo Paraguai para amistosos contra Emirados Árabes (dia 23) e Marrocos (dia 27). No entanto, o jogador recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota para o Botafogo e vai cumprir suspensão automática contra o Ceará.

O volante Willian Farias sofreu lesão no pé, vai precisar de uma cirurgia e só volta a jogar em 2023.

As boas notícias para Guto Ferreira são os retornos do zagueiro Henrique, 35 anos, e do meia Boschilia, 26 anos.

Henrique sofreu lesão muscular na coxa e não atua desde 8 de agosto. Ele pode entrar no lugar de Chancellor contra o Ceará. Outra opção é o uruguaio Guillermo de los Santos.

Outro reforço do departamento médico para o treinador é o meia Boschilia. O jogador sofreu lesão já na sua estreia pelo Coritiba – em 14 de agosto, derrota para o Atlético-MG, última partida do técnico Gustavo Morínigo no comando da equipe.

Boschilia dificilmente começará jogando contra o Ceará, mas é opção para substituir o meia Robinho, 34 anos, durante o jogo. O veterano só atuou por 90 minutos em duas partidas na temporada 2022 – em outras dez vezes que foi titular, acabou substituído durante o jogo.

AMARELOS
O centroavante Adrián Martínez cumpriu suspensão na última rodada e deve voltar ao time contra o Ceará.

RECUPERAÇÃO
Se Henrique e Boschilia devem voltar contra o Ceará, outros dois jogadores provavelmente não terão condições de jogo. Seguem em recuperação o lateral-esquerdo Diego Porfíri e o centroavante Léo Gamalho. Ainda não há previsão de retorno. Porfirio não joga desde 3 de setembro. E Léo Gamalho, desde 11 de setembro. Por enquanto, não há previsão de retorno para os dois.

O volante Andrey se recupera de lesão no joelho e só volta a atuar no ano que vem.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO
Com isso, a provável escalação do Coritiba, no esquema tático 4-2-3-1, é Gabriel; Natanael (Natham Mendes), Guillermo (Henrique), Luciano Castán e Rafael Santos; Jesús Trindade e Bruno Gomes; Fabrício Daniel, Robinho e Alef Manga; Adrián Martínez.