Coritiba vence o América-MG de virada, engata a segunda marcha e deixa a lanterna do Brasileirão

Coxa chegou a ficar 18 partidas (mais de quatro meses) sem vencer em 2023. Agora, vence a segunda partia consecutiva e esboça uma reação no Brasileirão

Rodolfo Luis Kowalski

Roboson comemora: foi do atacante o gol da virada e da vitória coxa-branca (Foto: Valquir Aureliano)

O Coritiba não é mais o lanterna do Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado (8 de julho), jogando no Couto Pereira, a equipe comandada pelo técnico interino Thiago Kosloski conseguiu vencer o América-MG de virada, subindo duas posições na tabela. Juninho foi quem abriu o placar para os visitantes logo aos sete minutos do primeiro tempo, enquanto Alef Manga (aos 39 e de pênalti) e Robson (aos 43) definiram a virada coxa-branca ainda antes do intervalo. No segundo tempo, já nos acréscimos, Victor Luís deu números finais ao confronto: 3 a 1.

Com o placar, o Coxa alcança sua segunda vitória consecutiva no Brasileirão e sobe para a 18ª colocação do campeonato, três pontos atrás do Bahia (16º lugar e primeiro time fora da zona de rebaixamento neste momento). O Coelho, por outro lado, estaciona nos nove pontos e se torna o novo lanterna, empatado em pontos com o Vasco, mas levando desvantagem no saldo de gols (-12 ante -16).

A próxima partida do Coritiba é no domingo (16 de julho), contra o Cruzeiro no Independência. O América-MG, por sua vez, tem uma semana de decisões em mata-mata: joga contra o Colo-Colo pela segunda fase da Copa Sul-Americana na terça-feira (11) e no sábado (15) enfrenta o Corinthians pelas quartas de final da Copa do Brasil.

ESCALAÇÃO DO COXA

O técnico interino do Coritiba, Thiago Kosloski, teve de mexer em todos os setores da equipe, por causa de cinco desfalques: o goleiro Gabriel, o zagueiro Thiago Dombroski, os volantes Andrey e Matheus Bianqui (todos suspensos porque receberam o terceiro cartão amarelo na última rodada) e o centroavante Zé Roberto (negociado nesta semana com o Mirassol, da Série B).

Por outro lado, o lateral-direito Natanael (que suplantou o jovem Diogo Batista) e o volante Bruno Gomes retornaram após cumprir suspensão, enquanto o goleiro Luan Polli, o zagueiro Henrique, o volante Fransérgio e o atacante Rodrigo Pinho foram os outros escolhidos para preencher as lacudas deixadas pelos desfalques.

PRIMEIRO TEMPO

Embora o Coxa é quem jogasse em casa, foi o América-MG quem começou confortável no jogo. Com menos de um minuto de partida o atacante Everaldo mandou uma bola no travessão, após um erro do time mandante na saída de bola. Em seguida, o time mineiro manteve a pressão alta e o controle da posse de bola, sendo premiado aos sete minutos, quando Juninho abriu o placar num lance com uma sequência de falhas defensivas do Coritiba.

O gol, no entanto, fez o cenário da partida mudar. Em vantagem, o Coelho recuou e a equipe paranaense passou a conseguir reter mais a posse de bola, não demorando para começar a levar perigo contra o gol do América-MG. Robson (duas vezes), Fransérgio e Bruno Gomes botaram o goleiro Mateus Pasinato para trabalhar. Isso até os 36 minutos, quando uma boa jogada de ataque pela direita terminou com Natanael tentando um cruzamento e a bola desviando no braço do marcador. Pênalti que Alef Manga assumiu a responsabilidade de cobrar e não desperdiçou, com o goleiro pulando para um lado e a bola entrando do outro: 1 a 1.

Ainda antes do primeiro tempo, no entanto, mais festa para a torcida coxa-branca: o Coxa conseguia a virada. Foi aos 43 minutos, numa boa jogada de Alef Manga, que serviu para Robson ‘sambar’ contra a marcação antes de fuzilar pro gol e vencer o goleiro com um chute no canto mais próximo: 2 a 1.

SUBSTITUIÇÕES

O América-MG voltou para a segunda etapa com uma mudança: o volante Breno no lugar de Lucas Kal. Aos 18 minutos, Vágner Mancini fez mais duas substituições, com Pedrinho e Wellingon Paulista substituindo Everaldo e Henrique Almeida, aos 28 Matheusinho suplantou Juninho e, por fim, aos 32, Daniel Borges substituiu Marlon.

No Coritiba, a primeira alteração de Thiago Kosloski veio aos 12 minutos da etapa final, quando Rodrigo Pinho deixou o campo para a entrada de Boschilia. O meia-atacante, porém, não ficou nem 10 minutos em campo e já se lesionou, sendo subtituído aos 18 minutos pelo jovem lateral Diogo Batista. Seis minutos depois, foi vez ainda de Victor Luís e Kaio César entrarem nos lugares de Fransérgio e Marcelino Moreno.

