08coritiba
Foto: Gabriel Thá / Coritiba

No duelo entre os dois lanternas do Campeonato Brasileiro, o Coritiba levou a melhor. Penúltimo colocado na tabela, o time paranaense venceu por 3 a 0, fora de casa, na noite desta quarta-feira (8), e com isso afundou o time verde mineiro na lanterna da competição. A partida era válida pela 32ª rodada.

Com a vitória, o Coritiba respira na luta contra o rebaixamento, mas ainda aparece em situação bastante difícil. O time foi a 26 pontos, ainda na penúltima posição. Está 11 pontos atrás do Vasco, que tem 37 pontos e é a última equipe de fora da zona de degola. Faltam cinco rodadas para o fim do Brasileirão.

REBAIXADO

Já o América-MG está rebaixado à segunda divisão nacional, com bastante antecedência. Faltando cinco rodadas, o lanterna mineiro soma 21 pontos e não consegue mais alcançar o Vasco.

RETROSPECTO

O América passou a somar 12 partidas sem vencer — a última vitória foi em 3 de setembro, contra o Santos. Já o Coritiba vinha de 13 derrotas e três vitórias nos últimos 16 jogos. Nesta quarta, contudo, o time aplicou seu resultado mais elástico em todo o Brasileirão.

Além disso, o Coritiba deixou no colo do América a pecha de a pior defesa do Brasileirão, com 69 gols sofridos. O time paranaense soma 67 gols sofridos.

ARTILHEIRO

Autor do terceiro gol do Coritiba, o atacante Robson chegou a 11 no Brasileirão. É o artilheiro máximo da equipe na competição.

TABELA

O próximo jogo do Coritiba será neste sábado (11), contra o Cruzeiro. A partida está marcada para a Vila Capanema, estádio do Paraná Clube. Isso porque o estádio Couto Pereira vai receber o show da banda Red Hot Chili Peppers, na segunda-feira (13). O time azul mineiro está na zona de degola, com 37 pontos, mas tem dois jogos a menos.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA

Em relação ao jogo anterior, a derrota de 1 a 0 para o Goiás, o Coritiba estava sem o volante Willian Farias, suspenso por cartões amarelos. Por opção do técnico Thiago Kosloski, Andrey entrou no lugar de Matheus Bianqui. Andrey ficou como primeiro volante no esquema 4-1-4-1, com Sebá Gomez e Bruno Gomes de meias centrais e Robson e Marcelino Moreno de extremos. Além disso, o centroavante argelino Slimani retornou de suspensão e foi escalado como titular, em vez de Maurício Garcez.

Quem dirigiu o time à beira do campo foi o auxiliar Reginaldo Nascimento, uma vez que Kosloski cumpria suspensão – havia sido expulso diante do Goiás.

ESCALAÇÃO DO AMÉRICA-MG

As baixas no América eram numerosas: Aloísio, Rodriguinho, Matheusinho, Cazares, Nicolas e Rodrigo Varanda (lesionados), além de Alê (supenso). Até por isso, o técnico Fabian Bustos mudou o esquema tático. O time vinha jogando com uma linha de três zagueiros, mas contra o Coritiba entrou em campo num 4-4-2.

PRIMEIRO TEMPO

Em casa, o América tentou tomar iniciativa do jogo. O Coritiba tentou esfriar o adversário, cercando a entrada da área e tocando a bola no meio-de-campo. Como resultado, o jogo teve muito toque de lado e pouca objetividade das duas equipes. Isso até os 22 minutos, quando Robson cruzou, Sebá Gomez desviou e Bruno Gomes cabeceou para dentro: 1 a 0. A partir daí, os coxas-brancas recuaram ainda mais, para explorar contragolpes. A estratégia deu certo aos 35 minutos, quando Marcelino Moreno aproveitou um contra-ataque e fez 2 a 0. Enquanto isso, o time mineiro cometia erros meio básicos em bolas dominadas e passes no campo de ataque.

