Coritiba vence o Avaí com gol uruguaio, encosta no líder e amplia séries invictas

O Coritiba venceu por 2 a 1 o Avaí, nesse sábado, no Couto Pereira, pela 10ª rodada da Série B. O gol da vitória veio aos 41 do 2º tempo

Silvio Rauth Filho
IMG-20250531-WA0113

Carlos De Pena comemora em Coritiba x Avaí (Crédito: Rui Santos)

O Coritiba venceu por 2 a 1 o Avaí, nesse sábado (dia 31) à tarde, no Couto Pereira, pela 10ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou em 2º lugar, com 19 pontos, um ponto atrás do líder Goiás. A equipe catarinense está na 6ª colocação, com 16 pontos.

Na próxima rodada, o Coxa joga em Ribeirão Preto, contra o Botafogo-SP, quinta-feira (dia 5) às 18 horas.

Ataque x defesa

O jogo era o duelo da defesa menos vazada da competição, o Coxa, contra o time com mais gols marcados, o Avaí. O Coxa só levou 6 gols em 10 partidas. E o Avaí marcou 14 gols em 10 jogos.

Treinador

O técnico Mozart soma agora 24 jogos no comando do Coritiba em 2025, com 12 vitórias, 5 empates e 7 derrotas.

Série invicta no Couto Pereira

Na Série B, o Coxa ainda não perdeu no Couto. Foram 5 jogos, 4 vitórias, 1 empate e 6 gols marcados em casa na competição nacional. Em toda temporada, a única derrota como mandante foi em 12 de janeiro de 2025, na estreia no Paranaense, por 2 a 0 para o Londrina, quando o Coritiba usou uma equipe formada basicamente por atletas do sub-20.

O gol do Avaí nesse sábado foi o 1º sofrido pelo Coxa em casa na Série B de 2025.

Série invicta no confronto

O Avaí não marcava um gol como visitante no Coritiba há quase 10 anos. Foram 7 confrontos entre eles nesse período, com 7 vitórias do Coxa. A última derrota do mandante paranaense contra esse visitante catarinense ocorreu em 2015, por 2 a 1, pela Série A.

Escalação

O novo desfalque no Coritiba era o meia Josué, suspenso por cartões amarelos. A vaga dele ficou com o meio-campista Geovane Meurer, 23 anos, que ainda não havia atuado na Série B. Essa foi a única mudança em relação ao último jogo. Outra baixa era o zagueiro Guilherme Aquino, lesionado.

Ronier

A novidade no banco foi o retorno do ponta Lucas Ronier, que voltou após duas partidas fora, afastado por ato de indisciplina.

Esquema tático

O técnico Mozart usou o esquema tático 4-1-4-1, com Filipe Machado como único volante. A linha de quatro tinha Vini Paulista e Nicolas Careca pelos lados do campo, como extremos, além de dois médios centralizados (Geovane Meurer e Sebá Gómez).

Avaí

No Avaí, os desfalques eram os volantes Zé Ricardo e João Vitor, suspensos. O atacante Alef Manga (ex-Coritiba) começou no banco. O time usou o 3-2-5 para atacar e o 5-3-2 para defender.

Primeiro tempo

O primeiro tempo teve o Avaí com postura ofensiva, usando o 3-2-5 para ter domínio territorial e povoar a área adversária. O Coritiba aceitou a pressão, ficou recuado e esperou erros para atacar. O mandante conseguiu duas boas jogadas ofensivas e chegou ao gol aos 35, em lançamento de Filipe Machado e finalização de Alex Silva. Apesar de pressionar mais, o time catarinense só conseguiu um arremate (e com pouco perigo).

Segundo tempo

No intervalo, saiu Nicolas Careca e entrou o ponta Lucas Ronier. O Coxa mudou para o 4-2-3-1, com Machado e Gómez como volantes. A linha de três ficou com Vini (direita), Meurer (centro) e Ronier (esquerda). No Avaí, entraram o atacante Alef Manga e o meia Mendes. O mandante melhorou no jogo e passou a atacar com frequência.

Mais uma mudança tática

Aos 15, entraram o versátil Carlos De Pena e o volante Geovane. O Coxa voltou ao 4-1-4-1, com Geovane como único volante. A linha de quatro ficou com De Pena (direita) e Ronier (esquerda) pelos lados do campo, além de Vini e Gómez centralizados. O mandante ampliou seu domínio e criou duas boas jogadas com Ronier, ambas finalizadas por Coutinho.

Expulso, só que não

Aos 26, Sebá Gómez acertou cotovelada em um adversário e acabou expulso. O VAR chamou, o árbitro verificou e cancelou o cartão vermelho, mudando para amarelo.

Dois gols nos minutos finais

O Avaí não conseguiu atacar nos primeiros 30 minutos do 2º tempo. Aos 32, porém, conseguiu empatar em uma cobrança de falta. Andrey cobrou, a bola desviou na barreira e enganou Pedro Morisco. O visitante ganhou moral e passou a atacar com frequência. Aos 35, saiu Coutinho e entrou o centroavante Dellatorre. Aos 37, saiu Vini Paulista e entrou o ponta Everaldo. O gol da vitória veio aos 41, em jogada de Alex Silva pela direita e chute perciso do uruguaio Carlos De Pena: 2 a 1.

Estatísticas

No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 43% de posse de bola, 13 finalizações (6 no gol) e 11 faltas cometidas. O Avaí somou 8 arremates (5 certos) e 9 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.