Coritiba

Coritiba vence o Avaí, volta à liderança e encerra jejuns

Silvio Rauth Filho
Lucas Ronier em Avaí x Coritiba

Lucas Ronier em Avaí x Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba/JP Pacheco)

O Coritiba venceu por 2 a 0 o Avaí, nessa segunda-feira (29) à noite, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela 29ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense subiu do 4º lugar para a liderança, agora com 50 pontos. Já a equipe catarinense aparece em 11º lugar, com 40 pontos.

Os gols foram do ponta Lucas Ronier e do lateral Bruno Melo.

Para terminar a rodada na liderança, o Coxa depende que o Goiás não vença o Atlético-GO nesta terça-feira.

Na próxima rodada, o Coritiba recebe o Botafogo-SP no Couto Pereira, nesta sexta-feira às 21h30.

Escalação do Coritiba

Os desfalques no Coritiba eram o lateral Alex Silva e os centroavantes Rodrigo Rodrigues e Dellatorre, todos em recuperação. O técnico Mozart fez três mudanças em relação ao último jogo, colocando os laterais Zeca e Bruno Melo e o ponta Iury Castilho. Com isso, deixaram a equipe os laterais Tiago Cóser e João Almeida e o volante/ponta Vini Paulista.

Jogadores comemoram em Avaí x Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba/JP Pacheco)

Esquema tático

O técnico Mozart manteve o tradicional esquema tático 4-2-3-1, com Wallisson e Sebastian Gómez como volantes. Na linha de três, escalou Lucas Ronier (direita), Josué (centro) e Iury Castilho (esquerda).

Escalação do Avaí

O Avaí estreou o técnico Vinicius Bergantin, contratado para substituir Jair Ventura. As baixas eram os volantes JP (suspenso) e Del Piage (recuperação), o ponta Alef Manga (afastado pela diretoria), o meia Andrey (recuperação) e o lateral-esquerdo Quaresma (recuperação).

Primeiro tempo

O primeiro tempo foi um festival de passes errados. Mesmo com marcação frouxa, os dois times tinham sérias dificuldades em construir jogadas. O ‘show de horror’ foi brevemente interrompido aos 40 minutos, quando Zeca cruzou da direita, a zaga do Avaí tirou mal e a bola sobra para Lucas Ronier, na área. Ele chutou forte, no cantinho, e fez 1 a 0 para o Coritiba.

Josué em Avaí x Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba/JP Pacheco)

Segundo tempo

Os dois times melhoraram na construção no segundo tempo e o jogo ganhou outro ritmo, com bons ataques dos dois lados. Aos 3 minutos, grande chance perdida pelo Coxa. Gustavo Coutinho puxou o contra-ataque e colocou Ronier na cara do gol. Ele tropeçou sozinho e perdeu gol feito.

Ronier sai lesionado

Aos 22, as primeiras substituições no Coritiba, com as entradas do volante Filipe Machado e dos pontas Clayson e Nicolas Careca. Saíram Wallisson, Gustavo Coutinho e Lucas Ronier, que deixou o gramado de maca, com dores na coxa. Aos 32, foi a vez de Vini Paulista entrar na partida.

Segundo gol

O Avaí avançou e passou a pressionar, mas ficou vulnerável atrás. O 2º gol veio aos 34 minutos. Em escanteio, Josué tentou o gol olímpico. César deu um tapinha na bola, que sobrou para Nicolas Careca. Ele cruzou rasteiro para Bruno Melo fuzilar. Aos 39, o meia Carlos De Pena entrou no lugar de Josué. Aos 50, quase o terceiro gol: Vini Paulista cruzou rasteiro e Filipe Machado chutou na trave.

Estatísticas

No total do jogo, o Coritiba teve 11 finalizações (4 certas), 49% de posse de bola e 17 faltas cometidas. O Avaí somou 13 finalizações (6 certas) e 10 faltas. Os números são do site Sofascore.