Coritiba vence o América com gol de Lucas Ronier e encosta no G4 da Série B

Coritiba vence com gol de Lucas Ronier e fica colado no G4 da Série B

Silvio Rauth Filho
WhatsApp Image 2024-06-19 at 22.59.21 (1)

Lucas Ronier em Coritiba x América, no Couto Pereira (Crédito: Ernani Ogata)

O Coritiba venceu por 1 a 0 o América-MG, nessa quarta-feira (dia 19) à noite, no Couto Pereira, pela 11ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou em 7º lugar, com 18 pontos, empatado em pontos com o 4º colocado, o Santos. O Coxa só não entrou no G4 (grupo dos quatro primeiros que sobem à primeira divisão) devido aos critérios de desempate. A equipe mineira está na liderança, com 21 pontos.

Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Na próxima rodada, o Coritiba joga terça-feira (25), contra o Amazonas, em Manaus.

Lucas Ronier
O ponta Lucas Ronier, 19 anos, chegou a um acordo para renovar contrato e retornou ao grupo, mas começou no banco. Ele entrou no segundo tempo e fez um gol. Agora, soma 3 gols em 19 jogos pelo Coxa em 2024.

Desfalques
A baixa era o ponta Robson, em recuperação. O volante colombiano Sebá Gómez, 28 anos, que voltou da seleção colombiana, iniciou entre os suplentes.

Escalação do Coritiba

No seu 2º jogo no comando do Coxa, o técnico Fábio Matias fez duas mudanças em relação à partida anterior. Tirou o volante Fransérgio e o meia Yago e colocou os volantes Geovane Meurer e Vini Paulista.

Esquema tático
O técnico Fábio Matias manteve o esquema tático 4-2-3-1, com dois volantes (Morelli e Meurer). A linha de três tinha Frizzo (centro), Figueiredo (direita) e Vini Paulista (esquerda).

Primeiro tempo
O jogou começou com gol anulado. Aos 4 minutos, Frizzo cobrou falta e Bruno Melo marcou de cabeça, mas o VAR flagrou um impedimento milimétrico. Em seguida, a partida ficou com característica ofensiva, com os dois times procurando o gol e marcando em bloco médio ou alto. Foram duas boas jogadas ofensivas de cada lado. O Coxa chegou a acertar uma bola na trave, em cobrança de falta de Figueiredo. E o Américao teve boa chance em jogada de Benítez para o ponta Fabinho (ex-Athletico) finalizar dentro da área – Morisco defendeu.

Segundo tempo
No intervalo, saiu o volante Geovane Meurer e entrou o ponta Lucas Ronier. Com isso, Vini Paulista recuou e virou volante. O 4-2-3-1 foi mantido. O Coritiba melhorou no jogo e abriu o placar aos 10 minutos, em golaço coletivo. Vini Paulista começou o contra-ataque com um chapéu, Lucas Ronier tabelou com Frizzo e cutucou para o gol: 1 a 0. Aos 13, entraram o centroavante Brandão e o volante Sebá Gómez. O jogo ficou equilibrado e com raros ataques dos dois lados. Aos 38, entraram o lateral-esquerdo Jamerson e o meia Matheus Bianqui.

Estatísticas
Nos 90 minutos, o Coritiba teve 39% de posse de bola e 13 finalizações (4 certas). O América terminou com 9 arremates (1 certos). Os dados são do Sofascore.

CORITIBA 1×0 AMÉRICA-MG
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio, Bruno Melo e Rodrigo Gelado (Jamerson); Morelli (Sebá Gómez) e Geovane Meurer (Lucas Ronier); Figueiredo, Matheus Frizzo e Vini Paulista (Matheus Bianqui); Leandro Damião (Brandão). Técnico: Fábio Matias
América-MG: Dalberson; Daniel Borges, Ricardo Silva, Éder e Marlon; Alê (Wallisson) e Moisés; Juninho (Vitor Jacaré), Martín Benítez (Adyson) e Fabinho (Felipe Azevedo); Renato Marques (Brenner).Técnico: Cauan de Almeida
Gol: Lucas Ronier (10-2º)
Cartões amarelos: Maurício Antônio (C). Benítez, Ricardo Silva, Éder, Vitor Jacaré (A).
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Público: 16.088
Local: Couto Pereira