Coritiba Série B

Coritiba vence o Botafogo-SP em jogo com confusão no Couto e fica na liderança

O Coritiba venceu por 2 a 0 o Botafogo-SP, nessa sexta-feira (dia 3) à noite, no Couto Pereira, pela 30ª rodada da Série B

Silvio Rauth Filho
Gustavo Coutinho comemora em Coritiba x Botafogo-SP, no Couto Pereira

Coritiba x Botafogo-SP, no Couto Pereira (Crédito: Rui Santos)

O Coritiba venceu por 2 a 0 o Botafogo-SP, nessa sexta-feira (dia 3) à noite, no Couto Pereira, pela 30ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou na liderança da competição, com 53 pontos. A equipe paulista está na 18ª posição, com 29 pontos, dentro da zona de rebaixamento.

Os gols da vitória foram do centroavante Gustavo Coutinho e do ponta Iury Castilho.

Na próxima rodada, o Coxa recebe o Atlético-GO no Couto Pereira, na quinta-feira (dia 9).

Desfalques

As baixas no Coritiba eram o ponta Lucas Ronier e o centroavante Rodrigo Rodrigues, ambos em recuperação. Recém-recuperados de lesão, o centroavante Dellatorre e o lateral-direito Alex Silva iniciaram no banco. Em relação ao último jogo, a única mudança na escalação foi a entrada do ponta Clayson no lugar de Ronier.

A escalação do Coritiba contra o Botafogo-SP, no esquema tático 4-2-3-1 (Crédito: Reprodução/Ogol.com.br)

Esquema tático

O técnico Mozart manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Wallisson (direita) e Sebástian Gómez (esquerda) como volantes. A linha de três tinha Clayson (direita), Josué (centro) e Iury Castilho (esquerda).

Escalação do Botafogo

No Botafogo-SP, as baixas eram o zagueiro Diogo Silva (suspenso) e os volantes Tortello (lesão) e Gustavo Bochecha (recuperação).

Primeiro tempo

O primeiro tempo teve domínio do Coritiba, que trabalhou bem a bola pelas pontas e contou com bons passes de Josué. O 1º gol veio aos 14, em cruzamento de Iury Castilho e cabeceio preciso de Gustavo Coutinho: Coxa 1 a 0. Aos 36, o mandante fez 2 a 0: Bruno Melo chutou de longe e, dentro da área, Iury Castilho desviou com estilo, enganando o goleiro. O Botafogo até esboçou uma reação, com duas boas jogadas, mas a defesa do time paranaense demonstrou organização e solidez.

Confusão em Coritiba 2×0 Botafogo-SP, no Couto Pereira (Crédito: Rui Santos)

Cotovelada, tapa e confusão

Aos 43 do 1º tempo, o zagueiro Edson, do Botafogo, acertou o cotovelo no rosto de Gustavo Coutinho, em uma disputa de bola. O defensor acabou expulso após o VAR avisar. Ao receber o cartão vermelho, o jogador partiu para cima do lateral Zeca, do Coxa, e deu um tapa no rosto dele. Os jogadores dos dois times se envolveram na confusão e o jogo ficou paralisado por quase dez minutos.

Segundo tempo

Com um jogador a menos, o Botafogo recuou e se defendeu com duas linhas de quatro, ficando apenas com o centroavante Léo Gamalho mais à frente. O Coritiba avançou e trabalhou a bola com paciência. Aos 5, Bruno Melo mandou uma bola no travessão, após escanteio. Aos 18, as primeiras substituições do Coxa, com as entradas do volante Filipe Machado e do lateral-direito Alex Silva. Aos 23, entraram o meia Carlos De Pena e o centroavante Dellatorre. O mandante seguiu atacando, mas sem forçar o ritmo. Aos 33, foi a vez do ponta Everaldo entrar na partida.

Carlos De Pena em Coritiba 2×0 Botafogo-SP, no Couto Pereira (Crédito: Rui Santos)

Estatísticas

No total do jogo, o Coritiba teve 25 finalizações (5 certas), 63% de posse de bola e 13 faltas cometidas. O Botafogo-SP somou 3 finalizações (1 certa) e 14 faltas. Os números são do site Sofascore.