SEGUNDO TEMPO

No segundo tempo, o Coritiba voltou sem alterações. O América-MG, que tinha mudado três jogadores no intervalo, finalizou quatro vezes em seis minutos. Apesar de mal passar do meio do campo, o time paranaense conseguiu segurar a pressão inicial. Aos 21 minutos, entraram o lateral-esquerdo Jamerson e o atacante Diogo Oliveira nos lugares de Victor Luís e Slimani. O time cresceu e Robson marcou 3 a 0, aos 25 minutos. A partir daí, dedicou-se a manter o resultado, diante de um adversário que cometia muitos erros. Aos 29, Matheus Bianqui entrou em lugar de Sebá Gomez. Aos 37, Fransérgio e Maurício Garcez substituíram Andrey e Marcelino Moreno. Garcez foi para o lado direito e Robson preencheu o lado esquerdo do ataque. O time paranaense segurou a vantagem até o fim.

ESTATÍSTICAS

Ao fim do jogo, o Coritiba somou 10 finalizações (5 certas), 41% de posse de bola, 79% de passes certos e 2 escanteios. O América obteve 11 finalizações (3 certas), 59% de posse de bola, 86% de passes certos e 8 escanteios. Os números são do site Sofacore.

AMÉRICA-MG 0 x 3 CORITIBA

América: Jori; Mateus Henrique (Daniel Borges), Ricardo Silva, Danilo Avelar e Marlon (Wellington Paulista); Breno (Adyson), Juninho, Martinez e Benítez (Everaldo); Mastriani e Felipe Azevedo (Marcinho). Técnico: Fabian Bustos
Coritiba: Gabriel; Natanael, Thalisson Gabriel, Henrique e Victor Luis (Jamerson); Andrey (Fransérgio), Bruno Gomes e Sebá Gomez (Matheus Bianqui); Robson, Slimani (Diogo Oliveira) e Marcelino Moreno (Maurício Garcez). Técnico: Reginaldo Nascimento (interino)
Gols: Bruno Gomes (22-1º), Marcelino Moreno (35-1º), Robson (25-2º)
Cartão amarelo: Sebá Gomez
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

5 – Marlon entra na área a dribles e chuta cruzado, quase da linha de fundo. Gabriel faz boa defesa

17 – Benitez lança rasteiro de longe. A bola vai a gol e Gabroel pega

22 – Gol do Coritiba. Robson cruza da intermediária. Sebá Gomez estica a perna e desvia. Bruno Gomes aparece na pequena área e cabeceia para dentro

31 – Martinez cruza. Matheus Henrique cabeceia para fora

35 – Gol do Coritiba. Natanael avança e cruza. Slimani escora de cabeça, fora da área. Marcelinho Moreno domina, entra na área e bate à direita do goleiro

43 – Juninho cruza quase da linha de fundo. A bola vai a gol e Gabriel coloca para escanteio

45 – Marcelino Moreno cobra falta para a área. Thalisson escora. Bruno Gomes arremata com perigo, mas por cima do gol

SEGUNDO TEMPO

2 – Daniel Borges ergue a bola à área. Mastriani cabeceia no meio do gol. Gabriel pega

4 – Marlon cruza. Felipe Azevedo cabeceia sem força. Gabriel pega fácil

5 – Mastriani arrisca de fora da área e manda por cima do gol

6 – Marlon arrisca de longe. A bola assusta, mas vai por cima

18 – Daniel Borges arremata de fora da área. A bola vai por cima

23 – Jamerson recebe de Marcelino Moreno e bate de fora da área. Jori cai e pega

24 – Gol do Coritiba. Marcelino Moreno lança para Natanael, que cruza rasteiro, da linha de fundo. Robson domina, finaliza em cima de Martinez, fica com a sobra e toca cruzado na saída do goleiro

27 – Everaldo fica com a bola perto do bico da área e chuta por cima do gol

31 – Após cruzamento, Wellington Paulista toma a frente de Thalisson e cabeceia com perigo, mas por cima do gol

35 – Robson lança Diogo Oliveira, que finaliza cruzado. Jori sai e defende

46 – Fransérgio rouba bola no meio-avança e chuta com perigo, mas por cima do gol