Coritiba

Coritiba vence a Ferroviária com sete mudanças, goleada e fim de jejum

Silvio Rauth Filho
IMG-20250905-WA0047

Coritiba 4x0 Ferroviária (Crédito: Rui Santos)

O Coritiba venceu por 4 a 0 a Ferroviária, nessa sexta-feira (dia 5) à noite, no Couto Pereira, pela 25ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense assumiu provisoriamente a liderança, com 46 pontos. O vice Goiás, com 44 pontos, joga domingo contra o Avaí e retorna à 1ª posição se vencer. Já a equipe paulista figura na 14ª colocação, com 31 pontos.

Os gols da vitória foram dos centroavantes Rodrigo Rodrigues e Gustavo Coutinho e do ponta Iury Castilho, além do gol contra do zagueiro João Ramos.

Na próxima rodada, o Coxa recebe o Goiás em Curitiba, no dia 12 (uma sexta-feira).

Fim de jejum

O resultado encerrou um jejum. O Coxa estava há 4 partidas sem vencer em casa. Foram 3 empates (Remo, Chapecoense e Amazonas) e 1 derrota (Paysandu) nesse período.

Goleada

Nessa Série B, o Coritiba não havia marcado tantos gols em uma partida. O limite, até então, era de dois gols por jogo.

Mozart

O técnico Mozart soma 19 vitórias, 11 empates e 9 derrotas no comando do Coxa em 2025.

Fase invicta

O placar encerrou uma série invicta de sete rodadas da Ferroviária, com 3 vitórias e 4 empates.

Escalação

O técnico Mozart não tinha o volante Sebástian Gómez, o zagueiro Jacy e o ponta Nicolas Careca, todos suspensos. Seguem fora, em recuperação, o lateral-direito Alex Silva e o lateral-esquerdo/zagueiro Bruno Melo.

Sete mudanças na escalação

Foram sete mudanças na escalação do Coritiba em relação ao último jogo. Voltaram ao time após suspensão: o goleiro Pedro Morisco, o meia Josué e o ponta Lucas Ronier. O volante Wallisson e o zagueiro Tiago Cóser entraram na vaga de dois suspensos. Por opção de Mozart, começaram jogando o volante Vini Paulista e o centroavante Rodrigo Rodrigues. Com isso, o volante Filipe Machado e o centroavante Gustavo Coutinho iniciaram no banco de reservas.

Ferroviária

Na Ferroviária, as baixas eram os meio-campistas Netinho e Albano, o zagueiro Ronaldo Alves e o lateral-direito Lucas Rodrigues. O time jogou no 4-1-4-1, com Ricardinho (ex-Paraná Clube) como único volante.

Primeiro tempo

Os dois times adotaram postura ofensiva e atacaram em bloco. Foi um jogo com bons ataques dos dois lados. O Coxa chegou a acertar a trave, aos 11 minutos, após cruzamento de Clayson e chute de Vini Paulista. A Ferroviária incomodou em dois chutes de fora da área e em uma cobrança de escanteio. No geral, porém, o mandante construiu as melhores jogadores. Aos 36, Josué saiu lesionado. O meia De Pena entrou no jogo. No total da 1ª etapa, foram 15 finalizações (8 do Coritiba e 7 do visitante), mas apenas duas defesas (uma de cada goleiro).

Segundo tempo

O segundo tempo começou com gol. Aos 2 minutos, De Pena cobrou falta quase do círculo central e colocou na área. Pressionado por Maicon e Rodrigo Rodrigues, o zagueiro João Ramos cabeceou e marcou gol contra. O segundo gol veio aos 13, em belo lançamento de De Pena. Rodrigo Rodrigues dominou na área e tocou sobre o goleiro: 2 a 0.

Trocas, bola na trave e mais um gol

Aos 15 minutos, mais substituições no Coritiba, com as entradas do ponta Iury Castilho e do centroavante Gustavo Coutinho. A dupla quase marcou o 3º gol do jogo logo em seguida, aos 23 minutos. Castilho puxou o contra-ataque e deu bom passe para Coutinho, que chutou na trave. Aos 25, saiu Wallisson e entrou o volante Filipe Machado. Aos 28, o 3º gol, quando De Pena deu novo lançamento de qualidade, dessa vez para Gustavo Coutinho, na ponta-esquerda. O centroavante driblou o zagueiro e rolou para Iury Castilho apenas cutucar para o gol vazio.

Goleada

Aos 37, Vini Paulista roubou a bola no ataque e deixou Lucas Ronier na cara do gol. Em vez de finalizar, o ponta tentou devolver para o volante. Thiago Lopes (ex-Coritiba) salvou. O 4º gol veio aos 42, em belo passe em profundidade de De Pena, cruzamento rasteiro de Iury Castilho e finalização de primeira de Gustavo Coutinho, no canto: 4 a 0.

Estatísticas

No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 51% de posse de bola, 18 finalizações (5 no gol) e 10 faltas cometidas. A Ferroviária somou 9 arremates (1 certo) e 11 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.