Coritiba Série B

Coritiba vence o América com novidades na escalação e sem dupla afastada por indisciplina

O Coritiba venceu por 1 a 0 o América-MG, nessa segunda-feira, no Couto Pereira, pela Série B. O técnico Mozart apresentou novidades na escalação

Silvio Rauth Filho
IMG-20250519-WA0028

Sebá Gómez em Coritiba x América-MG, no Couto Pereira (Crédito: Geraldo Bubniak)

O Coritiba venceu por 1 a 0 o América-MG, nessa segunda-feira (dia 19) à noite, no Couto Pereira, em Curitiba, pela 8ª rodada da Série B do Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 7º lugar, com 13 pontos. A equipe mineira está na 14ª colocação, com 10 pontos.

Na próxima rodada, o Coxa joga fora de casa contra o Criciúma, segunda-feira (dia 26) às 19 horas.

Má fase

Os dois clubes vivem má fase. O Coxa soma 3 derrotas nas últimas 5 rodadas. O América completou 4 jogos seguidos sem vencer.

Pior visitante da Série B

O time mineiro é o pior visitante da Série B, com 4 derrotas em 4 jogos — e nenhum gol marcado nessas partidas fora de casa.

Treinador

O técnico Mozart soma agora 22 jogos no comando do Coritiba em 2025, com 10 vitórias, 5 empates e 7 derrotas.

Dupla afastada por indisciplina

“O Coritiba comunica que, por atos de indisciplina, os atletas Felipe Guimarães e Lucas Ronier deixam de estar relacionados para a partida de hoje”, informou o clube, uma hora antes da partida, sem dar mais detalhes.

Novidades na escalação

Recuperado de fratura na mão, em março, o goleiro Pedro Morisco voltou ao time. Outras novidades foram os pontas Nicolas Careca e Vini Paulista como titulares, nos lugares de Lucas Ronier (afatado por indisciplina) e Wallisson (opção do treinador). A única baixa por lesão era o ponta Everaldo.

Esquema tático

O técnico Mozart manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Filipe Machado (direita) e Sebá Gómez (esquerda) como volantes. A linha de três tinha Nicolas Careca (esquerda), Josué (centro) e Vini Paulista (direita).

América

O time mineiro não tinha o meia-atacante Miguelito (suspenso pelo STJD), o volante Alê (lesão) e o ponta Fabinho (lesão).

Primeiro tempo

O jogo começou com três chances para o América. A melhor delas ocorreu aos 2 minutos, quando Willian Bigode (ex-Athletico-PR e Palmeiras) recebeu na pequena área e cabeceou para fora. O Coxa demorou a entrar na partida, mas abriu o placar no primeiro ataque. Aos 21, Zeca cobrou escanteio, o goleiro deu rebote e Sebá Gómez soltou a bomba da meia-lua: 1 a 0. O mandante cresceu no jogo e chegou com perigo quatro vezes, mas errou demais nas finalizações. O visitante só voltou a incomodar nos minutos finais.

Lesão

Aos 35 do 1º, Aquino saiu lesionado. Entrou o zagueiro Maicon.

Pênalti reclamado

Aos 37 do 1º, Lucão cabeceou a bola no próprio braço. O Coxa pediu pênalti. VAR não interferiu.

Segundo tempo

O Coritiba recuou no segundo tempo e passou a explorar contra-ataques. Aos 11, saíram Coutinho e Vini Paulista para as entradas do centroavante Dellatorre e do ponta Wallisson. O 4-2-3-1 foi mantido. O América teve facilidade para finalizar de média distância e deu algum trabalho ao goleiro Pedro Morisco. Aos 21, entraram o volante Geovane e o ponta Ruan Assis. Aos poucos, o Coxa foi perdendo força defensiva, parou de contra-atacar e passou a levar sufoco. Mesmo assim, conseguiu aguentar a pressão e segurar o placar até o fim.

Estatísticas

No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 42% de posse de bola, 9 finalizações (6 no gol) e 20 faltas cometidas. O América somou 16 arremates (10 certos) e 12 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.