SEGUNDO TEMPO

Com a vantagem no placar construída na primeira etapa, o Coxa passou a priorizar a marcação no segundo tempo para assegurar a vitória. O América-MG, então, passou a ter mais posse de bola e volume de jogo no campo do adversário, mas pouco conseguiu produzir. A melhor chance dos visitantes foi um chute forte de fora da área do atacante Pedrinho, enquanto os mandantes tiveram uma oportunidade com Kaio César.

Já nos acréscimos, o terceiro gol coxa-branca, em mais uma bela jogada coletiva: Alef Manga tocou para Robson, que enfiou para a corrida de Diogo Batista. O lateral recebeu e tocou para trás, na medida para Victor Luís chegar batendo e dar números finais ao jogo.

CORITIBA 3 x 1 AMÉRICA-MG

Coritiba: Luan Polli; Natanael, Kuscevic, Henrique e Jamerson; Bruno Gomes; Marcelino Moreno (Kaio César) e Fransérgio (Victor Luís); Robson, Rodrigo Pinho (Boschilia) (Diogo Batista) e Alef Manga. Técnico: Thiago Kosloski
América-MG: Mateus Pasinato; Marlon (Daniel Borges), Éder, Iago Maidana e Danilo Avelar; Lucas Kal (Breno), Juninho (Matheusinho) e Martínez; Everaldo (Pedrinho), Henrique Almeida (Wellington Paulista) e Rodrigo Varanda. Técnico: Vagner Mancini
Gols: Juninho (7-1º), Alef Manga (39-1º), Robson (43-1º) e Victor Luís (50-2º)
Cartões amarelos: Lucas Kal, Everaldo (A); Rodrigo Pinho, Henrique, Luan Polli, Alef Manga, Kaio César (C)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Público: 22.804 pagantes (24.653 total)
Renda: R$ 515.710,00
Local: Couto Pereira, sábado às 18h30

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

1 – Fransérgio erra na saída de bola. Henrique Almeida aproveita, puxa o contra-ataque e abre com Everaldo, que chuta forte de dentro da área. A bola explode no travessão.

7 – Gol do América-MG! Cruzamento de Everaldo, o goleiro do Coxa sai mal da meta e não corta. A bola fica viva na área, onde Robson e Bruno Gomes trombam na disputa pela posse e deixam a sobra ficar com Juninho, que chutaforte de dentro da área, sem chance para Luan Polli.

12 – Robson recebe lançamento pela direita, invade a área em velocidade e chuta cruzado. A bola desvia e passa ao lado do gol. Escanteio.

18 – Marcelino Moreno recebe na entrada da área e chuta. A bola desvia na marcação e sobra para Robson, que arremata mais uma vez, no canto. O goleiro se estica e espalma.

23 – Cobrança de falta de Jamerson e a bola desvia na barreira. No rebote, Fransérgio fica com ela frente a frente com o goleiro, que sai bem na meta e salva o lance travando o chute.

26 – Cobrança de falta de Bruno Gomes, perto da área. O meio-campista bate direto para o gol e o goleiro espalma.

31 – Cobrança de escanteio de Robson. Fransério sobe no meio da área para cabecear a desvia a bola, mas não pega firme e ela sai pela linha de fundo, em tiro de meta.

36 – Pênalti para o Coritiba! Alef Manga recebe na esquerda e inverte com Robson, que dá um toque de primeira para a passagem de Natanael. Dentro da área e próximo da linha de fundo, o lateral cruza e o defensor adversário tenta um carrinho para desviar, mas a bola pega em seu braço.

39 – Gol do Coritiba! Alef Manga vai para a cobrança penal, chuta de um lado e o goleiro pula do outro.

43 – Gol do Coritiba! Moreno abre com Alef Manga na esquerda, perto da área. Ele corta para o meio e toca para Robson mais pela direita. Com liberdade, o atacante ‘samba’ para cima do adversário, abre uma brecha na marcação e fuzila pro gol, no canto mais próximo. O goleiro não consegue defender.

Segundo tempo

21 – Bola cruzada para dentro da área do Coxa. Danilo Avelar desvia de cabeça e Wellington Paulista se estica para finalizar de dentro da pequena área, mas não alcança a bola.

22 – Pedrinho recebe pela esquerda, chama a marcação de Diogo Batista, corta para o meio e chuta forte, uma bomba. A bola vai para fora.

26 – Lançamento longo, a bola passa por todo mundo e sobra para Kaio César, que recebe nas costas da defesa, invade a área e chuta, mas sem pontaria. Para fora.

50 – Gol do Coritiba! Alef Manga recebe pela direita e toca para Robson, que enfia para a corrida de Diogo Batista. O jovem lateral toca para trás e Victor Luís chega batendo para definir a partida.